TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (AÇÃO SUPERVISORA E TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS)

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

ALUNA: VANDA MARIA GABRIEL TORRES

MATRÍCULA: 278514

PROFESSORA: MARIA ROSA SILVA LOURINHA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA

PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (AÇÃO SUPERVISORA E TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS)

O QUE SIGNIFICA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA?

        As tendências pedagógicas têm sua origem em movimentos sociais e filosóficos, aproximam as práticas didático-pedagógicas, criando modelos educacionais e forma específicas de construção do conhecimento.

Segundo Ferreira (2007)

        Entende-se por tendência toda e qualquer orientação de cunho filosófico e pedagógico que determina padrões e ações educativas, ainda que esteja desprovida de uma reflexão e de uma intencionalidade mais concreta. Uma tendência pedagógica é, na verdade, uma inclinação por pensamentos e comportamentos pedagógicos lidos na história da educação ou mesmo em outras práticas pedagógicas hodiernas.

        Do mesmo modo que acontece com o currículo, a didática e a avaliação, as ações supervisoras também adquiriram nuances próprias, de acordo com as tendências pedagógicas predominantes no cenário educacional.

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

As Tendências  Pedagógicas Segundo Libâneo- são divididas em dois grandes blocos: a tendência liberal e a tendência progressista.

PEDAGOGIA LIBERAL

Prepara os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com suas aptidões “ A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difundida a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.”

TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL: a preocupação central é a universalização do conhecimento: o professor utiliza o treino intensivo, a repetição e a memorização para transmitir ao aluno o saber universal sistematizado, por outro lado, os alunos, elementos passivos, simplesmente absorvem os conteúdos, que são verdades absolutas e dissociadas de sua vivência e de sua realidade.

Ao observar a Pedagogia Tradicional, percebe-se que ela ainda está , muito presente na nossa Educação, e com forte tendência à reprodução.

TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA

Segundo Libâneo, a Pedagogia Liberal Renovada  possui duas versões: a renovada progressista ou programática e a renovada não diretiva.

        Na concepção renovada progressista que tem Anísio Teixeira seu principal representante, a escola deve ajustar-se às necessidades do indivíduo e ao meio social em que ele está inserido, tornado-se mais próximo da vida. Essa tendência é também conhecida como Escola Nova.

        A concepção renovada não diretiva que tem Carl Rogers como elemento de destaque, atribui à escola o papel de formar atitudes e, para isso, está mais preocupada com os aspectos psicológicos do que com os aspectos pedagógicos ou sociais ( SCHRAMM,2007).

        Os objetivos da Escola Nova estão concentrados no aluno e os educadores que adotam essa concepção acreditam em uma sociedade mais justa e igualitária, na qual caberia à Educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social (SCHRAMM, 2007).

TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA´

É uma tendência voltada para a cientificidade e a competência, ou seja, as técnicas e métodos que aumentam a eficiência da aprendizagem tornam-se centrais.

        A aplicação da Pedagogia Tecnicista (planejamento, livros didáticos programados, procedimento de avaliação etc.) não configura uma postura tecnicista  do professor: antes, o exercício profissional do docente assume uma postura eclética em torno de princípios pedagógicos pautados nas pedagogias tradicional e renovadora (LUCKESI,1993,p.63).

PEDAGOGIA PROGRESSISTA

        Essa tendência é resultado da insatisfação de muitos educadores que, a partir da década de 1960, manifestam suas preocupações em relação ao rumo tomado pela Educação. Para Libâneo, essa tendência dividi-se em três vertentes: libertadora, progressista e de crítica social dos conteúdos.

TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA

        O grande vulto na tendência pedagógica libertadora é Paulo Freire. Nessa concepção, o homem é  considerado um ser no mundo -  material, concreto, econômico, social e ideologicamente determinado -  e ao homem cabe transformar essa situação em que vive. A principal função da escola é elevar o nível de consciência do educando a respeito da realidade, tornando-o capaz de buscar sua emancipação econômica, política, social e cultural (SCHRAMM, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com