TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental

Por:   •  27/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 4

Pedagogia

Disciplina: Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental

A VIDA DAS PLANTAS

GISELLE CRISTIANE MARTINS – RA: 1539430

POLO LARGO DA ORDEM

2016

1. TEMA DA AULA: A VIDA DAS PLANTAS

2. DATA: 21/09/2016

3. DURAÇÃO: 1H:40MIN – (2 AULAS)

AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL – 3º ANO - DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS

4. CONTEÚDO

A Vida das Plantas: Observação das partes das plantas, bem como suas funções e identificação do ciclo de vida das plantas.

5. OBJETIVOS

Ao término da aula o aluno deverá ser capaz de:

a) Identificar as partes das plantas e suas respectivas funções;

b) Reconhecer os estágios de desenvolvimento e transformação das plantas;

c) Observar e identificar nas plantas mais comuns utilizadas para alimentação os conceitos desenvolvidos nos objetivos anteriores.

3. RECURSOS

Para o desenvolvimento da aula serão necessários:

a) Plantas em estágio diferentes de desenvolvimento (semente, semente germinada, planta em desenvolvimento). Esse item poderá ser opcionalmente produzido pela classe ou pelo professor com antecedência, efetuando o plantio de sementes de feijões em copos descartáveis com algodão.

b) Frutas e legumes comuns usados na alimentação que apresentem características variadas. Ex. Couve (folha), tomate (fruto), batata (raíz), couve-flor (flor), feijões (semente) entre outras.

c) Imagens dos vegetais do item anterior antes de serem colhidos ou durante a colheita.

4. ESTRATÉGIAS

a) Introdução ao tema da aula (Duração prevista: 20 min)

Iniciar uma conversa com os alunos a respeito dos diversos tipos de plantas que existem, e quais os ambientes propícios para seu desenvolvimento. Para levantar conhecimentos prévios poderão ser levantados os seguintes questionamentos:

I) Quem possui jardim ou quintal? Já observou o crescimento das plantas nesse ambiente?

II) Algum aluno já plantou e observou o crescimento de uma planta? Qual?

III) Ao passear em parques e florestas alguém já observou os diversos tipos de plantas que existem?

IV) Alguém já pôde observar como são produzidos os vegetais comuns de nossa alimentação?

b) Desenvolvimento da aula (Duração prevista: 30min)

Após atentar para os conhecimentos prévios apresentados pelos alunos na introdução, o professor poderá questionar os alunos para que citem as partes das plantas que conhecem e descrever na lousa as partes corretas que forem citadas. Na sequência deverá completar as partes que não forem citadas e iniciar a explicação sobre as funções de cada parte de acordo com o que segue:

RAIZ - Parte responsável pela alimentação da planta, através dela a planta absorve água, sais minerais e conduz matéria orgânica até o caule. Ela funciona guardando reservas de nutrientes. As raízes podem ser subterrâneas (sob o solo), aquáticas (submersas na água) ou aéreas (nem na terra, nem dentro da água).

CAULE - É a espinha dorsal da planta, mantendo-a ereta. O caule tem várias denominações. Nas árvores, chama-se tronco; haste, nas plantas rasteiras e tenras; estipe, nos coqueiros e palmeiras; e colmo, quando dividido em nós e entrenós. O caule pode, ainda, ser chamado estolão, nas suculentas e trepadeiras e, quando modificado, é conhecido por rizoma, bulbo, gavinha ou espinho.

FOLHAS - As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida.

FLORES - Quando uma flor desabrocha significa que está pronta para reproduzir-se. Com a parte masculina (estames) e a feminina (pistilo ou estigma e ovário) perfeitamente estruturadas, os agentes da natureza conseguem depositar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com