TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  1.173 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental

Batata Quente

- Andrea Bernardes de Freitas                                 RA.: 1527455

- Aparecida Alves de B. da Silva                                RA.: 1532041

- Elaine de Azevedo Freitas                                        RA.: 1540060

- Ellen de Jesus                                                 RA.: 1532968

- Marcia Quintana P. de Oliveira                                RA.: 1616372 

POLO INTERLAGOS

2016

Plano de Aula

Tema de aula: Batata Quente     Duração: 1h 40 minutos 

Aula para ensino fundamental(l)- 3° ano Disciplina: Português

Conteúdo: Jogo de regra

Objetivo: Ao término da aula o aluno deverá ser capaz de diferenciar palavras no plural e singular.

Recursos: Para o desenvolvimento da aula será necessário uma caixa decorada, com diferentes palavras e figuras que representem plurais e singulares. Serão necessários também saquinhos de TNT com balas e pirulitos, canetas, lápis e estojos.

Estratégias

  1. Introdução ao tema da Aula

Duração Prevista: 20 minutos 

Para iniciar a discursão do tema em sala, a professora explicará a colocação da palavra usada no plural e no singular. Mostrando as diferenças que nelas se encontram. Para isso a professora utilizará objetos como canetas, lápis, estojos, e os próprios alunos para perceberem as diferenças de quantidades, e identificar quando devem usar o plural e reconhecer o que está no singular.

  1. Desenvolvimento da aula:

Duração Prevista: 50 minutos 

Após a explicação, a professora levará as crianças ao pátio da escola, e sentados em circulo explicará a atividade que vai ser realizada. Ainda sentados, escolherá uma criança para ficar de costas para roda e cantará a musica da “Batata Quente”, as demais irão passando a caixa ao colega que está ao seu lado. Ao grito da palavra “QUEIMOU” dita pelo colega que esta de costas, a criança que estiver com a caixa na mão terá que tirar uma palavra ou figura de dentro da caixa e em voz alta terá que responder se aquela palavra/figura está no plural ou singular. Após o acerto, a criança ficará no lugar do outro que estava de costas. O processo se repetirá até que todos os alunos participem. Durante a atividade a professora fará anotações de erros e acertos de dos alunos, e assim quem obter mais de cinco pontos ganhará uma recompensa.

Atividades para os alunos:

Duração Prevista: 30 minutos 

1ª- Em sala de aula a professora fará um ditado, de palavras no singular e no caderno os alunos terão que passa-las para o plural. (15 minutos)

2º- Ao término do ditado será aplicada uma folha já impressa com três exercícios (1-completar uma frase com palavras no plural; 2-passar palavras que terminam com “m” para o plural, usando o “ns”; 3-passar frases completas para o plural.). (15 minutos)

Avaliação

A avaliação será contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno. Será realizada através dos desempenhos individuais e em grupo. Avaliaremos o interesse nos assuntos abordados. Será verificado o comprometimento com as tarefas em sala e em casa. Avaliaremos o comportamento com os colegas e professores e será verificado se houve aprendizado significativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (73.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com