TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Polo de apoio presencial-Centro de Ensino Interação

Curso Pedagogia

Cristiane da Silva Mancini RA 2867965608

Catarina Aparecida de Oliveira RA 2868938236

Liliane Ferreira da Silva RA 2868935374

Marcilei Aparecida Trindade RA 2868932569

Disciplinas Norteadoras: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade

Tutora: á distancia

Campo Grande- MS

Abril/2015

INTRODUÇÃO

O multiculturalismo é um movimento que tem como prática social contestar preconceitos e discriminações a indivíduos e grupos culturais, sendo um conjunto de comportamentos, símbolos e práticas aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade de maneia que venha atuar, intervir e transformar dinâmica social com o desafio de romper com caráter homogêneo e mono cultural.

“A pluralidade é a condição da ação humana pelo fato de sermos todos os mesmos, isto é humanos, sem que ninguém seja exatamente igual a qualquer pessoa que tenha existido ou que venha existir”.

(HANNAH ARENDT)

Documento:

        

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito ás diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LADBEN 9.394/96)

LDB reafirma o direito à educação, garantido pela constituição federal, estabelecendo princípios da educação com finalidade de igualdade, liberdade de aprender o pluralismo de idéias à diversidade e o multiculturalismo, que estão bem presentes, proporcionando a todos o acesso à educação, respeitando suas diferenças culturais, sociais e econômicas. Assim também está em questão o desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Constituem uma referência de qualidade para a educação no ensino fundamental, sendo transmissão de conhecimentos, mas que as práticas docentes devem direcionar os alunos rumo à aprendizagem, abordando temas diversos para serem trabalhados em sala de aula, com o objetivo de transmitir conhecimentos que possam refletir também na prática dos docentes.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Essas Diretrizes deixa clara a garantia de educação a todos, com princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da educação, e têm por meta promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnico do Brasil, criando canais de comunicação entre varias culturas, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de uma nação democrática que garantam a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade cultural. Concluímos que as Diretrizes é uma grande ferramenta para a coordenação pedagógica, fazendo com que os alunos interagem e reflitam sobre a discussão das relações raciais no Brasil, tantas vezes silenciada ou desqualificada.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Volume I.

Constituem uma referência de qualidade para a educação embasada nos seguintes princípios: respeito e a dignidade aos direitos da criança considerando as diferenças sociais, econômicas, culturais, étnicas e religiosas, respeitando o direito de brincar, e levar em conta a pluralidade e diversidade da sociedade brasileira e das diversas propostas curriculares de educação infantil existente, seu caráter não é o obrigatório favorecendo o diálogo com proposta que se constroem no cotidiano das instituições, sejam creches, pré-escolas ou nos diversos grupos de formação.

Comemoração do dia das mães da Escola Positivo

Disponível em: www.escolapositivo.com.br

Acesso em: 02/04/2015

A comemoração do dia das mães da Escola Positivo, foi direcionada para brincadeiras e gincanas, no intuito de estreitar ainda mais os laços entre mães e filhos. “E o que nos chama atenção é que em grande parte das escolas de Educação Infantil as datas comemorativas, dia das mães e dias dos pais”, têm sido trabalhadas de maneira escassa na crítica, e bastante padronizada. As crianças fazem teatros, e declamam poesias e voltam para suas casas com lembrancinhas para suas mães. Apesar das mudanças ocorridas na vida social e familiar brasileira, a escola ainda reproduz o modelo tradicional, desconsiderando as famílias mono parenterais e reconstituídas, mais ainda ignora homossexuais.

A escola convive com a diversidade, não podemos impor um modelo como sendo correto, existem muitas que não sabem o que é um carinho de mãe e pai. Hoje com os estudos e evolução das famílias brasileiras se defende a diversidade.

“O dia da família na escola acredita-se que precisa haver mais entrosamento entre as famílias, professores, e alunos com intuito de reduzir os preconceitos existentes ainda na sociedade e mostra que a escola esta aberta para discutir esse novo contexto familiar.

Desenhos visualizados

Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo.

[pic 2]

Deve-se trabalhar a inclusão social dentro das salas de aulas e a linguagem em libras.

[pic 3]

O século XIX passou por transformações, o modelo de família tradicional pai e mãe estão mudando, hoje vemos muitas mulheres que criam seus filhos sem a presença paterna, com responsabilidade e autonomia.

[pic 4]

Nos tempos atuais a homossexualidade é bastante discutida, as pessoas estão tendo mais informações e esclarecimentos, levando muitos casais homoafetivos se assumirem perante a sociedade, com isso a vontade de constituir família tem sido cada vez maior, indo para os meios legais a adoção de crianças rejeitadas por sua família.

[pic 5]

Com a modernidade pais e mães vão para o mercado de trabalho, deixando seus filhos sob a responsabilidade dos avôs que fazem o papel de pais na escola.

[pic 6]

Deve-se trabalhar uma perspectiva multicultural e anti-racista, pautada no respeito à diversidade ética e cultural, que contribua para o desarraigamento de qualquer tipo de preconceito ou descriminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (208.8 Kb)   docx (101.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com