TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação

Por:   •  17/5/2020  •  Artigo  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Julio Cesar de Oliveira Junior - RA: 8104708

PORTFÓLIO

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em Computação

Fundamentos da Educação

Tutora: Maria Cecilia de Oliveira Adão

Avaré – SP

2020

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Licenciatura em Computação

Disciplina: Fundamentos da Educação

Tutor: Maria Cecilia de Oliveira Adão

Aluno: Julio Cesar de Oliveira Junior R.A.: 8104708

Turma: DGCOM2001SRBA1O

A Lenda de Teseu

Teseu foi um dos maiores atenienses dos mitos e um dos maiores heróis da Grécia, ele era filho do rei de Atenas Egeu e de Etra. Seu nome significa “o homem forte por excelência”.

Teseu era filho do Rei Egeu da cidade de Atenas, mas foi deixado com a mãe em outro país desde seu nascimento, sem conhecer a identidade de seu pai.

Egeu recomendou a Etra que só revelasse ao menino a identidade do pai quando ele fosse capaz de levantar uma pesada rocha sob qual Egeu escondera sua espada. Com apenas 16 anos Teseu realizou tal feito, assim, foi enviado pela mãe para Atenas, afim de que herdasse o reinado.

A caminho de seu destino, Teseu mostrou suas qualidades tirando a vida de bandidos, tornando-se famoso e querido pelo povo mesmo antes de chegar a Atenas. Lá chegando, foi recebido pelo Rei Egeu, que estimulado pela esposa, tentou matar Teseu, sem saber que ele era seu filho. A morte não chegou a ocorrer, pois Teseu se declarou como filho, sendo reconhecido pelo pai devido a espalha que Teseu pegou sob a rocha.

Pela bravura de Teseu, seu pai o envio a Ilha de Creta[1] com a finalidade de matar, Minotauro, uma lendária e monstruosa criatura da mitologia grega, misto de animal e homem, que habitava um labirinto subterrâneo sob o palácio do rei Minos, em Creta - O Palácio de Cnosso (construído por Dédalo e Ícaro, a mando do rei Minos,). Preso no Labirinto de Creta, uma construção repleta de caminhos e passagens dispostos da maneira mais confusa possível, para impedir que qualquer pessoa pudesse sair.

Devido a perda na guerra de Atenas, os cretenses exigiram que Atenas, todos os anos mandassem sete moças e sete rapazes atenienses para acalmar a fome do “Minotauro”.

Quando Teseu chega a Creta junto com os jovens que seriam entregues ao mostro, conhece Ariadne filha do Rei Minos, que apaixonada por ele, procurou Dédalo para descobrir o segredo para sair do labirinto, secretamente lhe dá então um novelo de linha, para que ele fosse desenrolando à medida que entrasse no labirinto e, assim, conseguisse achar o caminho de volta.

Teseu lutou bravamente com o touro, conseguiu matá-lo e sair do labirinto, inferindo-lhe uma fulminante punhalada que levou a criatura à morte. Com isso, o rei Minos foi derrubado do trono e Teseu ficou conhecido como herói em todo mundo grego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com