TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONVIVÊNCIA EM UM GRUPO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CRESCIMENTO PESSOAL.

Por:   •  5/4/2017  •  Monografia  •  13.355 Palavras (54 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 54

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARRAIAS

CLARIZA ALVES DA COSTA

A IMPORTÂNCIA DA CONVIVÊNCIA EM UM GRUPO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CRESCIMENTO PESSOAL.

ARRAIAS -TO.

NOVEMBRO -2008.

CLARIZA ALVES DA COSTA

A IMPORTÂNCIA DA CONVIVÊNCIA EM GRUPO PARA O CRESCIMENTO PESSOAL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Monografia apresentada ao Colegiado do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins do Campus de Arraias, como requisito parcial para a obtenção do grau de pedagogo.

Orientação: Profª. Dra Maria Luiza de Freitas Konrad.

ARRAIAS - TO.

2008.

CLARIZA ALVES DA COSTA

A IMPORTÂNCIA DA CONVIVÊNCIA EM GRUPO PARA O CRESCIMENTO PESSOAL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Trabalho de Conclusão de Curso, defendido e aprovado como requisito parcial para obtenção do grau de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Arraias e ______ de _________________ de _______, pela banca examinadora:

_____________________________________________________

Profª. Msc. Raquel Aparecida de Souza - Pedagogia/UFT/ Arraias

Presidente da Banca

_____________________________________________

Profª. Dr. Sandra Maria F. Lima - Pedagogia/UFT/ Arraias

 

 ________________________________________________

 Profª Msc. Marcia Cristina B. F. Abreu -Pedagogia/UFT/Arraias

 

Dedico este trabalho:

A Deus, pelo dom da vida e força que representa

em minha vida estando presente durante os desafios da caminhada.

Aos meus pais Mariano da Costa Madureira e Ana Maria A. Assunção e ao meu noivo Wanderson C. de Menezes.

AGRADECIMENTOS

Dedico este trabalho a Deus, que colocou em minha vida acadêmica pessoas significativas, que transformaram as difíceis situações em desafios para serem superados com determinação e aprendizado.

Fazendo com que a verdadeira amizade demonstrada seja de fato o diferencial na relação interpessoal.

Aos meus pais; Mariano da costa Madureira e Ana Maria A Assunção.

Ao meu futuro esposo Wanderson Cerqueira de Menezes, pela sua compreensão e carinho.

Aos meus irmãos Mariza, Person, Hélio, Meriane e Thailla Mariana que sempre torceram por mim e que sempre foram meu braço direito diante as dificuldades encontradas.

Aos eternos colegas e companheiros de estudos, Claudemira Santana, Rubens Beltrão,Cristina Campos, sempre serei grato a vocês.

À Universidade Federal do Tocantins pela oportunidade e contribuição no meu crescimento profissional.

A minha professora orientadora, Maria Luiza de Freitas Konrad, pela disciplina, ajuda, paciência e carinho que sempre teve comigo durante o curso e pela contribuição na elaboração do Projeto Pibic impoprtante na minha vida acadêmica e na monografia.

A banca examinadora pela competência, professoras: Drª. Sandra Maria F. Lima, Msc. Marcia F.Cristina Barreto F. Abreu e Msc. Raquel Aparecida de Souza

Aos meus queridos amigos pela boa convivência em especial a Claudemira, Rubens Beltrão, Indimara Castro, Marúzilene Alves, Bruno Rosa, Valéria Oliveira,

Aos meus colegas da UFT que contribuíram direto ou indiretamente na minha formação.

Aos professores:, Sônia, Maria Luiza, Geraldo, Julimária, Jeanir,Raimundo, Rosângela, Silvia Adriane, Raquel Souza, Marilene, Tony, Valdirene, Wamberto, Magda Suely, Maria de Lourdes, Fabiano,  Sérgio Jacintho, José Francisco.

À escola Est. Apoenam de Abreu Teixeira pela oportunidade do desenvolvimento do  trabalhos de pesquisa referentes a minha formação. As, crianças envoldida no projeto e o Profº. Alldo Eloe Ramalho.

Aos funcionários dos Serviços Gerais, em Especial a Cecília, Sr. Joaquim, Joana.

Aos funcionários da Unitins e da UFT/Arraias por todo o apoio, carinho e compreensão dispensados aos acadêmicos.

Ao Padrinho, Pe. Joaquim Mizahel, Mariza Alves da Costa, Profº Dr. José Francisco, Profº Sérgio Jacintho, Euroffran, Elinaldo, e todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente para realização deste trabalho.

  1. Durante a nossa vida:
    Conhecemos pessoas que vem e que ficam,
    Outras que, vem e passam.
    Existem aquelas que,
    Vem, ficam e depois de algum tempo se vão.
    Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade de ficar...

Charles Chaplin

Costa, Clariza Alves. A Importância do trabalho em um Grupo de Educação Ambienta para o Crescimento Pessoal. Trabalho de Conclusão de curso. Curso de Pedagogia. Universidade Federal do Tocantins, Arraias,2008.

RESUMO

Este estudo trata da Educação Ambiental (EA) e a importância do trabalho em Grupo, tendo o objetivo de trabalhar em grupo e aprimorar as relações e cuidados com a natureza e consigo mesmo. O trabalho de campo visava trabalhar conteúdos referentes a melhoria da auto-estima, vivenciada por crianças de 7 a 11 anos de idade, que apresentavam problemas de aprendizagem e de má comportamento. Estes são estudantes da Escola Estadual Apoenan de Abreu Teixeira, localizada no Setor Buritizinho, Minicípio de Arraias – TO, e são consideradas como “alunos Problemas” tanto por professores quanto por parte da comunidade. {sugiro assim}: Buscou-se também apresentar um relato referente ao trabalho de EA e a importância do trabalho em grupo realizado junto a esses alunos, seguido da busca de se reforçar a auto-estima e melhoria do comportamento a partir das interações com o grupo. Os primeiros encontros bem como as brincadeiras e atividades, com os alunos, foram destinadas principalmente à integração das crianças ao grupo, por meio do ato de compartilhar materiais de uso comum. Com estas atividades visa-se melhorar a convivência dos meninos com os demais colegas bem como repensar o espaço, capacitando as crianças para identificarem as características e os problemas do meio ambiente a partir de sua realidade sócio-ambiental. Inicialmente algumas crianças se comportavam de maneira agressiva com os pares, o que foi trabalhado com conversas e reflexões visando contribuir para com a modificação de seu comportamento. O trabalho em grupo tornou-se uma experiência compensadora para as crianças, oferecendo-lhes muitas oportunidades, tais como aprenderem a compartilhar; controlar suas emoções no sentido de modificarem seus comportamentos tornando-os menos egocêntricos através da reciprocidade necessária na vida do grupo. Ao final dos encontros notou-se melhoria da auto-estima e prazer na convivência em grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (80.8 Kb)   pdf (482.5 Kb)   docx (311.4 Kb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com