TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

IARA RAFAELA G. SANTOS-2854160828

KEILA REGINA V. C. PACHECO-1912194643

LUCIENE GOMES DE LIMA-2810699690

SISHYA M. DOMINGOS-2848234687

YARA MARQUES C. PRADOS-1709132867

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

                     Tutora Presencial: Edcelma Borges

CERES – GO

2015

Introdução

O presente trabalho será realizado em concordância com as disciplinas norteadoras para elaboração do mesmo. Portanto, o atual estudo tem como finalidade demonstrar como na atualidade as novas estruturas familiares podem ser inseridas ao ambiente escolar.

Ressalta-se que a Educação, tem a função a transmissão e reprodução do conhecimento, com um desempenho constitucional na socialização de práticas e informação referentes às questões ajustadas pelos temas da diversidade onde o eixo instituidor fundamenta-se na garantia dos direitos essenciais e na dignidade humana, qualidades fundamentais para que se possam enfrentar as desigualdades.

Assim, acompanhando a mudança do conceito de família, as escolas buscam uma saída para comemorar datas como o dia dos pais e das mães.

No entanto, no discorrer do estudo foi analisado também os contrastes entre as leis de amparo às diversidades existentes  no meu cultural o que de fato é incluso e colocado em prática através do Projeto Pedagógico Curricular das escolas (PPP).

Entretanto, percebe-se que nos diversos passos em que se divide nosso estudo, procuramos exemplificar situações reais de onde é valorizado o multiculturalismo e oferecemos nossa análise crítica sobre os conteúdos citados. Em síntese, mostramos como a sociedade vem lidando com as mudanças de costumes e hábitos, e como a educação é importante para a formação de cidadãos esclarecidos e preparados para tornarem a convivência humana mais harmoniosa.

Desenvolvimento

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes     e Bases da          Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

Segundo o Professor Rodrigo Flores Fernandes, existe alguns pontos na LEI DE DIRETRIZES E BASES 9.394/96 á serem trabalhadas: DA ESTRUTURA DA LEI E SEUS RESPECTIVOS ARTIGOS:

*Educação

* Direito a Educação

*Obrigação dos pais de matricularem os filhos

*Estrutura da Educação Nacional

*Educação de jovens e adultos

*Recursos Financeiros

*Das Disposições Gerais:

*Educação das Comunidades Indígenas

*Ensino a Distância

*Processo de formação que se desenvolve:

* Temos o dever de ajudar com as atividades de articulação da escola com as famílias e comunidades.

 *Na vida familiar, temos que ter uma boa convivência humana, o bom desenvolvimento trabalhista, ter uma boa instituição de ensino e pesquisa para movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações e culturais.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

*Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) tem por oferecer ao aluno a oportunidade de conhecer, explorar o Brasil como um país difícil, nas diferentes situações sociais, figurado e às vezes incoerente. Temos o diálogo como forma de intervir conflitos e de tomar decisões conjuntas.

*Ter por conhecimento a valorização da maioria do patrimônio sociocultural brasileiro, como feição sociocultural, de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferentes classes culturais, de social, de crenças, de sexo, de grupo biológico ou outras características individuais e sociais.

*Estabelecer e aumentar relações sociais, respeitando a diferença e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

*Ter o conhecimento de manifestações culturais, demonstrando interesse, respeito e participação, valorizando diferença.
*Criar situações para que a adversidade não signifique negar a existência do ser humano e sim ter capacidades de aprender, respeitar e valorizar as diferenças étnicas e culturais.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

*A reedição de Superando o Racismo na Escola dá-se no contexto aberto pela sanção da Lei no 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileiras e Africanas nos estabelecimentos, a escola tem o papel fundamental para a eliminação das discriminações de raça, cor e classe social.

* A importância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se limita à população negra, ao contrário dizem respeito a todos os brasileiros, uma vez que somos educados como enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática. Essa lei abrange medidas que negam como prevê a Constituição Federal em seu Art.3º, IV, o “preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” que todos são portadores de singularidade irredutível cabe a escola incluir no contexto dos estudos e atividades.

* A estima pela história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na constituição histórica e cultural do Brasil, superando as  desigualdades, a desqualificação que os povos negros e os indígenas e do mesmo modo as classes populares às quais os negros, no geral, pertencem, são vulgarmente tratados, à desmontar, através de dúvidas e julgamentos críticas, tendo como finalidade extinguir julgamentos, opiniões, condutas conduzidas pela ideologia do branqueamento, pela lenda do democratismo racial, que tanto mal fazem a negros e brancos.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.

*A diversidade de etnias: crenças, costumes, valores, que caracterizam a população brasileira marca, também, as suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, religiosas etc.; nas instituições de educação infantil. Assumir um trabalho de aceitação às diferentes expressões e manifestações das crianças e suas famílias significa valorizar e respeitar a diversidade, não complicando a apoiar incondicional aos valores do outro e aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem expressões culturais, a socialização das crianças por meio de sua participação e a introdução nas mais diversificadas práticas sociais e sem discriminação de espécie alguma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (341.5 Kb)   docx (215.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com