TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações básicas

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados

Curso de Pedagogia a Distância

Disciplina: Conteúdo e Metodologia do Ens. Da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Professora: Vera Fátima Corsino de Almeida

ATIVIDADE 3:

Após leitura da aula 4, descreva como deveria ser o ensino das quatro operações básicas nos anos iniciais do ensino fundamental (no mínimo uma lauda).

A adição e subtração ainda são vistas como apenas fazer contas de mais e de menos e são ensinadas de maneira como “emprestar”, “perder” quando realmente são operações muito mais abrangentes que isso e o aluno precisa estar ciente que não é emprestar mas sim transformar uma dezena em unidades. Por isso o professor deve ter sempre clareza nas suas explicações ensinar as mais variadas maneiras de se encontrar o resultado de uma conta de adição ou subtração, usar métodos como o jogo “nunca dez” ou até mesmo criar outros para que se alcance o objetivo que é a aprendizagem do aluno.

A multiplicação deve ser ensinada de uma forma que o professor mostre ao aluno que a mesma possui relação com a edição de parcelas iguais, o aluno também deve saber ou ter conhecimento da tabua já que ela é uma ferramenta essencial para a resolução de problemas de multiplicação. O aluno também deve compreender o real significado da multiplicação e entender que em uma conta 20x2=40, 20 é o multiplicando, o 2 é o multiplicador e o 40 o produto, então o professor deve criar maneiras e exercícios que estimulem esse conhecimento.

A divisão deve ser ensinada de uma maneira mais cuidadosa, pois muitos alunos costumam ter mais dificuldade nesta operação por ela apresentar quatro termos, enquanto as outras apresentam somente três. O professor deve ensinar ao aluno que a operação da divisão os seus termos são divididos em: dividendo, divisor, quociente e resto e explicar de uma maneira simbólica de como a mesma deve ser estruturada. O ideal também seria o professor mostrar ao aluno que para dividir 30 por 5 o mesmo deve verificar quantas vezes o 5 cabe em 30, e fazer esta relação para que o aluno não tenha dificuldades na aprendizagem da divisão, fazendo assim que o ensino seja eficaz tanto para o aluno e que ele entenda e não apenas decore, a resolver contas de divisão e também as demais operações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com