TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos e brincadeiras na infância

Por:   •  15/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –
EDUCAÇÃO INFANTIL

 POSTAGEM 2:
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Barbara de Siqueira França        1703386

Carolina Macagnan                     1714132

Leila Magnelly Martins                1712656

Unip
Polo Indaiatuba
2018

Tema

O prazer e o aprender no brincar. Importantes estudiosos e pesquisadores já mostraram a importância da brincadeira na infância.  

Podemos mencionar Froebel, que criou os kindergardens - jardins da infância - e o seu pensamento, de valorização da liberdade da criança por meio das brincadeiras para desenvolverem a parte lúdica, assim como Jean Piaget, que acreditava que através das brincadeiras se desenvolve a parte motora e cognitiva que auxilia na escrita e desenvolvimento da afetividade.

Este projeto foi criado com o intuito de  sanar (essas necessidades? Quais necessidades?) e assim, contribuir pra seu desenvolvimento.  

Situação problema

Depois de observado a dificuldade das crianças em conseguirem um tempo livre para brincarem e a falta de autonomia para brincar sem a condução de um adulto foi criado este projeto. Segundo pesquisas realizadas, os pais tem medo de deixar as crianças brincarem por falta de lugares seguros e também por conta da falta de tempo. As crianças de hoje são tão atarefadas que não sobra tempo para brincar, e quando sobras preferem algo mais calmo como aparelhos eletrônicos como explica a psicopedagoga Quézia Bombonatto, diretora da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp): “Algumas crianças estão tão atarefadas que no tempo livre estão exauridas, por isso acabam optando por algo que não exija muito delas”. “Brincar com liberdade de movimentos físicos envolve a criança inteira: corpo e imaginação, sentimentos e pensamento. Isso potencializa suas capacidades e as desenvolve sinergicamente”, defende Vital Didonet, pedagogo especialista em políticas públicas para a primeira infância. Com base nas pesquisas e nos professores e pesquisadores estudados, foi criado este projeto com o intuito de proporcionar a criança uma vivencia que falta nos dias de hoje e incentivar mais brincadeiras em casa para um melhor desenvolvimento.

Justificativa

Foi criado este projeto com intuito de resgatar para o ambiente escolar, através de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras que venham a desenvolver na criança seu processo criativo e interativo, já que atualmente o tempo tem ficado tão escasso e os eletrônicos ganhando cada vez mais espaço, e assim, preenchendo suas necessidades conforme se desenvolvem e que em uma aprendizagem de maneira formal não seria possível. Assim, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança, desenvolvendo sua parte motora, cognitiva e social, e dando ferramentas para a construção do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com