TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientaçãos e práticas em projetos na infãncia

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

     

ORIENTAÇÃO E PRÁTICA EM PROJETOS NA INFÂNCIA

Aluna: Janny Janett Rodrigues Curvelo Ferreira

                                                                   

                                                           

Polo

Pouso Alegre-MG

2015

Tema da aula: Preservação e conscientização ambiental

Público-alvo: Educação Infantil: 4 a 5 anos

1- CONTEÚDO: A conscientização da preservação ambiental e sua importância

2- OBJETIVOS: A preservação do meio ambiente e sua conscientização deve ser inserida na infância. Este tema é pouco abordado apesar de essencial e pouco debatido nas escolas, tendo em vista a grande poluição, a degradação ambiental e os baixos índices de reciclagem no Brasil.

O objetivo do projeto é conscientizar os alunos sobre seu papel e sua responsabilidade na preservação do meio ambiente em que vivem. E assim possam ocorrer mudanças de comportamento e que sua participação é importante na preservação, no combate à poluição e na proteção dos recursos naturais.

3- RECURSOS: O recurso material a ser utilizado em sala de aula é o que já está disponível na escola, como: cola, lápis de cor, tesoura, garrafas de plástico, papel higiênico, papelão, papéis, lantejoulas etc.

Primeiramente será realizado o plantio de flores, frutas e de uma horta, são necessários materiais específicos para essa atividade como: pazinha, regador (ambos podem ser de plástico) e sementes diversificadas (para as diversas plantas). Mas, o mais importante é que o produto seja todo orgânico, para que colham, se alimentem do que plantaram e desenvolvam o interesse em semear a semente do bem.

Para a separação do lixo, é conveniente que confeccionem latas de lixo encapadas com as cores da reciclagem (vermelha, azul, verde, amarela) e desenhos que indiquem os materiais a serem depositados em cada uma, estes construídos com os materiais descritos acima. E para finalizar essa parte do projeto os alunos devem assistir a um vídeo sobre a reciclagem.


         Após essa etapa, é sugerido que os alunos criem um brinquedo com materiais recicláveis como: garrafa pet, rolo de papel higiênico, caixas de papelão, recorte e revistas, entre outros, também utilizando os materiais já descritos.

4. ETAPAS DA AULA:

 a) Introdução ao tema da aula.

b) Desenvolvimento da aula.

c) Atividades para as crianças: passeio ao jardim da escola e da vizinhança; explicação da importância da natureza e sua preservação; trabalhos em sala de aula (desenho, pintura e colagem); plantio de flores e horta na escola; exibir filmes sobre a reciclagem; confecção de latas de lixo para a coleta de recicláveis; confecção de brinquedo com peças recicláveis (como lição de casa); preparo da culinária e passeio ao zoológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com