TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  13/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

Muito se debate a respeito dos deveres dos profissionais ligados a educação, relacionando as atividades dos professores e da administração com valores éticos e morais na convivência com os alunos.

Seguindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, tais profissionais se dividem em duas categorias: professores e especialistas da educação.

Segundo esta lei, cabe ao professor o dever de zelar pela aprendizagem de todos os alunos, estabelecendo estratégias de recuperação e atividades paralelas para os alunos de menor rendimento, além de elaborar e cumprir o plano de trabalho, respeitando a carga horária e o numero de dias letivos previamente estipulados.Também é dever do professor colaborar com as atividades que integrem a comunidade no ambiente escolar e sempre agir com ética.

Já aos especialistas da educação, categoria que engloba o núcleo de direção e o núcleo técnico-pedagógico, cabe o dever de zelar para que os professores disponham da estrutura necessária, a responsabilidade pela administração de pessoal e financeira, além de assessorar e incentivar os professores.

Não devemos, porém, nos esquecer de que além de deveres estes profissionais também tem direitos, tais como o de dispor de um ambiente de trabalho onde se sintam confortáveis, onde possa debater suas idéias. O direito mais relevante, contudo, é o direito que o professor tem de não ser submetido a nenhum tipo de desrespeito.

Entretanto, é cada vez mais freqüente a confusão entre o dever de ensinarr e o de educar. Logicamente o dever dos professores não se limitam apenas a ensinar o conteúdo teórico aos alunos, mas também despertar-lhes o senso de cidadania. Porém, um dos maiores problemas enfrentados por esses profissionais tem sido a continua falta de respeito, a falta de educação, apresentada pelos alunos, que chegam, ao cúmulo de agredir física e moralmente os docentes.

Para que haja um funcionamento pleno da escola, deve haver um equilíbrio entre direitos e os deveres. Tal equilíbrio só poderá ser atingido coma colaboração da família, no sentido de criar um senso de respeito dos alunos para com o professor, para que, desta forma, estes últimos possam exercer seus deveres com todo empenho e amor que a profissão exige.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com