TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Recursos Materiais, Recursos Humanos, Recursos Financeiros e Culinária

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.451 Palavras (18 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

SANTO ANASTACIO/SP

DIDÁTICA

PROFESSORA EAD: MARIA AUSDY CASTRO DOS SANTOS.

PROFESSORA PRESENCIAL: LIDIANE GONZALES PINEDA.

ACADÊMICOS:              

CAMILA ALCANTARA VENANCIO                                                                 RA 397619

DAIANE SOBRAL MORENO SANTOS                                                             RA 395328

MARIA GEANI DE CAMARGO NAVARRO                                                    RA 395380

ROSARIA EUGENIA PULHEZE                                                                         RA 395397

SERGIO ANTONIO NEGRI                                                                                 RA 395400

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática”, sob orientação do professor-tutor à distância Renata Manfrin Schmidt.

SANTO ANASTACIO/SP

19/11/2012

Sumário:

Título                                                                                             Páginas

Apresentação ..........................................................................................................................02

Justificativa, Objetivos Gerais e Específicos........................................................................03

Cronograma: Língua Portuguesa.........................................................................................04

Geografia, Historia, Artes, Educação Física e Matemática................................................05  

Pluridade  Cultural  e  Étnica,  Língua  Portuguesa  e   Artes,   Língua    Portuguesa    e

Historia e Avaliação................................................................................................................06

Recursos Materiais, Recursos Humanos, Recursos Financeiros e Culinária....................07

Capoeira..................................................................................................................................10

Artesanatos e Historia............................................................................................................12

Filme e Contexto Histórico.....................................................................................................13

Abolição da Escravatura - Lei Áurea....................................................................................14

Mapa Conceitual.....................................................................................................................15

Bibliografia..............................................................................................................................16

APRESENTAÇÃO

O  desafio deste trabalho consiste na elaboração de um Plano de Aula. E neste Plano de Aula vamos tentar apresentar como a presença Africana influenciou na Cultura Brasileira.

Plano de aula

Escola: EMEF “Paulo Freire”

Tema: A presença Africana na Cultura Brasileira

Público alvo: Ensino Fundamental – 4ª série

Duração: Aproximadamente 3 meses.

Professoras(es): Rosaria E. Pulheze, Camila A. Venâncio, Daiane S. M. Santos, Maria Geane de C. Navarro, Sergio Antonio Negri.

Justificativa:

                O nosso país se constitui por grupos humanos que se diferenciam pela cor, isto porque as civilizações africanas contribuíram na formação da cultura do povo brasileiro de forma quem em todo o país exaltam suas músicas, comidas, crenças, danças, que são necessárias serem resgatados com os nossos alunos valorizando essa cultura.

                É importante conhecer a cultura dessas civilizações que fazem parte da cultura nacional que herdamos reconhecendo e divulgando sua importância.

                Além de ressaltar a cultura africana pretendemos propor discussões para que os alunos percebam a história dessas civilizações que enfrentam a discriminação, preconceito e o racismo que ainda hoje existem, mas que é considerado crime, pois seus direitos devem ser respeitados.

Objetivos Gerais:

                As influências das civilizações africanas e sua importância na cultura brasileira.

Objetivos Específicos:

                As civilizações africanas exercem uma importância na cultura brasileira deste modo iremos propor em sala de aula algumas discussões para que os alunos percebam:

  • Que o povo brasileiro se constitui por grupos humanos que se diferenciam pela raça e diferentes culturas;
  • Discutir alguns valores essenciais humanos como o respeito ao outro, ás diferenças individuais de cada um e adversidade em geral, pois vivemos num espaço de desiguais e atitudes com o preconceito, discriminação e racismo ocorrem, mas temos que mudar essas atitudes que existem na sociedade;
  • Que o povo brasileiro formou-se a partir da mistura de três grupos humanos representados pelos índios, brancos e negros;
  • Que aprendemos com diferentes culturas algumas coisas que marcam a maneira de ser do povo brasileiro e que dos negros herdamos a música (como o batuque, samba), comidas, crenças, festas populares, danças e a luta de capoeira.
  • Discutir e informar os alunos a respeito da vida cultural da cidade especialmente sobre a presença da cultura afro-brasileira na vida da comunidade deste modo é importante resgatar:
  • As músicas como batuque, samba, o cateretê.
  • As comidas como vatapá, o caruru, a farofa e a feijoada.
  • As crenças e as festas populares e a luta da capoeira.
  • Que os alunos saibam que os negros vieram da África trazida à força pelo homem branco para trabalhar como escravos nas lavouras.
  • Contar um pouco da história dos movimentos de resistência, as lutas dos negros (Quilombos) e discutir sobre o preconceito e racismo em relação aos negros.

Cronograma:

 Língua portuguesa:

  • Conversar com os alunos sobre a formação da população brasileira, quais as raças como índio, negro, branco que constitui o povo brasileiro representar esta população através de figuras.
  • Conversar sobre as diversas culturas que estão presentes na nossa comunidade, ilustrar esta discussão propondo primeiramente uma observação entre os próprios alunos questionando as suas próprias características no que são diferentes e no que se parecem.

Geografia:

  •  Mostrar no mapa os países que estão perto um do outro e dizer que ocorrem as influências culturais entre eles nos costumes, comidas, etc.
  • Aproveitar e informar sobre o efeito das comunicações no mundo em quem vivemos.                 È interessante falar sobre a revolução da Internet, computador, e isto também têm aproximando, as pessoas, pois as distancias se tornaram menores e com o diálogo que ocorre e  troca de informações um acaba se apropriando de conhecimento um do outro.

História:

  •  Fazer um levantamento com os alunos e registrar o que aprendemos com as civilizações trazidas.
  • Contar a história através de livros e vídeo sobre Zumbi dos Palmares.
  •  Falar sobre a abolição e suas influências na sociedade.

Artes:

  • Fazer um cartaz com as figuras de civilizações e classificar de acordo com as informações trazidas.
  • Visita à fábrica Cerâmica Indaiá Ltda., onde os alunos irão observar a fabricação de cerâmicas, após a visita os alunos receberão um vaso de cerâmica e pintarão na sala com a técnica de marmorização.

Educação Física:

  • Selecionar algumas músicas de samba, de capoeira e trazer para a sala para que as crianças possam ouvir conhecer e cantar.

Matemática:

  • Noções matemáticas como adição, subtração e raciocínio lógico.

Pluralidade Cultural e Étnica:

  •  Conversar que a cultura popular refere-se às imagens, a escrita, a fala, festas, tradições, valores, receitas e costumes que aprendemos uns com os outros e que vão sendo repassados entre as comunidades em geral.
  • Ampliar a visão de relação ao mundo eliminando desde cedo possíveis preconceitos que nelas poderiam desenvolver diante de pessoas que possuem hábitos e costumes diferentes do meu, isto é saudável diante da diversidade cultural que temos.

Língua portuguesa e Artes:

  • Montar um livro com algumas receitas, fazer a escrita coletivamente utilizando-se também de desenhos no final de cada receita, inclusive explorar como devemos fazer à escrita.
  • Propor a criação de um mural onde os alunos irão realizar desenhos apresentando sua própria estória com suas preferências quanto à alimentação, brinquedos, musicas, vestuários, demonstrando suas próprias diferenças e igualdade que temos entre o próprio grupo da classe a necessidade de haver respeito pela escolha do outro.
  • Criação da árvore genealógica de cada criança, observando suas origens, e assim despertando neles o respeito pelos negros, pois muitos deles poderão ter em suas árvores descendentes negros.

Língua portuguesa e História:

  • Contar a história de Zumbi de modo que a leitura seja realizada observando se os mesmos demonstraram interesse e explicar quem foi Zumbi, e argumentar com o grupo com discussões que apesar de existirem as diferenças culturais e raciais, todas as crianças do mundo, de qualquer parte buscam a mesma coisa viver feliz.

Avaliação:

  • Observar se os alunos com as discussões propostas se envolveram e desenvolveram interesse pelo tema.
  • Se perceberam que ainda sejamos fisicamente diferentes com gostos e preferências, somos seres humanos e que ainda uma criança seja mito diferente devemos lembrar que na verdade ela é um ser humano como qualquer um de nós e que todas devem gostar de brincar, de se divertir, de estudar e terem muitos sonhos para o futuro.

Recursos matérias: revistas, jornais, colas, tesouras, papéis, rádio, cartolinas, sul fites, mapa, livros, fotos, vídeos, televisão, lápis de cor, tinta, espiral, canetinhas, pincel atômico, giz de cera, anilina, álcool, pincéis, verniz e retro projetor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (306.6 Kb)   docx (128.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com