TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os conteúdos de Matemática no Ensino Fundamental

Por:   •  15/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA

CURSO DE PEDAGOGIA

ESTER DE FÁTIMA BARROSO DA SILVA

Os conteúdos de Matemática no Ensino Fundamental

CHAPADINHA

2017

ESTER DE FÁTIMA BARROSO DA SILVA

Os conteúdos de Matemática no Ensino Fundamental

Trabalho apresentando à disciplina de Fund. Teóricos metodológicos do Ensino da Matemática para a obtenção de nota do segundo crédito.

Profª. Luísa.

CHAPADINHA

2017

PARÂMETROS Curriculares Nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF,1998. 53 a 59 p.

A aula de Matemática deve tornar-se um dos melhores locais para preparar os indivíduos que a sociedade atual exige. Deste modo, os professores só podem dar respostas a estas novas exigências e responsabilidades através de uma inovação curricular, de uma nova concepção pedagógica e de uma correta aplicação de materiais. O papel da Matemática é levar o aluno a desenvolver o espírito crítico, a criatividade, a capacidade de análise, a interpretação, a formulação de hipóteses e a elaboração de estratégias para a resolução de problemas. Dessa forma, a Matemática está presente em praticamente tudo, com maior ou menor dificuldade. Porém, perceber isso é entender o mundo à sua volta e poder atuar nele. Além disso, a matemática é também ferramenta e aplicação em outas áreas dos conhecimentos. Portanto, o conhecimento matemático é fruto de um processo do qual faz parte a imaginação, desenvolvendo potencialidades, conquistando autonomia e desenvolvendo o espirito critico bem como competências básicas necessárias à formação da cidadania. Matemática é uma disciplina em que são bem visíveis os momentos de dificuldade, obstáculos e erros. Isto acontece porque a Matemática é assim mesmo, uma disciplina em que é fundamental persistir e não desistir.

O conhecimento e o domínio dos conteúdos é de grande importância para que os alunos demonstrem interesse pela disciplina. Não se pode pensar somente em ensinar números e contas aos alunos, pois ao se trabalhar a matemática deve-se explorar também a geometria, estudo do espaço e da forma, grandezas e medidas, etc. É necessário também o ensino sobre informações que poderão ser utilizadas no cotidiano dos alunos, ensinando eles a interpretarem gráficos, tabelas... entre outros recursos. Além da aplicação destes conteúdos, é necessário também que o professor conheça seu aluno, entendo a individualidade e o tempo de aprendizagem de cada um. A escola precisa então fazer um levantamento da realidade de cada um elaborar seu currículo e cabe ao professora encontrar situações que se adequem aos conteúdos no campo da Matemática, contribuindo assim para ajudar os alunos no raciocínio logico e sua formação.

Em números e operações o aluno conhecerá as categorias diferentes criadas para resolução de problemas: números naturais, números inteiros positivos e negativos, números racionais e irracionais. Durante este processo de conhecimento, eles irão ampliando sua visão dos números, sabendo que não se restringem, mas evoluem a cada nível.

Em espaço e forma tem a geometria, sendo importantíssima para a complementação curricular, sendo também algo que os alunos se interessam bastante e isso os ajudam a compreender, descrever e representar o mundo em que vive, permitindo também ao aluno criar conexões da matemática com outras áreas de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com