TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIC – PROJETO INTERDISCIPLINAR DE CURSO

Por:   •  30/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 9

  [pic 1]

UNIDADE DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PIC – PROJETO INTERDISCIPLINAR DE CURSO

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Período:  6º

Ano: 2018

Coordenadora: Profª. Nidia Mirian Rocha Felix

                           Profª. Laísa Cristina Carvalho  

Aluno: Paulo Ribeiro

Relato de Experiência

  1. Introdução

        O Relato vai descrever as experiências e conhecimentos adquiridos na elaboração do PIC - Projeto Interdisciplinar de Curso, deste semestre, que teve como tema: OS OLHARES QUE OS ESPAÇOS ESCOLARES REVELAM NA CONSTITUIÇÃO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS, o qual foi inspirador e possibilitou a integração da teoria e a prática profissional além da mobilização dos cursos de Pedagogia e Engenharia Civil.

        O PIC propôs para este semestre a união dos alunos dos cursos de Pedagogia e Engenharia Civil, onde juntos buscaram a formulação e concretização de um projeto que vise atender uma instituição escolar. Após formação do grupo, este se reuniu tanto presencialmente quanto pelas redes sociais para debatermos o tema e estudar como seria realizado o projeto. O grupo interagiu incessantemente para que conseguíssemos alcançar os objetivos. Conseguimos assim elaborar um cronograma que atendeu a todos do grupo e também a direção da escola Professora Helena Reis – CAIC II, no município de Varginha-MG, esta escolhida para a implantação do projeto.

        A experiência de estar envolvido em um projeto em prol de uma instituição pública e em contato com os graduandos do curso de engenharia foi enriquecedor, contribuindo ainda mais para a assimilação dos conteúdos abordados nas disciplinas do curso de Pedagogia e toda prática pedagógica vivenciada na escola com a direção e demais profissionais pedagogos.

        Juntamente com a direção escolar definimos o projeto a ser realizado, a qual demonstrou seu interesse e a necessidade da construção de um anfiteatro. Embora nós, alunos dos cursos envolvidos, tenhamos apontado para a direção um projeto que envolvia a acessibilidade dentro da escola, ela após expor o que já vem sendo realizado dentro do assunto acessibilidade, concordamos em abraçar o projeto “anfiteatro”.

        Assim, todos do grupo empolgados com o projeto passamos a debater com ideias e possibilidades para efetivação do novo ambiente da escola, pois além da sala de aula e demais espaços escolares é preciso que se promova a cultura e a socialização,  e um espaço ideal para isso é um anfiteatro. O papel da escola é educar a criança para o mundo, um dos maiores benefícios de possuir um espaço cultural na escola é transformar o dia a dia dos alunos, quebrando a rotina muitas vezes considerada chata pelas crianças. Com o anfiteatro, é possível tornar a permanência na escola muito mais prazerosa e agradável.

        

  1. Objetivos da vivência

        Na elaboração do projeto foi possível observar a importância de um espaço na escola que proporcione maior interação de toda comunidade escolar. A escola em questão carecia de um lugar onde pudesse colocar em prática momentos culturais e de interação de todos os envolvidos na escola.

         Os debates e a criação do projeto foram essenciais, uma vez que expôs a organização, o desenvolvimento e o dinamismo do grupo no processo do trabalho em equipe. Assim, o anfiteatro foi identificado e caracterizado como uma nova ferramenta de aprendizagem, dentro daquela instituição escolar, e como as várias outras podem ser implantadas na escola em prol da cultura e desenvolvimento integral do aluno.

        Com o intuito de desenvolver o projeto na escola, o grupo, com a colaboração da direção e dos profissionais pedagogos, colocou em prática a teoria adquirida com as disciplinas. As pesquisas relacionadas a cultura e sua implantação dentro da escola, abriu um leque de possibilidades pedagógicas que enriqueceram ainda mais meu caminho como futuro pedagogo.

        

  1. Metodologia empregada

        Para concretização do projeto, foram utilizadas as técnicas de: observação, revisão bibliográfica e análise do desenvolvimento do trabalho. Esse procedimento utilizado possibilitou a ampliação do conhecimento teórico, bem como a fundamentação dos pontos importantes envolvidos. As principais fontes foram: legislações educacionais, legislações de segurança, legislações municipais, livros arquitetônicos, publicações, artigos, textos on-line, midiateca e vide aulas dos professores dos cursos.

  1. Descrição das contribuições de cada disciplina do período no desenvolvimento do PIC.
  • Ensino Médio Normal: metodologia e prática: Prof.ª Humberta.

A prática pedagógica tem como centro norteador o conhecimento, a ser trabalhado como elemento básico para formar indivíduos conscientes de seu papel na sociedade. A disciplina contribuiu no projeto deste semestre a medida que me capacitou a utilizar de forma crítica e criativamente competências de atuação como profissional da educação, respeitando a mim mesmo e os outros, além de conhecimentos necessários para exercer a cidadania e capacidade de interagir como a cultura como forma de aquisição do saber.

 

  • Estágio Supervisionado: gestão e educação não-formal: Profª. Nídia.

O estágio foi de grande influência na concretização do projeto.  A integração do processo de ensino aprendizagem e as articulações entre o planejamento, execução, acompanhamento do currículo, os recursos e estratégias, a concepção de avaliação e seu desdobramento em propostas de atividades no campo da prática da docência e gestão escolar. Além disso consegui vislumbrar as articulações dos profissionais diretores, nas elaborações de projetos dentro da escola, que atendam pedagogicamente e culturalmente os discentes e toda comunidade.

        

  • Gestão Escolar - supervisão e orientação: Prof.ª Márcia

A disciplina contribuiu efetivamente na construção do projeto, já que aliada ao estágio dentro da escola consegui entender que uma instituição escolar só existe democraticamente quando supera a ação do poder individual e promove uma competência de unidade escolar como um todo. Nas reuniões com pedagogos da escola, onde foi implantado o projeto, foi-me demonstrado como conseguem, da melhor forma, o controle de seu próprio trabalho dentro do princípio orientador da democratização, já que este abre espaços para a participação das pessoas envolvidas na comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com