TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISAS INTERDISCIPLINARES: COMPARTILHAR PARA UNIFICAR SABERES

Por:   •  9/12/2018  •  Artigo  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

PESQUISAS INTERDISCIPLINARES: COMPARTILHAR PARA UNIFICAR SABERES

Fernanda Costa de Faria Neres

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem ao ser analisado, permite identificar a necessidade de apresentar contribuições no auxílio do trabalho docente e do conhecimento do discente, desse modo, a finalidade deste presente trabalho é apresentar situações de processo ensino-aprendizagem, por meio da interdisciplinaridade, com a finalidade de promover a qualidade na educação básica e auxiliar o docente na busca de estímulos para ensinar visando o protagonismo estudantil e a visão de mundo e realidade existente.

Palavras-chave: Ensino; práxis; protagonismo; aprendizagem.

Introdução

Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem ocorrem e precisam ser sempre questionadas e analisadas, visando a otimização do processo. Assim sendo, a situação de ensino-aprendizagem necessita recorrer à capacidade de dedicação de todos, ou seja, de professores, coordenadores, estudantes e demais profissionais envolvidos no segmento educacional.

Nesse processo de ensino-aprendizagem mais democrático, há a necessidade de verificar as especificidades de cada discente, para a realização de uma educação com qualidade. O estudante, segundo Lüdke (2013, p. 80), “tem de se valer de seus próprios recursos, de sua própria criatividade, de sua autonomia”.

        

Dessa maneira, conforme apresenta Lüdke (2013), o trabalho com projetos, desde os primeiros anos de escolaridade, pode proporcionar aos estudantes situações em que ele é gradativamente estimulado a desenvolver qualidades próprias ao trabalho independente. Esse fato é pertinente, pois o trabalho com projetos proporciona ruptura com o esquema tradicional de ensino por disciplinas; participação ativa e dinâmica dos estudantes; construção de conhecimento pela investigação própria dos discentes; articulação entre trabalho individual e coletivo e valorização de atitudes e comportamentos sociais, entre outros.

Ao adentrarmos no assunto APRENDIZAGEM, estamos falando de um ato social, já que provem da interação entre pessoas (alunos-professores-pais-colegas), onde se leva muito em conta as expectativas que os demais têm do aluno e isso influencia na sua capacidade de aprender e está ligado às emoções, já que para o aprendizado é necessário autocontrole, concentração e motivação. Oferecer essas condições para que os alunos façam suas próprias escolhas, ajudando-os a construírem um conjunto de possibilidades que permitam a opção de escolha se assim desejarem, proporcionando uma autonomia tão necessária no processo de ensino/aprendizagem.

           A articulação das diferentes áreas do conhecimento, pode promover a interligação de saberes, além de provocar mudanças nos atuais modelos de ciência, visto que as disciplinas isoladas não oferecem respostas satisfatórias aos problemas atuais e o compartilhamento das ações pode proporcionar uma visão mais abrangente e contextualizada dos problemas e soluções dentro da sala de aula.

        Sendo assim, a necessidade de proporcionar novas experiências, tanto para os alunos quanto para os professores, traz possibilidades gigantescas dentro da criação de projetos, que se bem elaborados e analisados podem alavancar o ensino/aprendizagem e ainda promover uma empatia com o objeto de estudo.

        Dentro do cronograma abaixo, estão algumas ações que funcionarão como ações diagnósticas para a problematização e a elaboração de levantamento de hipóteses para possíveis propostas de planos de intervenções, juntamente com toda comunidade escola envolvida, já que se trata de um trabalho em conjunto cujo o foco principal é o estudante.

Ano: 2018

AÇÕES/ETAPAS

2ª semana de outubro

3ª semana de outubro

4ª semana de outubro

1ª semana de novembro

2ª semana de novembro

Discussão inicial para problematização

X

Leituras de textos (artigos e livros)

X

X

X

X

X

Escolha da possíveis causas de estudo

X

Discussão sobre as causas e levantamento de hipóteses para validação

X

Escolha de projetos que atendam às pesquisas

X

X

Planos de intervenção programados e articulados em conjunto com os demais discentes  

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com