TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos e Brincadeiras

Por:   •  3/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Levando-se em consideração os aspectos citados pela professora Tizuko Morchida Kishimoto, podemos perceber que a brincadeira é fundamental na vida da criança, pois através dela é possível desenvolver os aspectos físicos, cognitivos e motores. No entanto, o jogo infantil inclui as seguintes características: simbolismo, ao representar a realidade e atitudes; significação, uma vez que permite relacionar as experiências; atividade, ao permitir que a criança faça coisas; voluntário ou intrinsecamente motivado, ao incorporar seus motivos e interesses; regrado, de modo implícito ou explícito; e episódico, caracterizado por metas desenvolvidas espontaneamente.

Podemos considerar também que os objetos fazem toda a diferença na brincadeira, possibilita a criação, a imaginação e interação com os demais, a partir daí o indivíduo poderá ter autonomia para escolher seu projeto. É fundamental a escola deixar a criança levar o seu brinquedo preferido, para que se sinta acolhida, sendo também de grande importância respeitar a cultura de cada uma, pois somos um país multicultural, é preciso valorizar a cultura e as diferenças através do faz de conta. Existem vários jogos que podem fazer parte do estímulo ao desenvolvimento, como os jogos de construção, empilhar materiais, além disso a criança não precisa do brinquedo para brincar, elas adoram construir seu próprio brinquedo. Sendo assim, é preciso respeitar o gosto de cada uma, deixar que se sinta a vontade para usar a imaginação e os materiais disponíveis para que seja possível brincar.

Este foi um trabalho para falar um pouco do jogo e da brincadeira e foi usado como base o livro “O jogo e a educação infantil” de Tizuko Morchida Kishimoto e também foi feito o relatório através de um vídeo também da Tizuko

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com