TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de ação visando a implantação de uma brinquedoteca

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: BELENZINHO/SP

CURSO: PEDAGOGIA

Disciplinas norteadoras: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; DIDÁTICA DO CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.


        

 ALINE HELENA BENEDITO DE OLIVEIRA

RA: 0151537897

PLANO DE AÇÃO VISANDO À IMPLANTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

NOME DA TUTORA: Elizângela Siqueira   

SÃO PAULO / SP

2016


INTRODUÇÃO

A brinquedoteca é um espaço lúdico que proporciona a criança à desenvolver sua imaginação, adquirir conhecimento e desenvolver habilidades de forma natural e agradável.

Partindo desse pressuposto a Brinquedoteca do Centro Municipal de Educação Infantil, irá proporcionar tudo isso, com a utilização de materiais pedagógicos apropriados para atender o objetivo esperado.

A seguir será apresentada qual a importância de uma brinquedoteca, seus benefícios, o porquê a brincadeira é importante, e o que influencia no desenvolvimento social e cognitivo da criança. Para fins de desenvolver não só a socialização, mas também abordar e trabalhar questões diversas que possam vir a aparecer no decorrer do processo.

A IMPORTÂNCIA DE O PROFESSOR CONHECER AS FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Para Piaget, o conhecimento é construído de forma continua onde existe uma ordem de sucessão constante e as crianças vão se desenvolvendo e criando percepções mais lógicas dos acontecimentos, os professores devem conhecer esta teoria para haver um aproveitamento melhor do ensino.

Existem os estágios do desenvolvimento humano, e eles são caracterizados pela forma como o ser humano reage com a realidade.

- Como as crianças se desenvolvem?

A criança aprende e se desenvolve com aquilo que faz sozinha, de forma independente e aquilo que ela faz com a colaboração de outras pessoas, especialmente imitando outros adultos. É por meio da experiência, da observação e da exploração de seu ambiente que a criança constrói seu conhecimento, modifica situações, reestrutura seus esquemas de pensamento, etc.

Ao longo do processo de desenvolvimento a criança vai conhecendo suas habilidades talentos, colocando-os em pratica e identificando o seu valor.

- Segundo Piaget, a criança passa por quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo, quais são eles? E quais suas características?

  • Sensório Motor (0 a 2 anos)

Representa a evolução psíquica através da percepção e dos movimentos de todo o universo que cerca a criança que a partir de reflexos neurológicos básicos, começa construir esquemas de ações para assimilar mentalmente o meio.

  • Pré-operatório (2 a 7 anos)

É nesta fase que surge na criança, a capacidade de substituir um objeto ou um acontecimento por uma representação, essa substituição é possível pela função simbólica. Neste estagio a criança, já não depende unicamente de suas sensações, de seus movimentos.

  • Operatório concreto (7 a 11 anos)

As crianças estão desenvolvendo conceito de números, relações, processos e assim por diante. Elas estão se tornando capazes de pensar através de problemas, mentalmente, mas sempre pensam em objetos reais (concretos) não em abstrações.

  • Operatório formal (11 anos em diante)

Neste período a criança amplia as capacidades conquistadas na fase anterior, e já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal.

POR QUE A BRINCADEIRA É IMPORTANTE?

A brincadeira não é apenas só divertimento, ela é essencial para o desenvolvimento da criança.

Além de estimular competências socioemocionais, a brincadeira é uma necessidade biológica que ajuda a moldar o cérebro e que nos diversos contextos, fortalece relações socioafetivas, explorando aspectos, como autocontrole, cooperação e negociação.

- A criança já sabe brincar naturalmente ou ela aprende a brincar?

Depende do sentido da palavra “brincar”. Se entendermos no sentido o brincar como aquele impulso investigativo da criança, isto é naturalmente, a resposta é sim, mas porem se entendermos o brincar como cultura dos brinquedos e das brincadeiras, isso não é natural, ela vai aprender se alguém lhe ensinar.

- O que a criança aprende através da brincadeira?

Aprende a relacionar-se, ouvir, respeitar o próximo, a trabalhar em equipe, a agir, tomar decisões, compreender outras culturas, lidar com situações de ganhar e perder, entre outros.

DIFERENÇA ENTRE “BRINCAR” E “BRINCADEIRA”, SUAS FUNÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e  imaginação.

O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

A brincadeira é uma forma de a criança constituir-se como individuo, formulando e compartilhando significados.

A brincadeira traz em si potencialidades que irão se desenvolver na vida adulta. Assim a criança expressa seus impulsos, suas motivações, seus desejos, seus pensamentos, com a criação espontânea a partir de recursos corporais, linguísticos e simbólicos para a comunicação.

BRINQUEDOTECA

- Quais os objetivos da brinquedoteca?

Estimular a criança brincar livremente com acesso a uma grande variedade de brinquedos em um ambiente especialmente lúdico, no que a criança tem a oportunidade de se relacionar com o grupo de forma agradável e prazerosa , livre do formalismo das escolas  ou instituições.É um espaço onde tudo convida a explorar, sentir, experimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com