TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos Filosóficos

Por:   •  5/4/2018  •  Exam  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

Fundamentos filosóficos.

Pergunta 1

Reflexão.

O Capitalismo no Brasil, de acordo com o texto, contribuiu para o desenvolvimento econômico do Brasil (mesmo que de maneira tardia), porém utilizava de ferramentas baseadas na exploração de mão de obra, ainda com a visão do regime de escravidão, sendo que, o Capitalismo prega o uso mão de obra livre e focado no desenvolvimento econômico e social.

Percebe-se que o desenvolvimento do capitalismo, aconteceu mais fortemente em determinadas cidades do Brasil como São Paulo, o que gerou a migração de pessoas que antes trabalhavam na agricultura e passaram a migrar para cidades onde o desenvolvimento capitalista gerava mais oportunidades, porém obedecendo a formas não clássicas de desenvolvimento. O processo de desenvolvimento industrial (mesmo sendo capitalista), caminhou pela via colonial conciliando novos e antigos interesses, sem exigir rupturas entre o antigo modo de produção e o modo de produção emergente colocado pelo capitalismo em países do hemisfério norte do planeta, gerando assim, a desigualdade social que cada vez mais está presente nos dias de hoje gerado pelo liberalismo que disponibiliza o direito de atingir uma posição mais vantajosa para se refere a sua posição social. Mesmo posteriormente ter sido implantado as ideias neoliberalistas que propunha uma reformulação do capitalismo liberal.

Pergunta 2

As fábricas que surgiram na Revolução Industrial ilustraram o princípio capitalista do trabalho assalariado, no qual os trabalhadores desautorizaram a posse dos meios de produção em troca de um salário por hora. Esse processo concentrou a riqueza nas mãos dos industriais, cuja fortuna tornou-se ligada às flutuações de um mercado consumidor. Com a Revolução Industrial, como nos Estados Unidos e Inglaterra, tornaram-se gigantes econômicos, que aproveitaram um vasto mercado consumidor interno e internacional.

Paralelamente a isso surgem os pensadores mais famosos que nos ajudam a interpretar o cenário dessa época e entender o que vivemos hoje em dia, por exemplo: A teoria do conflito, que surgiu do trabalho de Karl Marx, que foca na luta das classes sociais para manter o domínio e o poder nos sistemas sociais, que nós víamos sendo aplicado na sociedade como único modelo até bem pouco tempo atrás, no pensamento de Marx, a educação é vista como um espaço de reprodução ideológica dos interesses da classe dominante (a burguesia) vista ainda em muitos casos hoje em dia, porém não mais como único modelo, já para Durkheim, a educação é vista como instituição integradora essencial à ordem social, surgindo assim a teoria funcionalista estrutural, focando na necessidade de indivíduos em compartilhar valores semelhantes para manter a sociedade coesa, essa visão começa a ser praticada hoje em dia em algumas empresas que inclusive abortaram a posição de chefia, tornando o seu colaborador responsável pelo gerenciamento de seu trabalho, sendo que, esse modelo começa a ser praticado até em algumas instituições de ensino, que promovem que o aluno seja o protagonista de seu aprendizado e o professor atuando como um facilitador para isso.

MATÉRIA – LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Nas diferentes formas de linguagem, podemos situar funções que predominam nas manifestações da língua: informativa, emotiva, conativa, metalinguística e lúdica.

1. Explique essas funções e dê exemplos de como elas podem acontecer nas práticas das situações comunicativas.

2. Por que o reconhecimento dessas funções é importante para a interpretação ou para a produção textual?

As Funções da Linguagem significam seu propósito, o que ela faz e seus usos. Descrevendo cada uma delas a seguir:

Função de linguagem informativa: essencialmente, a comunicação de informações. A função informativa afirma ou nega proposições, como na ciência. Esta função é usada para descrever o mundo ou razão sobre isso (por exemplo, se um estado de coisas é verdadeiro ou falso).

Frases construídas nesta função têm um valor de verdade; sendo importantes para a lógica.

Linguagem emotiva: a linguagem emotiva é uma escolha de palavras que é usada para evocar emoções. A linguagem emotiva também pode ser chamada de linguagem emocional. Exemplo: “Um vizinho inocente foi assassinado com sangue frio no centro de São Paulo”. As palavras "inocentes" e "assassinadas" e a frase "no sangue frio" são os usos da linguagem emotiva nesta frase.

Conativa: refere-se a um significado que está implícito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com