TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO UNOPAR

Por:   •  30/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

A história de inclusão da cultura indígena e afro-brasileira, vem se tornando cada vez mais eficiente na diminuição da desigualdade entre povos brancos e negros, mas ainda é preciso fazer mais, lutar para acabar de vez com essa desigualdade que afeta nosso meio até os dias de hoje.

Todos nós temos direito a uma educação de qualidade, isso consta na Constituição de 1988, não importando cultura, classe ou cor, por isso é necessário nos juntar fortes e lutar por um país sem discriminação e qualquer tipo de preconceito.

A educação é capaz sim de resolver os problemas de discriminação e desigualdade social, juntamente com a ajuda de todos: administradores, gestores de escolas, educadores, e políticas públicas. As diferenças sempre existiram e sempre existirão, por isso é preciso uma educação de qualidade e oportunidades para todos para vivermos num mundo mais feliz com uma qualidade de vida melhor.

A inclusão da cultura e da história indígena e afro-brasileira nos Currículos da Educação Básica Brasileira, através da lei nº 10.639 de 2003 e a Lei nº 11.645 de 2008 é um fato histórico de grande importância para o ensino da diversidade cultural no Brasil. Discutir sobre a educação brasileira, busca valorizar a história e a cultura do seu povo indígena e afrodescendente, procurando reparar erros que vem se repetindo a anos, à sua identidade e seus direitos. Essa inclusão nos currículos da educação básica aumenta o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, social, racial e econômica brasileira.

As promulgações das leis nº 10.639 de 2003 e nº 11.645 de 2008 que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir a História e a Cultura Afro-Brasileira e a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, nos estabelecimentos do ensino fundamental e ensino médio, foi fruto de um grande processo de lutas políticas e sociais (Gomes, 2011).Como a educação de qualidade é direito de todos, e brancos merecem respeito, negros merecem respeito igual, sem exceção nenhuma e por isso devemos estudar e valorizar a cultura deles também.

O objetivo desse trabalho é resolver a situação gerador de aprendizagem, na qual é construir um texto que discuta “A importância da cultura afro-brasileira e indígena na construção de uma escola democrática.”, a qual deverá ser postada numa rede social para que os alunos da escola consigam compartilhar e interagir.

DESENVOLVIMENTO

A importância da Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Construção de uma escola democrática

                 Na história do Brasil os negros e os índios sofreram muito, com o racismo, preconceito e desigualdade que se sentiam incapaz de ter os mesmos direitos que os brancos tinham. Desde quando chegaram ao Brasil, sofreram com a escravidão e não tinham oportunidades na educação, mas com o passar dos anos criaram movimentos sociais negros que corriam atrás dos seus direitos para a igualdade social.

                 Se olharmos a lei nº 10.639 de 2003 (BRASIL, 2003) podemos perceber que a legislação brasileira estava muito atrasada sobre o que diz respeito a cultura afro-brasileira. Desde a descoberta do Brasil, os negros fazem parte da história e construção desse país, trazendo consigo toda a riqueza histórica.

                  A educação é um direito de todos, isso é lei, e a sociedade sempre veio cobrando educação de qualidade a partir de movimentos sociais, para ter todas as suas crianças na escola. E isso é essencial para vivermos em um mundo com menos desigualdades, visando oportunidades e igualdades para todos.

                  Desde o início, a educação era prioridade para os brancos europeus, que eram racistas e preconceituosos com o povo negro, tudo era melhoria só para os brancos, tudo para os negros era mais difícil. Nos dias de hoje, existe o Movimento Negro, que nas escolas é obrigatório contas a história do negro na África e no Brasil, que vem reivindicando por uma educação mais justa.

                  No Brasil, surgiu a democracia racial que engloba três raças: brancas, negros e índios. A democracia racial garante a independência e igualdade, mas ainda existe racismo e preconceito na população branca, porém existe punição para os racistas. Essa inclusão desse assunto nas escolas, fará com que a educação seja de qualidade, respeitando as culturas, histórias e valorizando o patrimônio histórico-cultural e diminuir o racismo e discriminação que ainda existe na nossa sociedade.

                 Objetivos da Democracia Racial:

  • Valorização da cultura afro-brasileira e indígena na construção de uma escola democrática.
  • Promover o direito de importância e de esclarecimentos dos negros e dos índios no estado Brasileiro.
  • Direitos nos negros e dos índios frequentarem as escolas sem desigualdades.
  • Valorizar e inserir manifestações culturais, garantir os direitos culturais e a diversidade étnico-racial.

A lei nº 10.639 de 2003 (BRASIL,2003) surgiu para que a educação fosse complementada onde fosse incluída a cultura afro-brasileira nas escolas, e isso certamente foi um grande avanço considerando a estrutura da educação proveniente de um modelo europeu, pobre de informações sobre a história brasileira e suas vertigens.

As diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações etnias-raciais e para o ensino da cultura afro-brasileira e africana foi criada o que a lei 10.639/03 exigia: a inclusão da história afro-brasileira nas escolas. Com este documento, as escolas devem além do conteúdo padrão, incluir a história e cultura africana e indígena, para que as crianças aprendam desde cedo a quebrar essa barreira de preconceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com