TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação e Práticas em Projetos na infância

Por:   •  16/4/2017  •  Exam  •  4.042 Palavras (17 Páginas)  •  2.983 Visualizações

Página 1 de 17

Orientação e Práticas em Projetos na infância

  1. Em seu planejamento, além da elaboração de atividades, da organização da rotina e da previsão do tempo necessário para desenvolvê-las, o professor deve também pensar na organização do espaço. O espaço físico da escola é muito mais que uma simples construção arquitetônica, pois o ambiente reflete as concepções do professor sobre criança e educação. Explique a relação que se estabelece entre a organização.

R: É um ambiente que, por sua organização, percebe-se, o clima que se instaura dentro do grupo. Se estiver rigidamente ordenado, com mesas e cadeiras infantis dispostas em simetria, pode-se notar que as crianças interagem muito pouco dentro dele. Trata-se de um arranjo estabelecido pelo professor e que permite pouca ação das crianças. Há uma linha divisória entre a organização esteticamente perfeita e o caos total do ambiente com jogos e brinquedos espalhados por todos os lados, que, inclusive, pode provocar acidente, visto que alguém pode pisar sobre esses objetos e cair. Então, um ambiente que demonstra a presença da ação infantil nunca pode ser organizado demais. Portanto, ate a organização do espaço depende das concepções que se tem sobre criança e educação.

  1. O planejamento das ações relacionadas ao cuidar não são os únicos, mas, inicialmente, os primeiros critérios de qualidade em uma instituição. O profissional que se propõe para atuar nas escolas de Educação Infantil deve lembrar que um dos aspectos importantes em sua formação é o conhecimento teórico sobre o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Explique esses 3 aspectos de acordo com o livro texto da disciplina do OPPI.

R: O crescimento está relacionado ao aumento físico, quantitativo do corpo; o desenvolvimento refere-se ao aumento das capacidades de realizar funções cada vez mais complexas; e a aprendizagem são as habilidades adquiridas em função da interação com o meio, dos estímulos apresentados às crianças.

  1. Em seu planejamento diário, o professor precisa prever situações que envolvam conversas, jogos, brincadeiras livres ou orientadas, a fim de promover a interação entre as crianças, porém torna-se inevitável que, nesse processo, nasçam conflitos e disputas entre elas. Qual deve ser a conduta do professor para mediar os conflitos infantis e ensinar as crianças a resolvê-los?

R: O professor não deve ter por objetivo eliminar os conflitos, mas ajudar as crianças a resolvê-los sem violência. Sempre que precisarem, o professor tem de se dispor a ajudar sem tomar partido, ensinando cada parte a argumentar em seu favor. Os conflitos cumprem papel importante, pois a divergência de opiniões, a oposição serve para a criança firmar suas posições, fortalecer sua identidade, ter confiança para agir. A capacidade de resolver conflitos sem violência só pode se desenvolver, á medida que o adulto fornece á criança elementos afetivos e recursos de comunicação para usar. O adulto que resolve conflitos com as crianças coloca limites e negocia regras com respeito e afeto, serve como modelo, exemplo que a criança passa a imitar.

  1. A organização do espaço em cantos temáticos é bastante interessante, pois viabiliza a movimentação, a interação e a exploração do ambiente pela criança, permitindo que ela possa construir conhecimentos de maneira lúdica e ativa. O livro-texto da disciplina de OPPI apresenta uma organização dos cantos com base nas orientações dos eixos de conhecimento de mundo do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Escolha 3 cantos, apresente seu principal objetivo e descreva alguns matérias que possam compô-lo.                                                                                                                                                R: No canto da musica, o professor deve organizar o espaço com CDs de musicas variadas, gravador, radio, objetos sonoros e instrumentos musicais. Também podem ser arranjadas sucatas para a construção de instrumentos de percussão contendo sementes e objetos que produzam diversos tipos de sons.

A flauta pode ser um instrumento financeiramente viável e que permite o contato mais direto. Alguns xilofones também possuem esquemas para tocar musicas variada. O manuseio das partituras é interessante para a criança perceber as maneiras de notação musical. Alguns livros próprios para crianças, que mostram como é composta uma orquestra ou tratam da vida e obra de alguns artistas também podem permanecer nesse espaço. Os instrumentos de bandinhas rítmicas podem, da mesma forma, ser adquiridos pelas escolas que tenham melhores recursos financeiros.

Leitura para esse canto, o cuidado especial fica no ambiente acolhedor que são necessários os materiais de leitura e pesquisa como livros de historias modernas e tradicionais como os contos de fadas, livros de adivinhas, poemas, parlendas,quadrinhas,revistas de conteúdo infantis e adultos,gibis,livros sem texto e de vários materiais,pode ser instalado um aparelho de TV e um de DVD para assistir e ouvir historias,desde que sejam adequadas á faixa etária das crianças,ao seu limite de tempo em termos de concentração.Quando as historias são longas é muito difícil para a criança assisti-las ate o final.Os fantoches são atraentes e possuem uma variedade de tipos e materiais que garantem a diversidade na utilização.

       

  1. O desenvolvimento infantil, segundo as teorias construtivistas, sofre uma evolução progressiva, mas não linear em fases nas quais as crianças avançam e retrocedem. A noção de identidade, a construção do eu é demorada e ocorre por etapas. A primeira delas durante o primeiro ano de vida é marcada pela a apropriação corporal

Essa construção também depende da conquista da consciência social. Somente quando ela passa a negar o outro e se opor a ele e que se percebe dentro do ambiente social, mas não como uma parte indissociável. É o que se chama superação da sociabilidade sincrética

Pode-se afirmar que em muitas escolas de educação infantil o trabalho pedagógico não está em sintonia com essas ideias e, em vez de auxiliar a crianças na apropriação do eu, acaba por dificulta-la

Em quais momentos escolares cotidianos ficam evidenciados os descompassos entre a prática e a teoria do desenvolvimento infantil?

R: A oposição é importante para a criança firmar-se como um individuo. É opondo-se que ela vai construindo sua autonomia, e essa etapa ocorre em torno dos três anos de idade. Por volta, de quatro anos, apesar de ainda não ter seu eu completamente dissociado, apresenta-se com características mais positivas, manifestando atitudes de boa vontade com os outros. Diante dessas idéias e comparando-as com as primeiras experiências escolares das crianças, percebe-se um grande descompasso, afinal, num momento importante de diferenciação entre o eu e o outro, os materiais no ambiente escolar são de todos, durante o tempo todo. Dessa forma, elas se deparam precocemente com rígidos padrões de comportamento e tem de atender prontamente aos comandos da professora, desapegar-se de seus materiais pessoais e escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (230.2 Kb)   docx (680.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com