TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE AULA: SERES VIVOS

Por:   •  15/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO PEDAGOGIA

PLANEJAMENTO DE AULA: SERES VIVOS

MARINGÁ

2016

INTRODUÇÃO

O presente planejamento foi elaborado pelas acadêmicas do curso de Pedagogia, visando uma articulação do conhecimento teórico com a prática em sala de aula. Por meio de observações buscamos um aprofundamento das experiências de modo que contribua para solidificar nossa formação. O conteúdo a ser trabalhado durante a regência será “Seres Vivos”, com ênfase no Reino Plantae, ou seja, as plantas. A turma a qual aplicaremos a intervenção será o Infantil 2C, sob observação da professora regente.

OBJETIVO GERAL:

  • Discutir sobre os diferentes seres vivos existentes na natureza (plantas, animais, seres humanos e bactérias), evidenciando suas diferenças e importância para a nossa sobrevivência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a atenção voluntária;
  • Estimular o uso da linguagem oral;
  • Desenvolver a memória;
  • Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, como condição fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos;
  • Incentivar a apreciação pela contação de histórias;
  • Contribuir com o desenvolvimento da imaginação;
  • Desenvolver o interesse e a atenção pela música para que as crianças

compreendam que ela também é uma maneira de expressar-se;

  • Participar de cantigas, danças e dinâmicas para desenvolver a expressão corporal;
  • Observar o desenvolvimento de um ser vivo, instigando a curiosidade e a prática investigativa de cada criança;
  • Destacar os fenômenos da natureza: sol e chuva.

JUSTIFICATIVA:

Para que tenhamos adultos conscientes sobre a importância da preservação do meio ambiente, precisamos ensinar as crianças sobre a importância da natureza. É necessário que elas percebam que o agir do homem sobre a natureza acarreta consequências boas ou ruins para a sobrevivência de todas as espécies. Dessa forma, o presente planejamento visa despertar a consciência ambiental nos alunos de maneira que estes percebam a importância das plantas para a vida no planeta Terra, desde o fornecimento de fruto, sombra e matéria-prima até a purificação do ar que respiramos.

        

PROBLEMATIZAÇÃO:

  • Como nascem as plantas?
  • As plantas são como nós, os seres humanos?
  • Qual a diferença entre as plantas e os animais?
  • As plantas comem?
  • Quais são seus alimentos?
  • Qual a importância das plantas?

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A aula foi planejada visando o trabalho em equipe das crianças e atividades lúdicas. O universo dos conteúdos sem estímulo da criatividade e imaginação faz com que as crianças comecem a perder a didática do fazer pela imaginação e as crianças junto com a tecnologia vem impondo um mercado apenas de consumismo e de desenvolvimento mínimo para o pensamento cognitivo. Isso deve ter um quadro diferente na educação; os educadores devem criar atividades nas quais as crianças possam ser reconhecidas pela sua criatividade e por isso suas ideias devem ser valorizadas.

Para isso, nos primeiros anos de vida, o contato com o mundo permite a criança construir conhecimentos práticos sobre seu entorno, relacionados à sua capacidade de perceber a existência de movimentar-se nos espaços e de manipular os objetos (BRASIL, 1998, p.169). A criança por sua vez deve se situar de maneira presente no mundo, ela não pode ser tratada apenas como um ser no mundo,  requer atenção especial: “quanto menores forem as crianças, mais suas representações e noções sobre o mundo estão diretamente aos objetos concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada (BRASIL, 1998, p.169)”.

A brincadeira é a ferramenta mais valiosa para a aprendizagem. A motivação intrínseca é valiosa porque ela resulta na aprendizagem iniciada pela criança. Os educadores precisam proporcionar ambientes divertidos e estimulantes que promovam atividades práticas e o uso de recursos interessantes e, dessa forma, permitir que as crianças iniciem as suas próprias aprendizagens.

Crianças de zero a três anos têm de “explorar o ambiente, para que se relacionar com pessoas estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse” (BRASIL, 1998, p. 175). Os conteúdos, por sua vez, devem ser organizados de acordo com a realidade de cada escola e das crianças. A criança que pode ampliar o mundo no qual vive e transformar seu contexto.

Considerando isso, elaboramos nosso planejamento para que todas essas questões sejam contempladas.

METODOLOGIA:

No dia de intervenção será trabalhado o conteúdo “Seres Vivos: Plantas”. A aula iniciará às 13:30. Conduziremos as crianças ao refeitório para a hora do lanche. Ressaltaremos que a fruta que é servida no lanche nasceu de uma árvore frutífera, um ser vivo, e que logo discutiremos como nascem as plantas.

Ao retornar para a sala, iniciaremos as atividades com uma contação da história “A sementinha adormecida” e será utilizado como recurso fantoches de E.V.A e cenário de isopor. Em seguida haverá uma roda de conversa na qual serão abordadas as seguintes questões: Como nascem as plantas? As plantas são como nós? Qual a diferença entre as plantas e os animais? As plantas se alimentam de quê? Por que a planta é importante para o nosso planeta? Será explicado às crianças que as plantas têm vida, que nascem, crescem, se reproduzem e morrem; que as plantas também precisam de cuidados para sobreviverem.

Logo após, as estagiárias plantarão juntamente com as crianças sementinhas de flores em vasinhos. A turma será dividida em duplas as quais plantarão uma sementinha no vaso, possibilitando dessa forma o trabalho em equipe. Após o plantio, os vasos ficarão expostos no solário e conversaremos com a turma sobre a importância do cuidado com a sementinha plantada (luz solar e água).

Logo após a atividade (às 15h45), haverá uma pausa para lavar as mãos, jantar e ir ao banheiro. Discutiremos com as crianças que, da mesma maneira que as plantas precisam se alimentar, elas também precisam comer para ficarem saudáveis e crescerem fortes. Após o jantar, as crianças retornarão à sala e apreciarão a canção "As Sementes", de Beto Herrmann (interpretação de Marisa Rotemberg). Esse momento visa trabalhar a linguagem corporal da criança e por isso as crianças efetuarão gestos e movimentos de acordo com a letra da música (deitar como uma sementinha, imitar a chuva caindo com as mãos, imitar o vento soprando, imitar a árvore crescendo, imitar o movimento de jogar as sementes para o alto). As estagiárias auxiliarão as crianças dançarem a música. Após a música, os alunos brincarão de massinha de modelar tentando reproduzir a forma dos seres vivos (animais, plantas, seres humanos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com