TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação

Por:   •  27/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

MIRIAN DE FARIA ALBERNAZ

RA: 8067915

Fundamentos da Educação

Trabalho      apresentado ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina Fundamentos da Educação, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Maria Cecília de Oliveira Adão.

Batatais (Goiânia)

2019

Ulisses (Em grego Odisseu).


Ulisses era filho de Laerte e de Anticléia, marido de Penélope, pai de Telêmaco, era rei de duas pequenas ilhas do mar Jônio, Itaca e Dulíquio. Era um príncipe eloquente, fino, ardiloso, engenhoso: com os seus dolos ele contribuiu tanto para a tomada de Troia juntamente com outros deuses gregos. O jovem foi educado, como outros nobres, pelo Centauro Quirão e passou pelas provas iniciáticas para tornar-se rei.

A vida de Ulisses é relatada nas duas epopéias homéricas, a Ilíada, em cuja estrutura coral ocupa lugar importante, e a Odisséia, da qual é o protagonista, bem como no vasto ciclo de lendas originadoras dessas obras. Depois de pretender sem sucesso a mão de Helena, cujo posterior rapto pelo tebano Paris desencadeou a guerra de Tróia, Ulisses casou-se com Penélope.

A educação homérica consistia principalmente em perseguir esse ideal guerreiro. Quando o jovem procurava ser igual ao herói representado e almejava ter as mesmas virtudes de que esse herói era portador, ele era educado. Para ter valor e se destacar entre os seus, ele tinha que pertencer a uma linhagem notável, honrar sua família, sua pátria e seus pares; deveria ser hospitaleiro, amigo, justo e bom, além de corajoso, astuto e viril. Deste modo, envolvendo tanto os aspectos práticos quanto os morais, essa forma de educação objetivava desenvolver o homem na sua completude, fazendo-o alcançar os mais altos níveis de suas aptidões próprias.

Esse tipo de educação, era composta por dois aspectos: uma técnica, um conjunto de conhecimentos e habilidades que visavam preparar os jovens para a vida adulta; e uma ética, um conjunto de valores e princípios que juntos formavam um certo ideal moral. O ideal moral e a figura do homem de mil voltas, ficou bem representada por Ulisses, na Odisseia.

Ulisses representou o sábio homérico que era aquele que em face de quaisquer circunstancias era capaz de desvencilhar-se e tirar vantagem de seus adversários, já que o mesmo transcendeu o âmbito da mitologia grega e se converteu em símbolo da capacidade do homem para superar as adversidades.

.


Referências


https://www.mitologiaonline.com/mitos-lendas-historias/ulisse. Acesso em 15 set. 2019

 Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/11424450#readmore Acesso em 15 set. 2019

MARROU, Henri Irénée. História da Educação na Antiguidade Grega.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega Vol. III. Petrópolis, Vozes, 2004

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (231.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com