TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E DIDÁTICA Experiências e a Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  13/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

1 INTRODUÇÃO

Planejamento faz parte da vida das pessoas desde as mais simples as mais complexas buscando melhorias para suas vidas e de quem as rodeiam. Porém não é só na vida pessoal que envolve o planejamento, ele está presente em vários contextos da vida social.

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do planejamento para a ação do professore para o processo de ensino e aprendizagem, falar de uma experiência dentro de sala de aula e fazer um plano de aula para um conteúdo de Ciências da EJA. Na metodologia, foi realizada uma pesquisa na internet para sustentação teórica e reflexão do tema, como também, lembrar-se dos momentos vivenciados na escola.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Aula que Faz a Diferença

O plano de aula é uma preparação para desenvolver uma atividade em sala, pois o mediador precisa saber o que vai ensinar a turma, qual o conteúdo e como abordá-lo, tipos de recursos didáticos para deixar a aula interessante e principalmente entender do assunto, caso contrário, torna-se improviso. Diante disso, toda aula oferece oportunidades para o desenvolvimento desde que o mediador contribua para a organização do pensamento do aluno.

Durante meu aprendizado na escola CEMTN (Centro de Ensino Médio de Taguatinga norte) no Distrito Federal a professora de sociologia promoveu um excelente projeto que foi decisivo para escolha da minha profissão, em uma de suas aulas falou sobre os profissionais que atuavam na área de Direito levando vídeos, textos, fomos a uma audiência aberta para o público e depois conversamos em sala dividindo falas para uma simulação no auditório onde toda a escola iria assistir. O caso a ser apresentado era de roubo seguido de morte.

Para isso, foram separados o júri, promotores, advogados, juiz, escrevente, réu, seguranças, imprensa e testemunhas. Foram meses estudando o caso proposto, o Direito Penal e a Constituição Federal. No dia da aula prática eu era a promotora de acusação e perdi a causa, então, percebi que o curso não traria sucesso profissional na minha vida pela formalidade e até mesmo porque a justiça é cega, e tudo isso, fica distante da minha realidade criativa e espontânea e no curso de Pedagogia me sinto realizada. Neste projeto pude perceber como a professora conseguiu mobilizar a turma e depois a escola para esse aprendizado devido ao seu planejamento.

Na EJA não é diferente, tem que ser levando em consideração seus interesses, experiências,  temores,  saber suas  opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções. De acordo com Brasil (2006, pg.38) “Na educação de jovens e adultos, os conteúdos devem permitir aos alunos o exercício pleno da cidadania, o saber indispensável às suas ações que vão desde desempenhar uma profissão até participar de sua comunidade”. Nesta modalidade existe uma diversidade de alunos e o professor precisa primeiro fazer uma avaliação dos seus alunos para depois se perguntar: Para que ensinar? O que ensinar? Como ensinar?

2.2 Plano de Aula da EJA

Dados de Identificação

Nome da Escola: Escola Municipal Maria Aparecida Gebrim

Disciplina: Ciências       Professor: Marcela

Série/turma: EJA           Cronograma: 4 horas

Conteúdo: Reciclagem e meio ambiente

Justificativa: Incluir os temas transversais na educação é necessário na formação reflexiva da sociedade. O tema a ser trabalhado envolve questão da atualidade que torna possível o trabalho do mediador na criação de várias situações de aprendizagem. A temática é motivo de grandes discussões devido à preocupação com o meio ambiente, dessa forma, o professor deve levar o aluno a compreender que a conscientização e preservação do nosso planeta é importante para as futuras gerações. Esta é a intenção da aula, instruir o cidadão a sustentabilidade para uma vida melhor.

Objetivos Específicos: Mostrar as formas alternativas para a conservação do meio ambiente em específico a reciclagem e coleta seletiva. Reconhecer e relacionar os diferentes tipos de lixo utilizados na reciclagem. Analisar criticamente a sociedade de consumo.

Metodologia: Será feito uma introdução sobre o tema reciclagem, onde os alunos poderão expor sua opinião sobre a sua importância e desenvolverão atividades.

1º Momento:

  • Levar para a sala de vídeo

(https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw) para que eles possam refletir sobre a temática Reciclagem e Meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com