TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA PROVAS OBJETIVAS

Por:   •  12/2/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

                            PEDAGOGIA

                               PROVAS OBJETIVAS

As provas objetivas são provas escritas que, em geral, são constituídas por um amplo repertório de perguntas ou itens cujas respostas são delimitadas, permitindo uma pontuação livre de interpretações subjetivas.

De acordo com o tipo de resposta que se solicita ao aluno, podem distinguir-se diferentes tipos de perguntas, entre outras:

  • De verdadeiro-falso.
  • De múltipla escolha.
  • De relação de pares.
  • De preenchimento de lacunas.

Perguntas de verdadeiro-falso

São questões que exigem que o estudante opte entre duas alternativas excludentes: verdadeiro-falso; sim-não; correto-incorreto.

Item:

Em uma prova objetiva, as respostas devem ser delimitadas com a finalidade de eliminar a subjetividade na hora da correção         V F

Orientações

1. O conteúdo da pergunta deverá ser relevante; às vezes, ocorre que, por incluir um número de questões, ou por reduzir a resposta a duas alternativas, o conteúdo da questão carece de relevância.

2. Utilizar formulações as mais curtas possíveis, que não sejam ambíguas e que tenham uma só idéia. Incluir mais de uma idéia pode induzir a que a resposta se centre em um aspecto trivial.

3. Ter a certeza de que a única resposta possível se situa em uma das duas alternativas propostas e de que não há exceções.

4. Propor um número similar de questões de resposta "verdadeiro" e de resposta "falso" e distribuí-Ias ao longo da prova de forma homogênea.

5. Não propor questões que tenham

negações ou duplas negações.

Perguntas de Múltipla Escolha

São perguntas ou itens nos quais é proposto ao estudante um enunciado, assim como um conjunto de opções de resposta (habitualmente, quatro ou cinco), em que, geralmente, uma é a verdadeira, e as restantes, falsas.

Denomina-se base o enunciado que precede as possíveis respostas, à resposta correta, resposta carreta, e às alternativas falsas, anulada.

Item:

Um termômetro é um instrumento que é usado para medir [base]

a) O volume da água da chuva                [anulada]

b) A velocidade do vento                        [anulada]

c) A direção do vento                                [anulada]

d) A temperatura                        [resposta correta]

Orientações

O conteúdo da pergunta deverá ser relevante.

1. A parte principal da pergunta deve figurar na base; as alternativas devem ser as mais breves possíveis.

2. Eliminar a informação redundante nas respostas e cuidar que cada uma das anuladas seja verossímil.

3. Evitar pistas e chaves na base que ajudem a resolver o item apenas aplicando um procedimento lógico ou de senso comum.

4. Se possível, não incluir alternativas do tipo "todas as anteriores" ou "nenhuma das anteriores".

5. Não propor alternativas que contenham negações ou duplas negações.

6. Distribuir o lugar da resposta correta ao longo das diferentes posições de ordem.

Perguntas de relação de pares

Nesse tipo de perguntas, é proposto ao aluno que relacione (mediante flechas, por exemplo) os elementos que, na forma de palavras, símbolos ou &ases, se encontram distribuídos em duas colunas.

Item:

Relacione mediante uma linha os nomes que se relacionam na coluna da esquerda com o livro que corresponda ao seu autor na coluna da direita (a cada autor corresponde um só livro).

Ralph Tyler                Avaliação das aprendizagens

Lawrence Stenhouse                Pesquisa e desenvolvimento do currículo

P. Da Lafourcade         Princípios básicos do currículo

Na realidade, esse formato de pergunta (por pares) provavelmente seja um dos primeiros com os quais o estudante se depara em sua história na escola. Algumas das atividades de trabalho na educação infantil em forma de fichas não são senão um exercício de relacionar pares: cores com objetos, formas, animais, etc.

Orientações

1 [Novamente] O conteúdo da pergunta deve ser relevante.

2. Em algumas ocasiões, aconselha-se a incorporar distratores, isto é, no exemplo proposto, propor mais livros que autores com a finalidade de que o aluno, em algum caso, não vá respondendo por exclusão.

3. Não abusar do número de pares. Um número excessivo de relações pode levar à confusão, sobretudo se são usadas linhas ou flechas para estabelecer a conexão.

4. Evitar pistas ou códigos que possibilitem, por meio da lógica ou do senso comum, o acerto na conexão, a menos que o que se pretenda avaliar seja a utilização da lógica ou do senso comum.

5. Explicar com a máxima clareza na introdução da pergunta (ou afirmativa) as bases sobre as quais é estabelecida a relação solicitada (no exemplo proposto, a relação é autor-livro), como deverá ser estabelecido tal relação (no exemplo, por meio de uma linha) e se algum dos elementos da esquerda pode estar relacionado com mais de um elemento da direita (ou vice-versa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com