TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA: COMPARANDO OFERTAS

Por:   •  2/10/2015  •  Resenha  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE SUMARÉ

CURSO DE PEDAGOGIA

ELIANE ROCHA DAMASCENO

GRACIELA VIEIRA SANTOS CARVALHO

MARIA LEOPOLDINA FROSSARD PORTO

MARTA CLEMENTE V. ALVES

KEILA NAZARÉ CÂNDIDO JUSTO

JORGE GOMES DOS SANTOS

PLANO DE AULA: COMPARANDO OFERTAS

São Paulo

2015

Comparando ofertas

Série: 5º ano - EJA

Áreas do conhecimento: Matemática

Justificativa:

        Devido ao dia-a-dia dos jovens e adultos, é de extrema importância o aprendizado sobre comparação de ofertas, cálculos aproximados para uma primeira estância e de cálculos exatos para uma segunda estancia, pois trata-se de uma atividade diária em que muitas vezes para um melhor resultado acaba sendo solicitado agilidade e exatidão no processo, principalmente pelo locais no qual mais irá ser utilizado, como dentro de supermercados, lojas, ou qualquer outro ponto comercial, que exigirá uma rápida percepção de valores, promoções e a comparação desses produtos.

Objetivo Gerais de acordo com o PCN:

        

- Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

- Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

Objetivos(s) específicos:

        Espera-se que ao final das aulas propostas, que os alunos sejam capazes de:

- Utilizar estratégias de cálculo aproximado baseadas em conhecimentos sobre o sistema de numeração e uso das propriedades das operações.

- Organizar dados e informações em tabelas simples.
- Organizar dados e informações em tabelas de dupla entrada.

- Utilizar estratégias de cálculos exatos baseadas em conhecimentos sobre o sistema de numeração e uso das propriedades das operações e também por meio de utilização da calculadora.

- Relacionar as atividades com a vida cotidiana.

Conteúdo(s) 

- Utilizar estratégias de cálculo aproximado e exato.

- Utilizar estratégias de cálculo exato.

- Sistema de numeração e das propriedades das operações.

Metodologia:

        Aulas expositivas, com atividades em duplas e em casa.

Cronograma:

4 horas/aulas.

Roteiros das aulas: 

1ª etapa 

        Inicie um bate-papo com os alunos sobre o que é uma cesta básica. Discuta sobre a preferência entre as famílias sobre os alimentos. Exemplo: Em uma família que come massa, mais de uma vez por semana, o macarrão pode ser um produto essencial. Após, divida os alunos em duplas e peça para que cada aluno escolha uma preferência familiar. Distribua uma lista (anexo 1) e oriente para que façam uma lista de alimentos, sendo para uma família com 2 adultos e 2 crianças em idade escolar. Peça para que coloquem também a quantidade necessária de alimento para a família. Como lição de casa, solicitem que a dupla pegue folhetos de promoção em supermercados diferentes e tragam para a próxima aula.

2ª etapa 

        Peça para que se organizem em duplas formadas na aula anterior com os folhetos adquiridos no supermercado e a lista com os itens escolhidos na aula anterior. Distribua uma nova folha com uma tabela (anexo 2) e peça para que eles escolham 6 itens que possuem na lista feita por eles que também possuem nos folhetos dos mercados.

        Após efetuarem a escolha dos itens peça para que escreva na tabela na coluna Produto o nome do produto escolhido, Quantidade, a quantidade estipulada, na coluna Total aproximado Supermercado A peça para que coloquem o preço dos produtos de um dos folhetos, e na coluna Total aproximado Supermercado B que coloquem o preço dos produtos do outro folheto. Solicite que eles marquem os itens com o menor valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com