TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPCC de Fundamentos da Matemática I

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.139 Palavras (13 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Prática como Componente Curricular

Fundamentos da Matemática I

ÍNDICE

INTRODUÇÃO                                                                        

1. História dos Números e Sistemas de Numeração em Diferentes Bases

2. Conjuntos Numéricos - Naturais e Inteiros                                

3. Divisibilidade e Algoritmo da Divisão                                

4. Teorema Fundamental da Aritmética                                

5. Princípio da Indução                                                                        

6. Números Racionais                                                        

7. Tabela                                                                        

8. Resolução dos exercícios (Grupo 5)                                        

CONCLUSÃO                                                        

REFERÊNCIAS                                                                        


INTRODUÇÃO

        Um dos problemas mais vistos na educação hoje com certeza é a falta de padrão entre os conteúdos apresentados para os nossos estudantes. A falta de uma literatura comum entre os livros e informação insuficiente e em alguns casos erroneamente distorcidas e de difícil entendimento, a doutrina pedagógica e o despreparo de alguns de nossos professores também contribuem para uma educação falha e desinformada de nossos estudantes.

        Não é difícil encontrarmos livros didáticos com conteúdos errados e com informações desencontradas. Há que se ressaltar também que os conteúdos programáticos diferem de estado para estado, o que não deveria acontecer. Hoje, se um aluno vem do Paraná, o conteúdo que ele estuda na quinta série lá, é o mesmo conteúdo que estuda o nosso aluno de Santa Catarina na sétima série. Essa divergência de conteúdos dificulta quando da escolha do livro didático, pois os conteúdos que os livros trazem nem sempre são equivalentes ao nosso Plano de Curso.

        A forma como os livros trazem os novos conteúdos e as atividades também são bem diferentes. Há conjunto de livros que trabalham o conteúdo e em seguida partem para os exercícios. No caso do conjunto de livros que escolhemos, o assunto está disposto na grande maioria deles, dentro dos exercícios, e à medida que o aluno vai fazendo as atividades, vai aprendendo o conteúdo.

        Ao apresentar esse artigo, temos como objetivo fazer um comparativo entre livro texto do Curso de Graduação Fundamentos da Matemática I de autoria de Neri Terezinha Both Carvalho e Carmem Suzane Comitre Gimenez e editado pela Universidade Federal de Santa Catarina em sua segunda edição no ano de 2009 e a coleção do Ensino Fundamental - Tudo é Matemática de autoria de Luiz Roberto Dante, editado pela Editora Ática em sua segunda edição do ano de 2008.

Objetivando a avaliação apenas da coleção adotada faremos referências diretas aos livros didáticos e não ao plano de ensino de cada série em separado.


1. História dos Números e Sistemas de Numeração em Diferentes Bases

1.1 Elementos da história

Para uma iniciação da matemática, foram encontradas referências sobre os elementos da história no livro didático da quinta série do Ensino Fundamental contemplando a mesma argumentação utilizada no livro texto.

Consideramos que como nesta série os estudos passam por mudanças de conceitos adotados até então no ensino fundamental, onde o professor leciona todas as cadeiras, fundamental a apresentação histórica do aparecimento das modalidades de numeração e cálculos de povos antigos haja vista que a matemática será profundamente utilizada em todas as ciências no ensino fundamental.

        Encontramos idéias de contagens correspondências e estruturas dos sistemas de numeração também no livro de quinta série, haja vista que estes estudos participam fortemente da literatura do ensino fundamental.

1.2 Sistemas posicionais: bases de sistemas de numeração.

        A decomposição numérica bem como a representação polinomial também foi encontrada no livro didático da quinta série, sempre aplicando a base decimal.

        Em nosso livro texto, apresentam-se sistemas em diferentes bases, mas não encontramos referências contundentes a sistemas com bases diferentes da decimal em livros didáticos do Ensino Fundamental, apenas pequenos resumos informando da existência de outras bases.

        Mesmo considerando um aprendizado direcionado e técnico acreditamos ser importante uma pequena mostra mais aprofundada do que seria e como funcionaria um sistema de numeração diferente da base decimal.

        


  1. Conjuntos numéricos, naturais e inteiros.

2.1 Conjuntos dos números naturais.

        O conteúdo básico das operações dos números naturais é encontrado em livros didáticos da quinta, sexta e sétima séries.

Não encontramos referências das propriedades associativas e comutativas bem como a lei do cancelamento, do anulamento e do elemento neutro nos livros didáticos do ensino fundamental. Já as definições de subtração e divisão dos números naturais que não constam em nosso livro texto são apresentadas no livro didático da quinta série.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (322.3 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com