TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA

Por:   •  11/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – PÓLO PORTO VELHO/RO[pic 2]

[pic 3]

CURSO DE PEDAGOGIA

NOME - UP

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA

6° SEMESTRE

PORTO VELHO - RO

2020

NOME

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA

Projetos e Práticas de Ação Pedagógica apresentado à Universidade Paulista, como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina PPAP.

PORTO VELHO - RO

2020

SUMÁRIO

RESUMO................................................................................................................

03

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................

03

2.CONCEITOS ANTIGOS E MODERNOS DE PROJETO PEDAGÓGICO ..........

04

3. OS DIFERENTES TIPOS DE PROJETOS PEDAGÓGICOS …………..............

05

4. A ESTRUTURA MACRO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS ...........................

05

5. OS PROJETOS PEDAGÓGICOS E SUAS RESPONSABILIDADES         ENQUANTO MEIO DE FORMAÇÃO CIDADÃO .……………………………......

06

6.NOVOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS E SEUS DESAFIOS PRÁTICOS ……....

06

7. AÇÃO PEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR …………………...……….....

07

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS…………………......................................................

07

REFERENCIAS.....................................................................................................

09

RESUMO

Etimologicamente, “a palavra projeto deriva do latim projectus, particípio passado de projícere, algo como um jato lançado para frente, [designando] igualmente tanto aquilo que é proposto realizar-se quanto o que será feito para atingir tal meta. Os projetos consistem em atividade intencionada na qual os próprios alunos fazem algo num ambiente natural, integrando ou globalizando o ensino. Para que os projetos se tornem realidade é necessário o planejamento. Dentro do processo educativo os projetos colaboram para a construção do conhecimento por meio da interdisciplinaridade. Momento em que todo os componentes do processo escolar se articulam para planejar, estruturar, organizar e desenvolver os projetos pedagógicos contagiando os alunos, pais e comunidade escolar. A estrutura do projeto rompe as quatros paredes da sala de aula proporcionando uma interação magnifica com todos os integrantes da escola. o objetivo principal ao apresentar um projeto é trazer as inúmeras possibilidades proporcionando a aprendizagem e unificar a teoria da sala de aula com o fazer na prática. De maneira global e interdisciplinar, os projetos trabalham com atividades interessantes e cheias de significados para as crianças, tornando o ambiente rico em possibilidades de ampliação de conhecimentos.

1. INTRODUÇÃO

       

Etimologicamente, “a palavra projeto deriva do latim projectus, particípio passado de projícere, algo como um jato lançado para frente, [designando] igualmente tanto aquilo que é proposto realizar-se quanto o que será feito para atingir tal meta” (MACHADO, 1997, p. 64).

Na educação é preciso planejar para que o homem, se lance na vida em busca do seu viver. O homem através da educação visa e pensa em superar obstáculos, determinar seus objetivos vivenciais. (MENEGOLLA, SANT’ANNA, 2002).

        Ações e práticas com os alunos durante o ensino, propicia o mesmo a vivenciar relações reais, essas ações permitem que o mesmo trabalhe com á sua criatividade. Os projetos devem ser desenvolvidos com antecedência, com planejamento e objetivo a ser alcançado.

Os setores pedagógicos podem e devem fornecer propostas e orientações aos professores de como devem planejar, e decidir os planos e objetivos considerando sua realidade. (MENEGOLLA, SANT’ANNA, 2002).

O objetivo do planejamento para uma situação de ensino serve tanto para professores quanto para alunos, este plano é um instrumento de uso pessoal entre professores e alunos.

Desse modo, este trabalho visa realizar um levantamento de projetos e ações pedagógicas que acontecem em escolas da educação básica, e verificar sua eficiência com o aprendizado do aluno.

2. CONCEITOS ANTIGOS E MODERNOS DE PROJETOS PEDAGÓGICOS

A concepção de educação é um contínuo processo de reconstrução e reorganização da experiência pela reflexão, constituindo assim a vida humana. A escola como parte do processo social e total, seja no campo de exercício da democracia ao preparar a criança como membro de sua pequena comunidade apta para pensar.

Do ponto de vista da prática educativa, os projetos consistem em atividade intencionada na qual os próprios alunos fazem algo num ambiente natural, integrando ou globalizando o ensino.  

Para que os projetos se tornem realidade é necessário o planejamento. O planejamento acompanha o homem, desde os primórdios da evolução humana.  Todas as pessoas planejam ações para melhorar suas vidas, ou daquelas que os rodeiam. (CASTRO ET AL, 2008).

Assim, um planejamento é fundamental para realização de um projeto pedagógico pois a escola passou a assumir novas responsabilidades, os acontecimentos e repercussão mundial fez com que a escola criasse um novo tipo de ensino. (ALCANTARA, 1972).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com