TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERCUSSO HISTÓRICOS DA EJA

Por:   •  18/5/2018  •  Artigo  •  3.935 Palavras (16 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 16

                                               PERCUSOS HISTORICOS DA EJA

Débora dos santos Andrade

Prof.ª Denise Magaly Bertolini Garcia

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (0479) – Estágio

05/12/2014

RESUMO

A trajetoria da historia da educação da EJA nos faz percebe a ligação do tempo perdido,e imprescidivel ressaltar que o fracasso da escola basica,o sistema social que obriga a ir para o mercado de trabalho mas cedo,politicas publicas inificientes e despreparo dos professores que atende essa demanda,são um dos fatores que mas avasta os jovens das salas de aula, este texto tem como finalidade de pensar sobre os percursos historicos,que vai desde a luta pelo direito a educação de jovens e adulto a diversidade,pois ser humano esta condenado  a aprender para viver,para conviver, Dos Manifesto pioneiros  da Educação de 1932 à Constituição Federal de 1988 se passaram mais de cinco décadas de lutas. Da I à IV Conferência Internacional da UNESCO de Educação de Adultos (CONFINTEA) decorreram 60 anos. E o compromisso com o ideal de educação para todos permaneceu sólido,pois e muito importante auxiliar o adulto no processo de ensino-aprendizagem,para que eles possam ta mas seguros de si na sociedade.

Palavras-chave: EJA, DIVERSIDADE, UNESCO

1 INTRODUÇÃO

      O propositor desta pesquisa e discutir as contribuição e metodologia do ensino analisar sua influencia nos atos de ensino, com o percursos históricos da Educação de Jovens e Adultos ( EJA) quer metodologia e estratégia pode ser utilizar para alcançar o objetivo, e enfatizar o caminho percorrido pela educação de jovens adultos  como expressões do no desenvolvimento para adultos.

     O objetivo da Educação de jovens e Adultos (EJA) na educação e incentivar a vida  dos sujeitos envolvidos explorar e busca  contribuir relações entre os saberes da vida  e os conteúdos necessários de uma aprendizado que vai além do estagio em que o sujeito se encontra, um aprendizado que tenha sentido de ampliar as ferramentas culturais, ideológicas e politicas para lidar com o mundo.

  Em particular a trajetória da Eja e uma das modalidades da educação básica que possui faces politicas bem expressivas, e marcadas pela existência de vários programas governamentais e iniciativas da sociedade civil, sociais, e organizações não governamentais (ONGs). A Educação de Jovens e Adultos (EJA) si destina a pessoas analfabetas ou que não concluirão a educação básica, nos dias atuais os principais programa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atender jovens que não concluirão seus estudos no tempo regular e também as pessoas adultas que desejam ampliar sua escolaridade.

 A Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de proporcionar o ensino para educandos que por vários motivos abandonaram os estudos também visa à valorização dos alunos pelo resgate da autoestima e de uma nova perspectiva de vida e de inclusão social.

Que a educação seja o processo através do qual o indivíduo toma a história em suas próprias mãos, a fim de mudar o rumo da mesma. Como? Acreditando no educando, na sua capacidade de aprender, descobrir, criar soluções, desafiar, enfrentar, propor, escolher e assumir as consequências de sua escolha.  Mas isso não será possível se continuarmos bitolando os alfabetizados com desenhos pré-formulados para colorir, com textos criados por outros para copiarem, com caminhos pontilhados para seguir, com histórias que alienam, com métodos que não levam em conta a lógica de quem aprende. (FUCK, p. 14 e 15, 1994)

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

    O propositor desta pesquisa e discutir as contribuição e metodologia de ensino e seus percursos através da Educação de jovens Adultos na construção do conhecimento diante das possibilidades de investigar e promover a educação tornando primordial para sustentabilidade do planeta, numa perspectiva histórica que vai desde a luta pelo direito a educação de jovens e adultos a diversidade e as importâncias dos acordos internacionais que legitimaram os direitos humanos.

Dayrell afirma que esses jovens que buscam o ensino na EJA.

“[...] são seres humanos, amam, sofrem, divertem-se, pensam a respeito de suas condições e de suas experiências de vida, posicionam-se, possuem desejos e propostas de melhoria de vida”. Dayrell (2003, p.43)

   UNESCO auxiliar os países a atingir as metas de Educação para Todos, promovendo o acesso e a qualidade da educação em todos os níveis e modalidades, incluindo a educação de jovens e adultos. Para isso, a Organização desenvolve ações direcionadas ao fortalecimento das capacidades nacionais, além de prover acompanhamento técnico e apoio à implementação de políticas nacionais de educação, tendo sempre como foco a relevância da educação como valor estratégico para o desenvolvimento social e econômico dos países.

   As manifestações da Educação de 1932 à Constituição Federal de1988 se passaram mais de cinco décadas de lutas. Da I à IV Conferência Internacional da UNESCO de Educação de Adultos (CONFINTEA) decorreram 60 anos. E o compromisso com o ideal de educação para todos permaneceu sólido, mesmo se consideradas todas as alternâncias, contradições e ebulições políticas, intensas nesse período histórico. Sabe-se que o Brasil chegou ao final do Século XX muito distante da universalização da educação básica, sobretudo no que se refere à garantia de condições de permanência e sucesso na educação para todos. É um exemplo da contradição entre a declaração de direitos. Apesar de todas essas propostas e segundo Freire (apud Gadotti, 1979, p. 72), a UNESCO nos mostra, através de dados, que o número de analfabetos no mundo tem aumentado e o Brasil engrossa cada vez mais essas estatísticas.

      Esse fracasso, de acordo com Freire (apud Gadotti, 1979, p. 72), pode ser explicado por vários problemas, tais como: a concepção pedagógica e os problemas metodológicos, entre outros ainda, segundo a sua concepção (FREIRE, 2005 p. 105), é preciso perceber as particularidades na totalidade, porque nenhum fato ou fenômeno se justifica por si mesmo, isolado do contexto social onde é gerado e se desenvolve:

2.1 Educação de Jovens Adultos

  Atualmente ,vemos que a educação de jovens adultos (EJA) vem assumindo um novo olhar novo carater ou seja esta cada vez mais claro para a sociedade que essa modalidade de ensino e uma importancia ferramenta de democratização e insersão social. Assim e por meio da EJA que milhões de trabalhadores, em todas as regiões do pais tem conseguido tranformar suas vidas. Por meio da educação pessoas que se sentiam excluidas socialmente estão cada vez mas exercendo sua cidadania com base na compreensão de suas potencialidades e de seu papel como atores sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com