TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AÇÃO BRINQUEDOTECA

Por:   •  2/7/2020  •  Artigo  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AÇÃO BRINQUEDOTECA

PÚBLICO ALVO: Crianças de 3 anos em diante;

DURAÇÃO: 20 minutos

PEGA-BOLA

ATIVIDADE – JUSTIFICATIVA

Foi escolhida esta brincadeira porque é possível ser aplicada com crianças de diferentes faixas etárias. O momento da brinquedoteca e de grande importância no período da infância, pois, ela contribui de forma significativa para o desenvolvimento integral da criança. Segundo Piaget (1976), o brincar é a expressão corporal e do desenvolvimento na fase infantil, onde se promove a interação, a socialização e a troca de experiência. É comum associarmos a infância ao brincar, como se brincar fosse uma consequência imediata dessa etapa da vida, crianças brincam e hoje sabemos, é saudável que a façam por vários motivos. No entanto vivemos em um momento em que o brincar, tem sofrido transformações relacionadas às mudanças sociais, então ao propor um projeto que resgate do inicio de brincadeiras tradicionais da nossa cultura se torna possível que as crianças experimentem benefícios decorrentes ao brincar. Os participantes irão se sentar de frente pro outro, o objetivo é se concentrar em pegar a bola, em seguida as orientadoras darão comandos, por exemplo: cabeça; eles colocam a mão na cabeça, joelho; colocam a mão no joelho; barriga; colocam a mão na barriga e, finalmente, a orientadora diz: - peguem a bola. Quem não conseguir pegar sai da brincadeira e ganha quem ficar por ultimo. É importante explicar a eles que os que saem não precisam ficar tristes porque perderem e incentiva-los a torcer por quem ainda esta brincando. A importância do outro e o respeito ao próximo são valores que certamente eles levarão para a vida toda.

      OBJETIVO

Os principais objetivos da brincadeira pega a bola além de proporcionar diversão aos participantes, é de ampliar as possibilidades expressivas do corpo, contribuir para o desenvolvimento e domínio às coordenações dos movimentos diversificados, trabalhar com a motricidade, percepção, interação com o outro e auxiliar no desenvolvimento da atenção e agilidade, pois ao nosso comando as crianças teriam que pôr a mão nas partes do seu corpo: cabeça, ombro, olhos, joelhos, nariz, boca e até mesmo no chão, portanto essa brincadeira contribui com esses fatores citados anteriormente, pois as crianças precisam estar atentas aos comandos para conseguir alcançar o objetivo da brincadeira que é de pegar a bola.

METODOLOGIA

A brincadeira acontecerá no espaço da brinquedoteca da Faculdade Anísio Teixeira, teremos um período de 20 minutos para realização da brincadeira. Separamos as crianças em pares, procurando fazer duplas que tenham a mesma faixa etária, colocaremos sentadas as duplas uma de frente pra outra com uma bola no meio. (uma bola para cada dupla). Explicaremos para as crianças como será feita a brincadeira, onde a orientadora falará o nome de partes do corpo exemplo: nariz, olhos, barriga, pé e as crianças ao ouvirem colocam a mão no local. Quando a orientadora falar: - BOLA, a criança que pegar a bola primeiro ganha, sendo que a brincadeira será repetida varias vezes, então menino ou menina que não conseguirem pegar a bola na primeira vez, terá outras chances de ganhar.

AVALIAÇÃO

Através da avaliação na educação infantil os educadores podem está vindo fazer o acompanhamento do desenvolvimento da turma, o mesmo pode utilizar na sua avaliação alguns processos lúdicos, como: Brincadeiras, jogos, entre outros que podem ser realizados até mesmo no momento da roda de conversa; estes recursos que utilizam a ludicidade são de extrema importância, principalmente se envolveu a forma de avaliar a educação infantil, pois através da mesma o docente tem percepção sobre o desempenho da turma, com relação, por exemplo, as Habilidades sociais emocionais e cognitivas.

Por meio da brincadeira PEGA-BOLA, a forma de avaliação tem como foco qualificar a consciência do movimento, domínio do corpo, espaço identificando as relações de (dentro e fora, em cima, embaixo, frente, atrás, no alto),o desenvolvimento da atenção, a importância do outro, respeito ao próximo conduzindo ao relacionamento com grupos diferentes, melhora a comunicação, avalia-se também a participação das crianças e como as mesmas se comportam diante a reação da conquista e da perda, o comportamento e as habilidades e dificuldades apresentadas durante o processo da brincadeira e essencialmente a Psicomotricidade que é que decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações. As coordenações motoras são divididas em três, sendo elas a: Coordenação motora geral que visa utilizar os grandes músculos (esqueléticos) de forma mais eficaz tornando o espaço mais tolerável à dominação do corpo, coordenação motora fina que visa utilizar os pequenos músculos de forma mais eficaz tornando o ambiente controlável pelo corpo para o manuseio de objetos e a coordenação motora específica permite o controle dos movimentos específicos para realizar um determinado tipo de atividade. E na brincadeira PEGA-BOLA poderá estar avaliando a coordenação específica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (251.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com