TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Saberes Da Educação Ambiental Na Educaçao Infantil

Por:   •  4/4/2023  •  Monografia  •  8.149 Palavras (33 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 33

SABERES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇAO INFANTIL

                                                         

        

SALTO

2018

DANIELA

SABERES DA EUDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇAO INFANTIL

SALTO

2018

FICHA CATALOGRÁFICA

DANIELA

SABERES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇAO INFANTIL

Banca Examinadora:

Profa. Dra. ...... - Presidente

Instituição – Cidade/Sigla estado

Profa. Dra. ......

Instituição – Cidade/Sigla estado

Profa. Dra. ......

Instituição – Cidade/Sigla estado

Data do exame: ____/____/____        Avaliação:_________________________

SALTO

2018


Dedico este trabalho a ...

Esta seção é opcional. Caso não utilizar, exclua esta página.

 


AGRADECIMENTOS

[Digite seus agradecimentos aqui. Esta seção é opcional. Caso não utilizar, exclua esta página]


"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces."

(Aristóteles)


RESUMO

A educação ambiental, é um processo que possui como objetivo, desenvolver indivíduos consciente e críticos, além de reduzir os impactos e efeitos que destroem o meio ambiente. O trabalho da educação ambiental na educação infantil é importante porque a escola é o espaço ideal para mudanças, pois, na idade pré-escolar a criança está formando os seus valores e conceitos podendo assim, contribuir para um futuro melhor para todos. Analisar como a educação ambiental é desenvolvida na educação infantil é uma maneira de poder ver como ela está sendo passada para as crianças. Através desta pesquisa percebe-se que a escola deve realizar a educação ambiental com atividades que darão a possibilidade de enriquecimento e uma aprendizagem muito mais significativa, e satisfatória para as crianças. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar importância da educação ambiental nos saberes da educação infantil. A metodologia utilizada, foi a revisão bases de dados: Google Acadêmico e Scielo (Scientific Eletronic Library Online), além de livros, teses e dissertações. Entre os anos 2010 a 2020.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação Infantil. Meio Ambiente. Sustentabilidade


ABSTRACT

Environmental education is a process that aims to develop conscious and critical individuals, in addition to reducing the impacts and effects that destroy the environment. The work of environmental education in early childhood education is important because the school is the ideal space for changes, since, in the pre-school age, children are forming their values ​​and concepts, thus being able to contribute to a better future for all. Analyzing how environmental education is developed in early childhood education is a way to be able to see how it is being passed on to children. Through this research it is realized that the school must carry out environmental education with activities that will give the possibility of enrichment and a much more meaningful and satisfying learning for children. Therefore, the objective of this research was to analyze the importance of environmental education in the knowledge of early childhood education. The methodology used was the review of databases: Google Scholar and Scielo (Scientific Electronic Library Online), in addition to books, theses and dissertations. Between the years 2010 to 2020.

Keywords: Environmental Education. Child education. Environment. Sustainability


Sumário

 

  1. INTRODUÇÃO

                Diante do agravamento dos problemas ambientais atuais, o trabalho com a Educação Ambiental (EA)é considerado um grande aliado na conscientização e sensibilização da população em geral, objetivando trazer novas mudanças nos hábitos e atitudes que o ser humano desempenha com o meio ambiente; sendo esta prática contínua entre ser humano e sociedade; e o ser humano com o meio no qual encontra-se inserido, gerando uma prática transformadora de um processo dinâmico e integrativo. (GRZEBIELUKA; KUBIAK; SCHILLER, 2014).

De acordo com Odum e Barret (2007), o crescimento exponencial de um determinado ecossistema está diretamente ligado com a sucessão ecológica e contribui para alterações evolutivas nas espécies e dos processos presentes da comunidade, no decorrer do tempo. A ampliação desta atividade resulta na mudança de habitat pela comunidade, incluindo as interações de competição e mutualismo. Esses processos são relevantes para o manejo de uma área ambiental.

Sendo assim, este estudo foi elaborado partindo da importância da temática do meio ambiente, no contexto escolar, da Educação Infantil. O enfoque do tema, demonstra o que há de mais importante na Educação Ambiental dentro do ambiente escolar, despertando a curiosidade dos professores e alunos, e consequentemente contribuindo para a sociedade, instruindo as pessoas a serem conscientes. A Educação Ambiental retrata um complexo de ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente, no intuito da compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação, com ênfase a formação de cidadãos conscientes e críticos. Essa inter-relação do ser humano com o meio ambiente, promove cidadãos comprometidos com o futuro do planeta, pois gera uma mudança comportamental mais crítica e assertiva em relação ao planeta e a sociedade, os quais atualmente enfrentam diversos problemas ambientais como a falta de água, enchentes, o desmatamento da Amazônia e da Mata Atlântica, e a extinção de espécies. Não há dúvidas da necessidade de preservar o meio ambiente, visto que é pauta de grandes conferencias internacionais, afim de promover a conscientização e implementação de políticas públicas eficazes. No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental, foi implementada no ano de 1999, e o meio ambiente passou a ser um tema transversal obrigatório dos currículos escolares, sendo abordado de forma interdisciplinar (BRASIL, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.3 Kb)   pdf (208.6 Kb)   docx (221.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com