TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA BLOCOS LÓGICOS

Por:   •  6/11/2017  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  1.968 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Educação

Universidade Aberta do Brasil

Curso de Pedagogia a Distância – Licenciatura Plena

Aluno (a): Grasiela da Silva Schroer

Polo: Sapucaia do Sul / RS

Disciplina: Educação Matemática I

Professor: Vera Lúcia Biscaglia

PLANO DE AULA

Plano de aula para faixa etária 5 -  anos iniciais – Ensino Fundamental

Assunto: Blocos lógicos

2. Objetivos

Compreender as noções básicas das figuras geométricas. Desenvolver as primeiras noções de operações lógicas e suas relações como correspondência e classificação.

2. Duração das atividades

2 aulas – 100 minutos

3. Recursos utilizados

Caixas de papelão

Tinta guache

Tesoura/estilete

Régua

Saco de ráfia

Cola colorida

3. Metodologia

Etapa 1 – O material será preparado pela professora com caixas de papelão. Serão feitos três quadros grandes, recortar dos quadros de papelão, figuras geométricas (círculos, triângulos, quadrados e retângulos) de vários tamanhos (grandes e pequenos), e pintá-los com tinta guache nas cores vermelho, azul e amarelo. Os recortes ficarão vazados nos quadros grandes. Todo o material produzido será colocado dento do saco de ráfia que será decorado com cola colorida com a denominação” Blocos Lógicos”.

Etapa 2 - Fazer a apresentação dos blocos lógicos, em uma roda de conversa, mostrando as formas, nomeando e deixando todas as formas geométricas disponíveis para os alunos manusearem e explorar o material, fazendo o reconhecimento.

Etapa 3 -  Apresentar os quadros grandes para as crianças e propor que distribuam os blocos lógicos entre si e tentem encaixá-los nos quadros grandes, incentivando a troca e o trabalho em equipe para que todas as formas geométricas sejam encaixadas nos lugares corretos.

Etapa 4 – Após o término da etapa anterior, pedir que os alunos identifiquem a menor figura geométrica na cor vermelha, a maior figura geométrica da cor azul, e assim sucessivamente até esgotarem as possibilidades.

4. Avaliação

Avaliar as noções que as crianças já construíram sobre formas, classificação por tamanhos, cores e a capacidade de resolver situações problema com a mediação da professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (169.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com