TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação Educacional

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA CATARINA

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Especialização em Supervisão Escolar

Especialização em Orientação Educacional.

Núcleo: Canguçu / RS Turma VII – 148 Início: Abril/2013 Término: 2014

Coordenadora do Núcleo Carla Denize Felcher

Disciplina: Teoria e prática em orientação educacional

Msc. Izabel Cristina Azambuja Machado

Aluna: Vivian Moreira da Silva Alves

Observe o slide que possui a "escada" com valores de um orientador educacional e, construa a tua escada, utilizando os mesmos valores ou não, e trocando suas posições de acordo com tua percepção profissional, após justifique tua escolha.

[pic 2]

Construção da minha escada.

1º) IDENTIDADE – coloquei este valor primeiro pois, só seremos bons profissionais se conhecermos a nossa identidade e a de nossos alunos.

2º) AUTO CONCEITO – pois de nada adianta conhecermos nossa identidade sem dar a essa identidade o valor e a importância que ela tem, pois aquilo que pensamos de nós mesmos é o que vai fazer com que valorizemos o nosso nome e nossa capacidade de respeitarmos a pessoa que somos, tendo um auto – conceito positivo, notando nossos defeitos,lutando para superá-los, mas sabendo que temos também, muitas qualidades que nos tornam pessoas importantes e especiais na sociedade em que vivemos.

3º)  AUTO – ESTIMA - devemos ter uma auto – estima alta, positiva, sabendo nos valorizar e respeitar a nós mesmos, pois um profissional que possui uma boa auto – estima, com certeza, saberá reconhecer, também, as qualidades dos outros e entender  que o ser humano é dotado de defeitos e qualidades, precisando entender e saber trabalhar com as diferenças.

4º)  AUTO – CONFIANÇA, acreditar em si mesmo, confiar na sua capacidade e produzir com a certeza de que é capaz de vencer e superar as dificuldades que por ventura venham a acontecer na sua profissão e em sua vida, como um todo.

5º) PROJETO DE VIDA, ou seja, é preciso estabelecer metas, sonhos e ideais que queira alcançar. Um Projeto de vida é essencial para quem quer saber para onde vai, como vai e o que objetiva atingir.

6º) AUTO – DETERMINAÇÃO, isto é, conhecendo seu projeto de vida, sabendo o que quer conquistar, é necessário que se tenha determinação, força de vontade e coragem para executar esse projeto.

7º) VISÃO + DA VIDA, pois somente quem vê a vida positivamentesabe que é possível transformar, mudar, fazer acontecer. Sabe e enfrenta todos os desafios da vida e da profissão com coragem e otimismo, pois vê a vida com o coração, com esperança e alegria.

8º) SENTIDO DA VIDA, ou seja, que sentido tem a vida para mim, como pessoa e profissional? Que rumo quero dar a minha vida, qual o sentido deestar vivo? Que importância tem a vida em toda a sua plenitude? O que é viver e estar inserido em tantos planos de vida: Pessoal, familiar, profissional, de amizades, enfim, o que é a VIDA e por que é importante viver com qualidade, responsabilidade, comprometimento e alegria.

9º) O QUERER SER, a partir do meu projeto de vida, entendendo o sentido da vida, é preciso querer ser um bom filho, um bom amigo, um bom profissional...mas não basta só o querer ser, temos que ir à luta, em busca de nossos sonhos e ideais, pois quando se quer muito alguma coisa, mais cedo ou mais tarde vamos conseguir, pois haverá o esforço, a busca, a entrega e a certeza de que quem sabe o que quer, sabe como chegar, pois como diz o provérbio “ QUERER É PODER”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (261.9 Kb)   docx (693.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com