TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origami na Sala de Aula

Por:   •  3/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAÇÃO ANTARES DE ENSINO E PEQUISA - FAESPE

ORIGAMI NA SALA DE AULA

[pic 1]

Trabalho de Conclusão de Curso da Complementação em Matemática Orientado pelos Profs. Willian André Ribeiro e Mª Camila de Melo.

Docente: Fabíola Campos Testa

Goiânia

Janeiro/2018

Sumário

Introdução ..................................................................................................................03

1.Objetivos .................................................................................................................03

2. Metodologia ...........................................................................................................04

3. Recursos que serão utilizados ..............................................................................07

4. Resultados esperados ...........................................................................................07

5. Cronograma ...........................................................................................................08

6. Referências Bibliográficas .....................................................................................09

[pic 2]

03

Introdução

Atualmente, com o advento da tecnologia prevalecendo constantemente na vida dos jovens, a escola tem que inovar o processo ensino-aprendizagem com o intuito de torná-lo mais atraente para os alunos. Juntar os conteúdos das disciplinas com atividades prazerosas, lúdicas e interativas é a melhor forma de envolver os alunos no processo de aprendizagem. Seguindo este preceito, propomos neste projeto uma oficina de artes com origamis, a qual será desenvolvida de forma interdisciplinar.

O origami pode ajudar a melhorar a concentração dos alunos, a descobrir seus talentos, desenvolver a criatividade, além de trabalhar os conteúdos escolares de todas as disciplinas e o lado cultural, que em razão da modernidade não é muito bem aceito pelos jovens.

O presente projeto tem como principal objetivo, desmistificar a ideia que a matemática é um “bicho de sete cabeças” e desvenda-la através dos origamis no decorrer do ano em todas as disciplinas, uma vez queele oferece aos alunos desde a construção das formas geométricas, até a visualização demonumentos existentes em diversos países, a confecção de seres vivos da nossa fauna e flora, desenvolvimento de re-contos, poesias e histórias, construção de obstáculos (cones) para as aulas de educação física, além de lembranças para as datas comemorativas como dias das mães, páscoa, dia dos pais, Natal, etc.

O projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo aos alunos de 6º ano entre as matérias envolvidas, cada com seu conteúdo. A apresentação final do projeto será realizada na feira de ciências da escola que será realizada no 4º bimestre do ano letivo.

  1. Objetivos

  • Aprender a história do Origami
  • Estudar a história de diversos países ilustrando-as com origamis
  • Confeccionar e identificar formas geométricas

04

  • Aguçar a curiosidade e a descoberta de vários assuntos passando pelo prazer de criar;
  • Produzir um livro com a história do Origami
  • Promover a participação dos alunos na montagem do livro e na apresentação do mesmo na Feira de Ciências

  1. Metodologia

Inicialmente deve-se apresentar aos alunos história do Origamie como essaferramenta pode auxiliar no processo ensino – aprendizagem.Este conteúdo será ministrado nas aulas de Artes.

O Origami foi a ferramenta escolhida por se tratar de arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.

O Origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que, no entanto, podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente, parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1868), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (retangularcircular etc.).

O ato de dobrar papel para obter formas conhecidas pode perder seu charme criativo e artístico. Mas os amantes do origami tradicional não precisam recorrer aos passos matemáticos de dobradura para dar a forma que querem a um simples pedaço de papel.

Após a apresentação da história do Origami, cada aluno, terá como atividade extra-sala de aula de Artes, construir um origami e leva-lo para a sala de aula, dessa forma irão se familiarizar com as dobraduras antes de serem introduzidas nas matérias.

05

No próximo encontro, desta mesma matéria, será feito um debate para constatar que realmente os alunos compreenderam o conceito, quem o pratica, para que serve, que materiais são utilizados e onde o encontramos na vida real.

Praticado por séculos como atividade lúdica e artística, só recentemente o Origami passou a ser atração acadêmica como objeto de estudos científicos. “Os pesquisadores foram atraídos provavelmente porque o Origami instigou seus talentos matemáticos e científicos”, afirma o matemático Thomas Hull, do MerrimackCollege, de NorthAndover, nos Estados Unidos, e editor do “Imagiro”, publicação bimensal sobre Origami que tem entre seus autores os mais renomados estudiosos no assunto.

Para que o ensino da Matemática contribua para a formação global do aluno, a qual tem como objetivo o desenvolvimento do raciocínio, resolução de problemas, bem como os espíritos crítico e criativo, é fundamental explorar temas que de fato encontrem na matemática uma ferramenta indispensável para serem compreendidos. Assim, o aluno percebe a real necessidade dessa ciência para a sua vida. O Origami no presente trabalho procura trabalhar conteúdos significativos que promovam a compreensão das ideias matemáticas. A arte do Origami na matemática pode representar uma alternativa na construção de conceitos geométricos, enfatizando o lúdico, a comparação, o estabelecimento de relações, a medição e a visualização na resolução de problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (84.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com