TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação

Por:   •  4/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

AQUILES

No período homérico, o processo de formação originava-se pela disputa, onde os jovens deveriam lutar para se desenvolverem. Naquela época o povo grego não tinha conhecimento de leitura e escrita, sendo assim, a educação era transmitida oralmente. Havia uma rivalidade entre deuses e heróis-humanos, onde esses últimos buscavam se superar constantemente para equiparar-se aos deuses. Diante disso, irei mencionar Aquiles, um herói e semideus da Grécia que ficou conhecido por sua bravura. Ele lutou contra os troianos, quando Paris (príncipe de Tróia) “roubou” a esposa de Agamenon (rei de Esparta). Logo no início da guerra Aquiles se destacou por seus grandes feitos, mas em um dado momento se desentendeu com Agamenon e se afastou da batalha, nesse momento a Grécia ficou em desvantagem e só se recuperou quando o primo de Aquiles foi morto por Heitor (Irmão de Paris), e então Aquiles se vingou matando Heitor que era o príncipe e líder do povo troiano. Essa guerra não parou por ai, pois diante da fúria de Aquiles ele arrastou o corpo de Heitor pelo território de Tróia, e só o devolveu quando o Rei de Tróia foi até o acampamento de Aquiles implorar para que o corpo de seu filho fosse entregue de volta a ele. Após 10 anos de luta entre gregos e troianos, os gregos fingiram terem desistido da luta e construíram um cavalo de madeira de presente para os troianos, mas o objetivo era se esconderem dentro do cavalo para adentrarem no palácio de Tróia. Assim a guerra foi instalada dentro do palácio, e Aquiles, aquele bravo e destemido herói teve seu calcanhar que era o seu ponto fraco atingido por Paris com uma flecha e então foi morto.

Diante do exposto, podemos perceber que o cenário era de guerra. Os gregos estavam acampados em Tróia, em situações precárias, todos armados e enfurecidos, mas todos em defesa do que para eles era primordial: a honra!

Aquiles foi um exemplo de coragem e seu principal objetivo era fazer com que seu nome atravessasse os séculos e nunca fosse esquecido, comportamento característico do período homérico onde havia essa predominância do pensamento em que o homem deveria ser herói. A educação homérica então se concentrava no aprimoramento humano, na construção de um homem completo e perfeito em todas suas aptidões. Assim, criava-se um modelo de homem guerreiro e heróico e este deveria ser seguido por todos os outros, assim seguindo esse modelo o jovem era educado.

Referências

https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2562_1928.pdf

http://www.historialivre.com/mitologia/mito_de_aquiles.pdf

CORRÊA, R.A, KRATANOV, S.V Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais: Claretiano, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com