TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA: Seres vivos e não vivos; Livro: O que é o que é?

Por:   •  7/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  7.339 Visualizações

Página 1 de 7

PROFESSOR: CLEVERSON ALVES DE OLIVEIRA

Email: Clevinhoolivera@gmail.com

EDUCAÇÃO INFANTIL I

PLANO DE AULA: Seres vivos e não vivos; Livro: O que é o que é?

Trabalho apresentado à orientadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Educação Infantil. Orientadora: Ana Maria Rock Tizot.

PITANGA

2017

PLANO DE AULA

TEMA: Seres vivos e não vivos; Livro: O que é o que é?

OBJETIVOS

GERAL

Desenvolver o raciocínio lógico e o conhecimento da diferença entre seres vivos e não vivos;

ESPECÍFICOS

  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Abstrair conceitos chaves em situações problema;
  • Diferenciar seres vivos dos não vivos;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

CONTEÚDO

  • Seres vivos;
  • Advinhas;
  • Oralidade;
  • Escrita;
  • Sequência numérica;

INTRODUÇÃO

O aprendizado na educação infantil deve permear todos os campos do conhecimento partindo da vivência do aluno para posteriormente o professor introduzir conhecimento cientifico de modo sistêmico, segundo Brasil, 1998, é papel do professor ser:

[...] mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos referentes aos diferentes campos de conhecimento humano. Na instituição de educação infantil o professor constitui-se, portanto, no parceiro mais experiente, por excelência, cuja função é propiciar e garantir um ambiente rico, prazeroso, saudável e não discriminatório de experiências educativas e sociais variadas. (p.30)

Portanto o educador tem como papel ser mediador da prática pedagógica traçando um caminho para o aprendizado de modo lúdico e prazeroso para seus alunos, se utilizando de varias metodologias. Nas quais oferecem estímulos para desenvolver o interesse sobre o conteúdo, de maneira sistêmica buscando um aprendizado integral através das brincadeiras, jogos, músicas, danças e expressões corporais. Sendo que as atividades devem acontecer através de uma sequência planejada e com intencionalidade oferecendo, “desafios com graus diferentes de complexidade para que as crianças possam ir paulatinamente resolvendo problemas a partir de diferentes proposições. Estas seqüências derivam de um conteúdo retirado de um dos eixos a serem trabalhados e estão necessariamente dentro de um contexto específico.” (Brasil, p.56)

No processo educativo na educação infantil deve ser centrado em sua prática a relação entre a vivência do aluno, o conteúdo trabalhado e a criação de significado para o mesmo. Neste processo de aprendizado a brincadeira e o faz de conta, propicia a internalização e a criação de significado para os conteúdos trabalhados, pois é através do brincar e do experimentar que a criança se relaciona com o meio social. Segundo Brasil, 1998:

A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se. Nesse sentido, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados. Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. (p.27)

Continuando o raciocínio de Brasil, 1998:

A brincadeira favorece a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos. Essas significações atribuídas ao brincar transformam-no em um espaço singular de constituição infantil. (p. 28)

Portanto o ensino na educação infantil deve permear todos os campos dos saber buscando as múltiplas aprendizagens, onde os educandos possam desenvolver suas potencialidades através do brincar, dos jogos de raciocínio lógico e a realização de atividades que desafiem a construir seu raciocínio e sociabilidade. Através desse entendimento o educador deve prezar em seu rol de conteúdos a elaboração de atividades desafiadoras e que integrem os educandos em trabalhos cooperativos que envolvam a ludicidade e a experimentação de novas experiências sociais como é o caso de advinhas, parlendas, experiência prática de ciências, relação social do numero e a construção de significado matemático no dia-a-dia.

METODOLOGIA

A aula será iniciada com a rotina diária, posteriormente será mostrado o livro que será trabalhado. O educador irá explicar sobre o tema tratado no livro, e escreverá com os alunos o nome da história no quadro através do método das boquinhas (método fonético). Após a explicação da temática (Advinha, seres vivos e não vivos) será feita a sensibilização para o tema: Criar nos alunos uma expectativa em relação a historia: “O que é o que é?”. Durante as advinhas o educador irá mudar o tom de voz e as expressões faciais e corporais para dar suspense e aumentar a concentração e atenção da turma na historia. Após a contação da história, o professor irá desenhar os animais trabalhados, os educandos irão ajudar o professor a escrever os nomes dos respectivos animais (o professor como escriba, obedecendo ao ditado das letras direcionado pelos alunos).

 Ao termino da história será direcionado os alunos ao exterior da escola onde farão um passeio para encontrar os seres vivos que estão a nossa volta como: formigas, caramujos, pássaros, cachorros, gatos, pessoas, minhocas, taturanas, entre outros animais que permeiam nosso cotidiano.

No retorno à sala de aula, os educandos realizaram desenho livre dos seres vivos que encontraram e ao termino da atividade, brincarão com o professor da brincadeira: “Boca de forno” (A brincadeira é direcionada fazendo com que as crianças sigam os comandos do professor, realizando as ordens do mestre ex: Imitem um elefante; imitem um cavalo; imitem uma abelha).

Na aula seguinte será iniciado com a rotina diária e a releitura do livro: O que é o que é? Após a releitura será direcionado a realização de uma atividade sobre o que foi visualizado na aula anterior, utilizando-se de atividade imprensa sobre elementos da natureza, ao termino da atividade será direcionado a escolha de dois desenhos para a escrita coletiva dos respectivos nomes, imagens e será colado no caderno de atividades dos alunos. Após sua realização será passado para os alunos mais algumas advinhas de, “o que é o que é?”, através de vídeo. Posterior a visualização e tentativa de solucionar as adivinhas o educador inventara mais algumas advinhas com objetos que estão dentro da sala de aula.

Na terceira aula de realização do cronograma será iniciada com a rotina diária e a música da Xuxa: “Por quê?”, Conversa sobre a importância da curiosidade e entender as coisas que acontecem a nossa volta. Após a conversa será resolvido algumas adivinhas em atividade impressa, “em que o professor ira ler as adivinhas e os educandos irão responder em sua atividade a resposta certa, circulando a resposta correta”, o professor entregará uma adivinha por vez e após sua realização será colado no caderno dos alunos e escrito a resposta correta na parte inferior da atividade.  (A escrita será direcionada pelo método das boquinhas). Depois do recreio será levado a turma para fora da sala para atividades de socialização com a caixa de brinquedos ao ar livre.

Na quarta aula terá inicio com a rotina diária e com o seguinte questionamento: “O que é ser vivo?”, após o questionamento o educador irá explicar quais são os seres vivos e de forma breve o ciclo da vida. Os educandos irão expor o que sabem sobre a questão durante o debate o professor ira direcionar a conversa para que os mesmos fixem os saberes sobre os seres vivos e não vivos. Ao termino do debate será construído coletivamente um mural de diferenciação entre seres vivos e não vivos. Cada criança colará suas imagens no cartaz, colocando cada imagem em seu respectivo lugar. Após o recreio será colocado um pequeno vídeo sobre os seres vivos (animais domésticos). E fora da sala de aula o educador fará a dinâmica da “Boca de Forno”.

Na quinta aula será iniciada com a rotina diária e com o debate sobre o livro: “O que é que é?”, posterior ao debate será realizada uma atividade de matemática envolvendo os seres vivos e não vivos, com alguns questionamentos: “quais seres são aquáticos”, “quais seres são vivos”, “quais elementos que giram”, após serem realizadas as questões e respondido o relacione o conjunto ao numero será escolhido uma das imagens para escrever seu nome através do método das boquinhas (método fonético). Ao termino das atividades será disponibilizado massa de modelar para os educandos fazerem seres vivos domésticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (373.8 Kb)   docx (627.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com