TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação e práticas de projetos de ensino fundamental

Por:   •  1/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

RELATORIO DA ENTREVISTA

Nome do(a) aluno(a):    Jocelaine Gomes dos Santos        

RA:2057953        Polo: Dourados[pic 3][pic 4]

Entrevista realizada com um(a) professor(a) do: Ensino Fundamental I (séries iniciais - 1° ao 5° ano)

INFORMAÇÕES GERAIS:

Cidade onde o(a) professor(a) atua: DOURADOS        _[pic 5]

  1. Escola publica ( ) Escola particular Modalidade: Ensino Fundamental

Turma na qual leciona: 3ºano        _[pic 6]

Idade do(a) professor(a) entrevistado(a): 45 anos Tempo de atuação como professor(a): 3 anos[pic 7]

Formação do(a) professor(a): Pedagogia

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

FICHA DE COORDENADORIA DE ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO (CEE)  -

ENTREVISTA COM O(A) PROFESSOR(A)

CURSO DE PEDAGOGIA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (ICH)

Estagiario(a):        Jocelaine Gomes dos Santos                RA: 2057953 _ Tel.:   67 999336439                Polo:         Dourados        Turma:SEI_PD_0_420[pic 16]

Total: 100 horas

Estágio em: Ensino Fundamental

[pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]

Assinatura do(a) estagiário(a)        Assinatura da lnstituição Concedente do Estágio

(professor(a) entrevistado(a) ou gestor(a) da escola)

         Dourados ,        01        de        Dezembro        de 2021.

Local e data[pic 21][pic 22]

[pic 23]

No dia 01 de dezembro de 2021, foi realizada a entrevista com a professora Maria Aparecida Alencar, de 45 anos, moradora na cidade de Dourados – MS, que atua no Ensino Fundamental, que é formada em Pedagogia, atuando em escola pública há pelo menos 3 anos.

  1. ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM 2021

Em entrevista com a professora, a mesma relatou que o planejamento pedagógico foi permeado por reuniões com os órgãos públicos juntamente com os professores, chegando-se à conclusão de ministrar o ensino de forma remota ou híbrida, usando a plataforma Telegram. Ficando a cargo das professoras o planejamento das aulas online.

Tal método tornou o as aulas mais ativas, interativas e cativantes, pois:

Esse novo formato nos faz refletir sobre como o processo de educação tem mudado e está buscando adaptar-se às transformações do mundo digital, potencializando cada habilidade do discente, de forma personalizada e mais ampla. As metodologias ativas, buscam transformar as aulas em verdadeiras experiências pedagógicas, mais significativas para os alunos, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem em algo mais atrativo e de forma contextualizada, com desafios e muitas interações nas aulas, através de métodos criativos, inovadores e reflexivos, levando os alunos a terem uma experiência com mais valor para aprendizagem significativa. (PACHÊCO, 2020, p.15).

Assim, com o retorno do ano letivo os professores tiveram algumas orientações específicas, principalmente no modelo híbrido, como seguir os protocolos de biossegurança adotado pelo município, evitando aglomeração em ambientes fechados, e a realização de atividades escritas com prazos definidos e horários específicos para serem entregues aos pais ou alunos, obrigatoriamente usando máscaras e álcool em gel. Tais ações de adaptação e acolhimento foi explicado para os pais através de uma reunião como funcionaria os novos métodos de ensino.

  1. PLANEJAMENTO ANO LETIVO 2021

O planejamento foi todo estruturado com auxílio da coordenação, direção e tendo-se compartilhamento de ideias construídas através de conversas pelo WhatsApp com os colegas de profissão. Foi feito um cronograma para realização das atividades, para serem entregues semanalmente, e um período estimado para a conclusão das mesmas, em um cenário incerto houve projetos definidos. Os materiais e recursos utilizados para planejar as atividades foram as apostilas, livros ofertados pela instituição de ensino, notebook, internet, celular e plataforma Telegram. O ambiente virtual foi essencial para o desenvolvimento pedagógico.

No momento pode ser visto a grande dificuldade por parte dos pais e alunos em seguir

a rotina das aulas online, a professora relatou que está sendo muito difícil está longe de cada aluno, observa-se a dificuldade de diálogo entre a família e a escola nesse momento de pandemia.

Os avanços ou dificuldades foram registrados através de pesquisas/questionários aplicados aos pais e alunos através de um grupo de WhatsApp, direcionado a cada turma.

A professora percebeu que alguns alunos ainda não têm acesso à internet e não tem um aparelho de celular/notebook/tablet, assim foram organizadas atividades escritas para serem entregues aos alunos em determinado dia e horário da semana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (253.7 Kb)   docx (110.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com