TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos para Relatório sobre educação

Por:   •  14/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 7

Caracterização da escola:

A instituição de ensino Deoclides Alves De Barros, localizada na cidade de Bonfim do Piauí, tem sua estrutura física composta por: 05 salas de aulas ativas, 02 banheiros 01 masculino 01 feminino, 01 cantina, 01 refeitório que possui mesas e bancos apropriados ao tamanho das crianças, 01 pátio, 01 sala da direção e 01 salas dos professores.

A parte externa esta em bom estado estético, o pátio e amplo e semiaberto, possui desenhos de amarelinhas pelo chão, nos corredores e refeitórios cartazes que falam de brincadeiras e cantigas folclóricas, nas salas de aula possui espaço amplo com decorações nas paredes de desenhos, e de algumas atividades que os alunos desenvolvem em sala de aula, todas as carteiras são adequadas ao tamanho das crianças, possui também o cantinho da leitura que é um armário no canto da sala com livros de histórias infantis que são lidas em salas de aula, e esta disponível para as crianças levarem para suas casas. Os banheiros são grandes, más os vasos sanitários e as pias não são apropriados para o tamanho das crianças, as salas dos professores e da direção possuem mesas, armários e computadores.

O horário de funcionamento da escola Deoclides Alves De Barros e das 07h30min às 11h30min, atende alunos com faixa etária de idade de 03 á 09 anos de idade. Do pré ao 3ª ano.

Introdução:

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a situação do funcionamento da unidade escolar Deoclides Alves De Barros, no intuito de promover uma reflexão sobre as condições relativas ao trabalho docente na respectiva unidade escolar, neste contexto observamos as diversidades ocorridas pelos docentes e discentes da respectiva instituição no intuito de promover um debate acadêmico sobre as reais situações oriundas da prática de ensino aprendizagem, com a finalidade de comtemplar uma completa analogia sobre a nossa proximidade coma prática docente, para que assim passamos desenvolver uma maior e melhor flexibilidade perante aos desafios característicos do ato docente.

Este relatório é constituído por dados observacionais, buscando relatar como e dividida a organização disciplinar da Unidade Escolar Deoclides Alves De Barros, das dependências do recinto e finalmente analisando, bem como as experiências vivenciadas no período de estagio de observação. Este relatório também visa descreve as observações pertinentes não só do processo em sala de aula, mas também a estrutura do ambiente escolar como um todo na busca por uma melhor caracterização das experiências vivenciadas.

O mesmo tem o objetivo de mostrar um pouco de como é o dia a dia do trabalho dos profissionais que agem no campo da educação, com o objetivo de informar e tirar algumas dúvidas baseadas nas experiências vividas no percorrer das observações podendo relatar essas experiências e aprendizados em sala de aula junto aos demais, para que com isso já tenhamos alguma base de como funciona o trabalho docente.

Metodologia:

O trabalho foi realizado nos dias 07, 08, 09, 13 e 14 de outubro de 2015, os dados relatados tem como base a fundamental a observação dos dados relatados. Este relatório também visa descreve as observações pertinentes não só do processo em sala de aula, mas também a estrutura do ambiente escolar como um todo na busca por uma melhor caracterização das experiências vivenciadas.

Os materiais utilizados para a coleta de dados foram: cadernos e canetas para anotações e celular para tirar fotos dos cartazes nos corredores e refeitórios e nos demais partes da escola.


Descrições das observações feitas em sala de aula e do ambiente escolar:

Desde o primeiro dia de observação que foi no dia 07 de outubro de 2015, foi notado um grande envolvimento de todos os integrantes do colégio para a apresentação de um projeto chamado folclore brasileiro, que já vinha sendo trabalhado há dois meses e que foi apresentado nos dias 08 e 09 de outubro de 2015, no qual foi apresentado por todas as turmas do colégio. No primeiro dia do evento foram desenvolvidas brincadeiras relacionadas ao folclore brasileiro junto com todos os alunos da escola, entre elas foram apresentadas cantigas de roda e trava línguas, com apresentações de todos sem especificar as turmas que estavam participando.

Em seguida do projeto a escola convidou os pais dos alunos de todas as comunidades locais para que eles viessem assistir a apresentação dos filhos. Uma estrutura foi montada para as apresentações no refeitório, onde possuía cadeiras para todos sentarem e um espaço livre na frente para as apresentações dos alunos. As organizações começaram as 07h00min horas da manha na qual teve o total envolvimento dos professores, da direção e dos demais funcionários da instituição para decorar o local com cartazes com ilustrações folclóricas. A pós a organização do espaço começam a organizar as vestimentas dos alunos, enquanto isso as crianças não paravam quietas, corriam e brincavam com seus colegas bem eufóricos. Logo depois que os pais chegam e sentam para assistir a apresentação dos seus filhos. O evento começa com a fala da diretora cumprimentando todos os que estão ali presentes no evento, ela explica que o evento e importante porque se percebe a necessidade de resgatar as brincadeiras, cantigas, danças e tudo mais, coisas que atualmente já são esquecidas pelas crianças, por elas não terem mais acesso a essa cultura como antes, e que a mesma faz parte de todo o território nacional e por isso não pode ser esquecida.

A primeira turma apresentou a dança de São Gonçalo, para mostrar para os alunos que essa dança faz parte da cultura local, e que se percebeu que a maioria dos alunos não conhecia. Logo em seguida foi à turma do pré (03 anos de idade) que apresentaram a dança do sapo cururu. Mais adiante foi apresentado pela turma do 1ª ano A um desafio de adivinhas também característico do folclore brasileiro. O 2ª ano apresentou uma mini peça sobre a dança do bumba meu boi, e depois dançaram a mesma. Neste evento também foi apresentado o carnaval com rainha de batería, mestre sala e as baianas representando o candomblé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com