TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os fundamentos da Pratica Docente (Resenha)

Por:   •  24/4/2022  •  Resenha  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]        [pic 2]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – IFBA – CAMPUS ILHÉUS

POLO ITAPETINGA

AMILTON DIAS DOS SANTOS FARIAS

Resenha

 “Os fundamentos da prática docente: elementos quase invisíveis”

 Autoras: Isabel Maria Sabino de Farias, Josete de Oliveira C. B Sales (org.)

IFBA – Ilhéus –Bahia Abril  de 2022

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – IFBA – CAMPUS ILHÉUS

POLO ITAPETINGA

AMILTON DIAS DOS SANTOS FARIAS

Resenha

 “Os fundamentos da prática docente: elementos quase invisíveis”

 Autoras: Isabel Maria Sabino de Farias, Josete de Oliveira C. B Sales (org.)

Atividade avaliativa apresentada à disciplina de Didática da Educação Física I, no curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Da Bahia - IFBA, como requisito parcial para aprovação

IFBA – Ilhéus –Bahia Abril  de 2022 

Resenha

Amilton Dias dos Santos Farias

amiltond1610@gmail.com

FARIAS, M.I. et al. Fundamentos da prática docente: elementos quase invisíveis. In: __ Didática e Docência: aprendendo a profissão. Fortaleza: Liber Livros, 2008. 20 páginas.

O texto “Fundamentos da prática docente: elementos quase invisíveis”  de autoria de Isabel Maria Sabino de Farias, Josete de Oliveira C. B. Sales é o primeiro capítulo da obra “Didática e Docência: aprendendo a profissão”. O livro é sudivido em duas partes que tratam respectivamente da atividade  e da organização do trabalho docente. O capítulo aqui abordado apresenta os aspectos das correntes que estruturam o trabalho pedagógico, a saber: a Teoria Positivista; as Teorias Crítico-Reprodutivistas; a Teoria Histórico-crítica ou Dialética; a didática nos projetos políticos e educativos reformistas e transformadores.

As correntes são apresentadas no capítulo a partir das  teorias não-críticas, crítico-reprodutivistas e críticas compreendidas por Saviani e a compreensão de pedagogia liberal e progressistas propostas por Libâneo. Além disso, as autoras acrescentam uma análise didática das  tendências pedagógicas reformistas e transformadoras e a perspectiva política relacionada à educação.

Levando em conta os pressupostos de Saviani, as autoras vão recorrer à ideia de aporte teórico, como o conjunto de mudanças culturais que afetam o cotidiano educacional.  Sobre esse ponto, elas defendem a ideia de que o surgimento de uma nova prática ou teoria da educação não exclui a que já estava vigente.

Ancoradas no estudo teórico de Dermerval Saviani, o texto traz primeiramente a  Teoria Positivista. Essa corrente defende a partir de diferentes tendências educacionais uma mudança didática de foco , que antes era centrado no desenvolvimento intelectual e que passou a ter como ponto o bem-estar individual do estudante. As autoras demonstram que essa mudança é apenas um desafio para os professores que precisam ajustar sua pedagogia para esse efeito. A partir dessa abordagem, de forma clara, as autoras descrevem  de que forma a abordagem positivista aparece nos modelos tradicional, tecnicista, crítico- progressista e libertador de educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com