TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO: A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO

Por:   •  15/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1 A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL        5

2.2 SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA À EDUCAÇÃO INFANTIL        9

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12

  1.  INTRODUÇÃO

A aprendizagem pode ocorrer através de vários meios, várias técnicas e metodologias, especialmente quando a mesma se refere a educação infantil.

Neste contexto tem-se a ludicidade que se constitui como um patamar estruturante, ou seja, um rol de emaranhados metodológicos capazes de oferecer a criança a oportunidade de desenvolver-se aprendendo, ou seja, de aprender brincando.

Cabe ao educador e a equipe escolar como um todo investir em estudos e formações que vão ao encontro de práticas de ludicidade, pois muitos campos de experiências, muitas habilidades e competências podem ser desenvolvidos considerando este recurso.

Recurso este que pode ser confeccionado deveras vezes pelo próprio contexto onde está inserida a atividade. Visando no âmbito social do contexto educacional, elucidou-se que a brincadeira é aprendizagem. Possibilitando aos interessados no desenvolvimento e educação de crianças, conhecerem contextos teóricos que relacionam o brincar com o desenvolvimento da criança.

Inserir a criança em uma instituição de Educação Infantil representa estar dando a ela oportunidades de ampliar os seus conhecimentos nesta nova fase de sua vida, onde ela passa a vivenciar novas aprendizagens que começam a compor seu universo, aprendizagens estas que envolvem uma diversidade de relações e de atitudes, tais como: maneiras de se comunicar com as pessoas, o estabelecimento de regras e limites e os valores culturais e morais que a sociedade nos impõe, são transmitidos a elas.

Nesse sentido, a aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no processo de ensino-aprendizagem vêm ganhando força entre os educadores e pesquisadores nos últimos anos, que têm considerado uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano.

  1.  DESENVOLVIMENTO

2.1 A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nesse caso, o objetivo é destacar alguns elementos que são muito valiosos para as crianças aprenderem brincando. Busque a partir desta perspectiva, usando alguns desses teóricos como referências; destacando assim a inter-relação entre as brincadeiras, a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Algumas das hipóteses que nortearam o trabalho de pesquisa nesse período se concentraram nas seguintes direções: A brincadeira permite que as crianças entendam melhor o mundo que as cerca. Pode ser considerada como uma melhoria básica no desenvolvimento e aprendizagem; ao brincar, a criança se sente feliz, liberta seus sentimentos e repassa seus conhecimentos de diferentes campos; ao promover os jogos em sala de aula, as educadoras incentivam todos aqueles que desenvolvem o potencial do jogo.

Os jogos estão relacionados com a felicidade. Os jogos criativos devem sempre trazer felicidade às crianças. Além disso, ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento intelectual das crianças, também lhes ensina os hábitos mais necessários para o crescimento sem a consciência das crianças, como persistência, perseverança, raciocínio, companheirismo, etc.

Vale ressaltar que a ludicidade das escolas de educação infantil por meio de jogos e brincadeiras tem trazido muitos benefícios ao processo de ensino e aprendizagem e é um elemento do desenvolvimento infantil, porém, os professores precisam formular sugestões pedagógicas que combinem aprendizagem e diversão. Jogos e jogos fornecidos.

Portanto, o brincar na educação infantil deve ser visto como uma estratégia dos educadores, priorizando o ensino de conteúdos realistas, ocupando lugar de destaque no plano de ensino.

Os jogos sempre contribuíram para o desenvolvimento da humanidade, seja no entretenimento ou na educação. A relação entre o brincar e a educação tem uma longa história, gregos e romanos já comentaram sobre a importância do brincar na educação infantil.

Desde o surgimento da pré-escola, as brincadeiras passaram a fazer parte da vida das crianças, quando as brincadeiras passaram a fazer parte do currículo das escolas de educação infantil. Não se esqueça que brincar é um direito fundamental de todas as crianças, pois é o primeiro passo dado na infância, decisivo para a futura educação escolar e social, por isso vai definir as características dos adultos enquanto membros da sociedade.

Cada criança deve ter uma oportunidade educacional para atender às suas necessidades básicas de aprendizagem, e a escola deve fornecer oportunidades para construir conhecimento por meio das descobertas e invenções que as crianças obtêm por meio da exposição aos jogos infantis.

Após a leitura dos trabalhos desenvolvidos por essas universidades, foi realizada uma análise qualitativa. A autora utiliza a análise de conteúdo para apresentar os aspectos envolvidos na pesquisa, os referenciais teóricos que embasam a pesquisa e as considerações dos professores sobre o uso de jogos na educação infantil. A análise baseia-se na teoria de Wallon ao categorizar os jogos escolares e os jogos na educação infantil.

Rosseto Júnior (2013) concluiu que ainda há lacunas a serem preenchidas e respostas a serem encontradas em relação ao uso de jogos na educação infantil. Fica claro com a pesquisa que a forma como os educadores entendem e usam os jogos em sala de aula às vezes é resumida como puro entretenimento e tempo gratificante, e às vezes como conteúdo de ensino voltado para os objetivos da escola, e os jogos são considerados um fator para as crianças. O desenvolvimento ainda está longe da prática e da formação dos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com