TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os objetivos do estágio supervisionado em EE "Prof. Benedito Dutra Teixeira»

Relatório de pesquisa: Os objetivos do estágio supervisionado em EE "Prof. Benedito Dutra Teixeira». Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.678 Palavras (15 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ALINE CARDOSO GONÇALVES TEIXEIRA RU: 598609

TURMA 2010/08

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – UTA DIDÁTICA

PIRACICABA

2013

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ALINE CARDOSO GONÇALVES TEIXEIRA RU:598609

TURMA 2010/08

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – UTA DIDÁTICA

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado Magistério/Normal de Ensino Médio – UTA Didática no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.

Tutor Local: Silvana Ferreira

Centro Associado: Piracicaba

PIRACICABA

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................3

2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA..........................................5

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA.......................................................................6 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO..............................................................6

2.2 NÍVEIS DE ATENDIMENTO........................................................................7

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO............................................8

4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO UTA DIDÁTICA...............................................................................................14

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................15

REFERÊNCIAS....................................................................................................16

1.INTRUDUÇÃO

O presente trabalho discorre sobre o assundo Estágio Surevisonado-Magistério/Normal de Nível Médio,onde foram observado características desta fase e observações sobre a prática pedagógica.

O estágio realizado na EE”Prof Benedito Dutra Teixeira”sabendo –se que está presente escola atende o Ensino Fundamental II e Ensino Médio situada na Cidade de Charqueada São Paulo,sendo observado o Professor de sociologia com o professor David dos Santos com a turma do 1° do Ensino Médio.

Os objetivos do Estágio Suprevisionado tende a possilitar a análise das politicas educacionais do curso de formação de professores em Nível Médio,bem como a compreensão da organização histórica,legal e curricular deste curso.Além disso,nesta disciplina o aluno deverá desenvolver conhecimentos sobre os aspectos teórico-metodológicos do planejamento de aulas das disciplinas pedagógicas do curso normal de Nível Médio a partir do contato direto com sua realização.

Foram registrados as caracerísticas da escola bem como analisado a proposta pedagógica da escola e a clientela que atende.

O estágio é de suma importância para o aluno de pedagogia estar em contato com a realidade das salas de aula, observar a história e buscar melhoria na qualidade de ensino.

O estágio é um meio que pode levar o acadêmico a identificar novas e variadas estratégias para solucionar problemas que muitas vezes ele nem imaginava encontrar na sua área profissional. Ele passa a desenvolver mais o raciocínio, a capacidade e o espírito crítico, além da liberdade do uso da criatividade.

O fato de o estágio ser supervisionado por um docente o torna um treinamento, uma forma de profissionalização, na qual o estudante vivenciará o que tem aprendido na Universidade, pois passa a perceber como os conteúdos aprendidos na Universidade podem ser úteis na prática e como podem ajudar a eliminar as falhas existentes. É uma ferramenta que pode fazer a diferença para aqueles que estão adentrando o mundo do trabalho e que têm o poder de mudar a lamentável realidade da educação brasileira.

A forma com que muitas universidades aplicavam a prática de estágio supervisionado não vem sendo muito eficaz, pois, Ostermann (2001, p. 1) revela que a grande maioria dos cursos ainda não superou o modelo 3 + 1, implantado em 1962, em que primeiro se tem três anos de formação técnica centrada no aprofundamento do conhecimento de conteúdo específico da área de formação e de metodologia e, posteriormente, mais um ano de disciplinas pedagógicas de formação específica para professores; este ano seria de aplicação, incluindo as práticas de ensino e o estágio supervisionado (OSTERMANN, 2001; ECHEVERRIA, BENITE e SOARES, 2010, p. 2). Porém está ocorrendo uma mudança nesse modelo tradicional, que agora vem sendo substituído por uma alternativa fomentada pela nova legislação que exige 400h de estágio e mais 400h de práticas pedagógicas.

Citando Roerch (1999), Tracz e Dias (2006 p. 1) “o estágio é uma chance que o acadêmico tem para aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse do aluno”. Não só isto, é no momento do estágio que o acadêmico vê realmente como é a realidade cotidiana e a complexidade da sua futura área profissional.

Esses autores citam também Bianchi (1998), que diz que se o estágio supervisionado for visto como:

...uma atividade de que pode trazer imensos benefícios para a aprendizagem, para a melhoria do ensino e para o estagiário, no que diz respeito à sua formação, certamente trará resultados positivos, além de estes tornarem-se ainda mais importantes quando se tem consciência de que as maiores beneficiadas serão a sociedade e, em especial, a comunidade a que se destinam os profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com