TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizando os animais em grupo: os bichos e seus ambientes

Artigo: Organizando os animais em grupo: os bichos e seus ambientes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Artigo  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA

Público-alvo: 3º ano do Ensino Fundamental I.

Perfil da turma: 25 alunos – 8 anos.

Tempo de duração: 3 h/aula - 50 min. cada.

Recursos de Ensino: Cartazes, figuras, jogo de dedoches que representam os animais.

Recursos disponíveis para pesquisa: Os alunos têm acesso a sala de informática, onde serão coletadas imagens dos animais.

Metodologia: Alunos organizados em grupo (roda de conversa).

Tema da aula: “Organizando os animais em grupo: os bichos e seus ambientes”.

Justificativa: Necessidade de apresentar aos alunos os diferentes tipos de animais, o reconhecimento das aves, répteis, peixes, mamíferos e seus respectivos ambientes.

Objetivo Geral: Identificar os grupos de animais e seus respectivos ambientes.

Objetivos Específicos: Estabelecer relações de dependência, causa e efeito entre a fauna e seus habitats. Relacionar os problemas socioambientais causados pelo processo de degradação dos ecossistemas. Reconhecer as características dos diferentes animais.

Conteúdos Conceituais: Habitat, répteis, peixes, anfíbios, aves e mamíferos, problemas ambientais e ecossistema.

Conteúdos Procedimentais: Classificar os animais de acordo com suas espécies, relacionar as espécies de acordo com o ecossistema, identificar os problemas socioambientais e reconhecer diversos pontos de vista.

Conteúdos Atitudinais: Valorizar a biodiversidade, reconhecer atitudes sustentáveis, valorizar o trabalho em equipe, respeitar diversas opiniões e cooperação no trabalho em equipe.

Procedimentos de Ensino: Os procedimentos de ensino que balizam o projeto em questão estão relacionados ao desenvolvimento intelectual dos alunos. Essa visão de ciência, sociedade e até de educação, visa superar a abordagem tradicional, sendo focada essencialmente nos conteúdos.

Nesse projeto, o aluno é motivado a buscar conhecimentos, sendo um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. As atividades de observação, demonstração ilustrativa, reflexão de causas e efeitos não são apenas metodologias científicas, mas superam isso no sentido de serem adequadas ao nível de desenvolvimento e da vivência de alunos de 3º ano.

Metodologia:

a) Roda de conversa sobre os animais que estão presentes na vida cotidiana das crianças, utilizando da ludicidade com o uso de dedoches (materiais que envolvem os dedos) com espécies domésticas e selvagens, para tornar a história mais real. Ao final, os alunos realizarão um experimento ilustrativo, separando os animais domésticos, selvagens e seus respectivos ambientes, inclusive os conhecidos previamente pelos alunos. O professor poderá usar as atividades como meio de levantamento de conhecimentos prévios.

b) Feito esse levantamento, serão coletadas imagens dos animais mencionados pelas crianças. O professor poderá recorre à internet ou a livros existentes na biblioteca escolar ou outros acervos.

c) Observação direta sobre objetos, fenômenos e seres vivos: O professor irá apresentar imagens aos alunos atentando para os respectivos habitats.

d) A partir disso, apresentar aos alunos que dentre os animais expostos, existem espécies que são diferentes entre si (répteis, peixes, mamíferos, anfíbios e aves). O professor apresentará um quadro com as características principais de cada grupo de animais. Os alunos, em grupos, desenharão animais. Feito isso, o professor organizará um jogo, onde cada grupo terá o objetivo de expor características de um animal, escolhido aleatoriamente, de modo que o seu grupo consiga identificá-lo dando as denominações que caracterizam os agrupamentos de espécies.

e) Os alunos irão classificar os animais em grupos de répteis, peixes, mamíferos, anfíbios e aves, de acordo com as características principais dos grupos das espécies.

f) Neste momento serão colocados os diferentes habitats onde cada um dos animais desenhados vive, e a partir disso, descobrir junto com os alunos as principais características desses habitats.

g) Abordando o tema transversal sobre Meio Ambiente, o professor fará uma aula expositiva e dialogada sobre os problemas ambientais presentes nos habitats trabalhados pelos alunos. A partir desse ponto, será solicitada uma pesquisa sobre imagens que denotem degradação ambiental nos habitats estudados. Espera-se que os alunos relacionem e levantem hipóteses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com