TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os diferentes espaços da brinquedoteca. As pesquisas e experiências sobre brinquedoteca

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto Multidisciplinar II

Aula-tema 05: Os diferentes espaços da brinquedoteca. As pesquisas e experiências sobre brinquedoteca

NOME

Tairine Alena Bandeira Cortez Araujo

RA

4201777964

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2017

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto Multidisciplinar II

Aula-tema 05: Os diferentes espaços da brinquedoteca. As pesquisas e experiências sobre brinquedoteca

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar II, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Julio Cesar Alexandre Junior).

Anhanguera Educacional

2017

    Trata-se de uma experimento realizado em uma brinquedoteca, que pode ser dividida em três diferentes grupos, sendo eles: os pedagogicos, os comunitarios-sociais, e os clínico de saude.

    Foram objeto de estudo; Marcelo (Sindrome de Down) tinha 5 anos quando  iniciou- se a pesquisa, sendo o mais novo dos dois filhos de sua família. Marcelo frequentava a APAE no periodo matutino e tinha dificuldade em articular os sons das palavras, que interferiam no processo de entendimento pelos adultos e outras crianças mas nunca o atrapalhou pois sempre se mostrava bastante comunicativo. Geralmente apresentava expressoes faciais mais marcantes e gesticulava muito em momentos de interação tanto com os outros como consigo em frente ao espelho. Constantemente gostava de tocar, acariciar, abraçar e beijar em muitas vezes causando um certo derconforto e afastamento das crianças. E Isadora tambem com 5 anos, que vivia no orfanato desde os seus três meses de idade, deixada pela mãe na porta do orfanato foi vitima de maus tratos por parte da mesma, e talvez por consequencia disso, demorou aproximadamente um ano e meio para interagir com as mulheres que trabalhavam no orfanto sem chorar ou estranhar. Caso uma mulher se aproximasse ou gritasse perto dela, Isadora esperneava e chorava compulvisamente onde mas tarde foi adotada pelo coordenador do orfanato.Na brinquedoteca tinha dificuldade de se relacionar com as outras crianças  e com adultos, brincava por todos os canto temáticos, brincava sozinha e com outras crianças sempre gostou da fantasia de noiva.Entretanto uma caracteristica que a diferenciava das outras crianças era o fato de chorar por muito tempo em momentos em que era contrariada.

    Dentro da brinquedoteca Marcelo passou a conviver com a Isadora relacionavam-se e brincavam com uma relativa frenquencia. Ao contrario da relação estabelecida com a maioria das outras crianças, na relação com Isadora, Marcelo ocupava uma posição diferenciada. Nas brincadeiras ele se titulava com um legitimo parceiro para a brincadeira, alguem com quem se podia divertir, rir e dar gargalhadas.

    A análise revela a complexidade que envolve o modo um sujeito é afetado pelo outro, ou seja, a dinanmica interativa. Nas relações estabelecidas nao é possivel destacar um sentido unico perpassando a forma como Isadora concebe Marcelo e a maneira como se relaciona com ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com