TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina De Pedagogica Recomendações Nutricionais Saudáveis Para O Ensino De Ciências Para Crianças Autistas E Não Autistas

Por:   •  15/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 8

FAEC – FACULDADE ATITUDE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

[pic 1]

TATIANE PEREIRA DOS SANTOS

OFICINA PEDAGÓGICA

TEMA: OFICINA DE PEDAGOGICA RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS SAUDÁVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS E NÃO AUTISTAS

SÃO PAULO

2023

FAEC – FACULDADE ATITUDE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

TATIANE PEREIRA DOS SANTOS

OFICINA PEDAGÓGICA

TEMA: OFICINA DE PEDAGOGICA RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS SAUDÁVEIS ​​PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS E NÃO AUTISTAS

Oficina – Estágio Multidisciplinar apresentada a FAEC – Faculdade Atitude de Educação Continuada, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Pós Graduação em  Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica - AEE

Orientador(a): Prof. Andréia dos Sousa Santos

São Paulo

2023

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................................04

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL................................................................................................05

CONCLUSÃO........................................................................................................................10REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................................................11

INTRODUÇÃO

Apesar do debate sobre a educação inclusiva, é conhecida a falta de  empregabilidade nas escolas, particularmente quando se trata da inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA).

O TEA é uma condição caracterizada principalmente por dificuldades de comunicação,  interação social e manutenção.

Sobre Comportamentos e Interesses Restritos (APA, 2014), Além disso, tem sido sugerido que muitas pessoas com autismo apresentam seletividade alimentar associada a dificuldades de processamento sensorial (CERMAK; CURTIN; BANINI, 2010; POSARA; VISCONTI, 2018).

Segundo Silva Neto e colaboradores (2018), há necessidade de investir em escolas inclusivas que ajudem as pessoas com deficiência a superar suas limitações por meio de atividades e práticas inclusivas.

Nesse sentido, a educação inclusiva deve encontrar metodologias e recursos pedagógicos que possam ajudar a todos que estão em  dificuldades.

 Segundo Rodriguez e Cruz (2020), o uso de recursos visuais,  como vídeos, filmes e documentários, são considerados diferenciados e podem ser úteis nesse processo abrangente, com o qual algumas crianças,  como aquelas com TEA, têm dificuldade ao trabalhar com abstrações.

Portanto, o objetivo principal deste estudo foi verificar como a oficina educativa “Sugestões de alimentação saudável no ensino de ciências para crianças autistas e não autistas” afetou a aprendizagem das três crianças participantes.

Fez tal contribuição, a importância deste tema reside em fornecer abordagens de alimentação saudável para crianças autistas e não autistas, além de promover a participação de pessoas autistas na sociedade normal.

Acredita-se que é por isso que você deve considerar o uso de receitas  e vídeos  de culinária saudável para crianças.

Esta oficina ocorreu durante os dias 21/08/2023 á 01/09/2023, com duração de 2 a 3 horas por dia, com crianças de 3 á 5 anos, o registro foi feito através de portfólio descrevendo as atividades, e como os alunos se interagiram com a proposta do dia, a avaliação foi continua durante toda a oficina.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Aqui vou apresentar uma oficina pedagógica, que realizei em uma escola de educação infantil, na minha cidade, com a temática da apresentação de comidas saudáveis, dentro do ensino de ciências, essa oficina foi destinada para crianças autistas e não autistas.

Na oficina de formação citada, foram realizadas intervenções didáticas por meio de diversas atividades, incluindo receitas  sobre alimentação saudável, vídeos educativos, desafios alimentares, cartazes e desenhos feitos pelas crianças.

Inicialmente, foi entregue para os pais um questionário, onde ali estava sendo explicado, sobre que iria ser realizado na escola uma oficina pedagógica, e que nesse questionários era para assinalar os alimentos que seus filhos comiam ou não comiam, após a devolutiva dos pais do questionário, iniciamos então nossa oficina.

Em seguida foi exibido um vídeo de desenho musical sobre salada de frutas do Clube da Anitinha. As crianças ficaram muito entusiasmadas ao assistir ao vídeo.

Seguiu-se uma apresentação interativa com slides com o objetivo de compreender os grupos de alimentos e a sua importância numa alimentação saudável.

Foram lançados alguns alimentos saudáveis feitos de EVA (acetato de vinila) que agradam às crianças e têm uma aparência atraente e atraente.

No início da oficina, as crianças autistas ficaram um pouco nervosas, principalmente durante a apresentação de slides e o diálogo.

Uma possível explicação para isso é que seu cotidiano mudou em decorrência da oficina; Isto pode ter acontecido mesmo que as crianças esperassem que esta implicação ocorresse.

Antecipar eventos em pessoas com transtorno do espectro do autismo é uma importante estratégia  para evitar crises que as mães costumam usar.

Segundo OOI et al. (2016) pais de indivíduos com autismo relataram que seus filhos estavam em risco, geralmente devido a mudanças nas rotinas diárias e  problemas de processamento sensorial. Observou-se também que dentre essas estratégias de enfrentamento parentais, a vigilância e a antecipação das respostas comportamentais dos filhos amenizaram essas crises (OOI, et al., 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com