TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos em Teoria do Currículo

Por:   •  19/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos em teoria do currículo

Ao se deparar com a escolarização básica e o currículo, os objetivos apresentados, desde o início da disciplina é refletir com políticas no meio educacional, analisando a Lei de Diretrizes e Base (LDB) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para a importância da educação básica. Para que a escola e o currículo se tornem democráticos, é preciso organizar o currículo através da adequação, participação e flexibilização para que a escola se torne democrática. Criando caminhos para adaptar toda a estrutura e condição escolar de acordo com os alunos de sua unidade. Criando adequações nos conteúdos apresentados é fundamental para que todos aprendam e compreendam.

Logo após a Constituição de 1988, esses preceitos e princípios, colocam em pratica o melhoramento da educação brasileira pois, inicia-se uma evolução na democracia e respeito pela diversidade, relações culturais e étnico-raciais. A escola também começa a se adaptar os conteúdos de acordo com as origens e cultura de seus alunos.

Tendo como principal objetivo de analisar as teorias de controle social, ele é associado com o processo de socialização, adquirindo sua personalidade que constitui a base de seu comportamento. Definindo então o indivíduo com ele interioriza em seus princípios e valores. Levando em consideração a escolarização é um dos processos que mais colabora com a sua capacidade e pensamento. O controle social também é utilizado no currículo formação dos cidadãos, como normas, cultura e valores. Nenhuma lei tem poder de mudar ou controlar a sociedade, as pessoas têm esse poder de mudar o que está em sua volta. O currículo progressista devia formar os cidadãos intelectualmente, capaz de trabalhar em pares, sendo seguidos para colaborar com o desenvolvimento para sociedade. O currículo também tinha o objetivo de transformar a sociedade, os valores da comunidade rural e de classe média era para ser recriados e preservados.

Portanto o controle social não está somente na escola e sim na sociedade como todo. Dentro do contexto muitos indivíduos não se adaptam em aquele ambiente escolar ou determinado local, eram chamadas de desajustados. Assim o currículo deve estar se ajustando e modificando, de acordo com os alunos assim irão conseguir aprender de forma democrática, promovendo uma educação de qualidade, estimulando e promovendo condições para todos.

No texto sobre Currículo e Controle Social, o autor observa que há uma preocupante possibilidade de influência do behaviorismo. Fazendo com que os alunos se transformem em material bruto, aonde são moldados a partir dos padrões da sociedade. Como fragilidade, o planejamento do currículo deveria dar voz aos alunos. O conteúdo escolar tem sido escolhido pela cultura dominante, onde as crianças de cultura poupar acabam não compreendo, resultando em seu fracasso.

No texto “Pluralismo Cultural no processo de escolarização: algumas reflexões sobre certos embates”, o autor revela que o processo democrático é uma possibilidade no processo de escolarização atual, que pode trazer qualidade e inclusão. O autor também mostra que o Pluralismo Cultural demonstra ser uma fragilidade, pois o pensamento culturalista acaba atribuindo a desigualdade e fracasso escolar de alguns, o que é totalmente contrário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com