TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos Sociológico

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Tutora Presencial: Darlene Nunes Alves

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Série: 4º semestre

                          JULIANA MACIEL                            RA: 6952495896

                         GISELE DO NASCIMENTO              RA: 6966482782

                         ALESSANDRA RODRIGUES           RA: 7369566129

                         ANGELA JACOB                               RA: 7988734327

                   KARLA BELCHIOR                            RA: 6917415653

[pic 1]

                             Itapecerica da Serra, 06 de Novembro de 2014.

Sociologia

Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou a diferentes grupos que formam a sociedade.

É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais humanas. O objetivo de estudo da sociologia engloba a analise dos fenômenos de internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis, os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais).

A sociologia estuda as relações de formalidade presente na vida e nas sociedades como relativa aos fatos e a realidade não determina regras dos estados sociais e das particularidades da conduta humana porque esse e objetivo da filosofia e ética social. O conceito surgiu através do pensamento social e filosófico do iluminismo.

A contribuição da sociologia para a educação

Os estudos sociológicos trazem conhecimentos fundamentais para nossa compreensão sobre o homem e sua realidade social e conseqüentemente para o processo educacional.

A sociologia da educação é aquela disciplina acadêmica que se preocupa em reconstruir sistematicamente as relações que existem na pratica cotidiana entre as ações que objetivam educar as estruturas da vida social quer dizer: a economia, a cultura, o arcabouço jurídico, as concepções de mundo os conflitos políticos.

Entre os Muros da Escola

O filme “Entre os Muros da Escola”, embora mostre o dia-a-dia de uma escola francesa, relata bem a educação, e assim parece muito com a realidade na educação brasileira.

Como no Brasil, o filme mostra a multi-culturalidade e as desigualdades. Podemos ver que a classe é dividida em grupos: brancos, negros e árabes; e a educação baseia-se em um modelo autoritário de imposição de valores de um grupo historicamente privilegiado sobre o resto da população.

Percebe-se que o professor tem o dilema de abrir espaço para os alunos, discutindo com eles, porém no final, sua autoridade está correta. A hierarquia escolar da relação Professor-Aluno reproduz a hierarquia Chefe-Empregado na vida adulta, onde a escola prepara o jovem para a realidade da vida, para a vida profissional. O professor quer ter autonomia total, mas na educação de hoje a escola deve se tornar um lugar de vivência, onde o professor e o aluno aprendem um com o outro, estabelecendo uma relação humana. Dessa forma o aprendizado torna-se prazeroso.

Portanto, precisamos derrubar os muros da escola para que a mesma não seja vista como uma prisão e sim um lugar onde os alunos se respeitam, saibam conviver e aprendam.

A educação está ligada diretamente a toda vida social, e a escola é uma instituição fundamental para a educação do indivíduo, pois esta e a sociedade interagem e se completam. Assim, as duas partes compõem o processo social.

A escola é uma instituição que atende as condições sociais e está sujeita à  mudanças sempre que preciso, é tida como um espaço de socialização, assim sendo ela é responsável em formar o indivíduo e inserir as regras sociais através da reprodução de hábitos e valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (299.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com