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Os Jogos e Brincadeiras

Por:   •  13/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

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Disciplina:

Fundamentos e Métodos do ensino de Artes e Educação Física

Tutor:

Gustavo Braga de Oliveira

RA:

Aluno(a):

 Marciele Machado

Turma:

Pedagogia 2° graducação Ead.

Unidade:

Polo Guarapuava - Pr

Atividade Portifólio 2° ciclo.

         O jogo é uma prática cultural datada dos primórdios do mundo que entendemos por civilizado. O jogo pode ser tido como forma de entretenimento, de competição, de cooperação, e foi  até mesmo utilizado como forma de treinamento militar nas civilizações antigas.

        Na educação tradicional e na tecnicista, os jogos eram utilizados como forma disciplinadora. A medida em que as transformações sociais vão reconstruindo o imaginário social e as pesquisas científicas vão se multiplicando, as metodologias aplicáveis a educação vão ressignificando as ferramentas de aprendizagem, assim como os jogos e brincadeiras.

        Na contemporaneidade, os jogos podem ser utilizados e explorados para incentivar diversas habilidades como as psicomotoras, competitividade, cooperatividade, concentração, disciplina, empatia.

        Um exemplo de jogo fácil de explorar e com muitas possibilidades de atividades pré e pós-jogo é o que chamamos de Caçador aqui no sul do país, em outros lugares o jogo é chamado de queimada. Não se sabe especificamente a origem desse jogo no Brasil, mas ele também é praticado pelos europeus. Trabalhar a dimensão conceitual pode render uma aula, com um plano elaborado para pesquisa e reflexão a respeito desse jogo. Pode-se também fazer uma troca de experiência com pessoas mais velhas e como brincavam com esse jogo.

        Em resumo, esse jogo consiste em dividir duas equipes, e como uma bola tenta-se acertar adversário com a bola. Esse jogo não demanda de muito espaço e nem muito material. Ele pode ser modificado com as regras como número de vidas de cada participante, eles podem estar ligados pelos pulsos, a bola utilizada pode ser feita pelos alunos, a bola pode ser um balão com água. Das formas citadas estaremos trabalhando as dimensões conceituais e procedimentais.

É importante trabalhar a dimensão atitudinal deste jogo: os valores, as normas, o respeito e a solidariedade, colaboração e auto controle. O jogo pode se tornar inclusivo, em caso de alunos com necessidades especiais no campo motor, podem contar com um aluno como mentor. Se houver um ou mais alunos cegos, a bola utilizada pode ser semelhante a utilizada nos campeonatos das paralimpiadas. Com a colaboração dos alunos, bolas com sinos ou outros materiais que façam barulho podem ser improvisadas pelos alunos. Como citado acima, entre o pré e o pós jogo pode-se trabalhar pelo menos 3 aulas, ou em um plano interdisciplinar, o plano de aula poderá ser semanal, desde que envolva mais atividades coerentes ao tema. O importante além das questões de aprendizagem, é criar um ambiente acolhedor e que renda interação e diversão entre alunos e professores.

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