TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS E PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.543 Palavras (19 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 19

CURSO DE PEDAGOGIA

DOSSIÊ ÚNICO

MÓDULO:

PRINCÍPIOS E PRÁTICA

DE

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Acadêmico(a): Dirce Nabarrete Venerio

Professor(a): Thaís

Turma: 1/2013

Data: 01/09/2015

MÓDULO:

PRINCÍPIOS E PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – 100h

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

BASE LEGAL DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Defina quem é o orientador educacional e explique a sua importância no contexto escolar.

R: Orientador Educacional é muito importante, pois ele é sempre solicitado para resolver problemas de disciplinas e realiza também à função de acessória perante o diretor, sendo um elo entre os pais, alunos e escola, é ele que passa toda a informação e conselho para todos que a procuram.

  A função do orientador vai muito mais além, trabalhando a necessidade de discutir currículos, avaliação e outros.

  1. De acordo com o conteúdo estudado da unidade 1, qual é o papel do OE no contexto atual?

R: Apesar de tantas funções do OE, ele também participa na contribuição escolar de garantir a qualidade da educação num trabalho conjunto com todos os outros profissionais e mediando todo esse trabalho, apontando caminhos de como chegar num aprendizado junto aos alunos e ajudando na orientação educacional, fazendo uma ligação entre alunos/família/escola.

  1. Faça uma análise Critica do Art. 1º da Lei nº 5.564, de 21 de dezembro de 1968, e registre seu posicionamento.

R: Concordo com essa Lei, onde o OE deve dar assistência aos alunos, ajudando para que eles desenvolvam suas personalidades e fazendo com que eles tenham uma boa formação para que no futuro tenham pelo menos uma boa influencia para poderem adquirir no mínimo essas opções básicas.

  1. Descreva quais requisitos uma pessoa deve ter para trabalhar como orientador educacional?
  • Uma boa formação;
  • Gostar do que faz;
  • Saber encaminhar escola – família – comunidade;
  • Preocupar com o aprendizado do aluno;
  • Compreender o processo pedagógico no ensino aprendizagem.

  1. Nos Artigos 8º e 9º do Decreto nº 72.846, de 26 de setembro de 1973, constam as atribuições privativas do orientador educacional. Aponte cinco funções de cada artigo e explique-as.
  • Sistematizar o processo de acompanhamento dos alunos, encaminhando a outros especialistas aqueles que exigem assistência especial.

R: Sim. O OB quando percebe que tal aluno esteja precisando de alguma ajuda, procura a família e solicita para que sejam encaminhados para alguma assistência especial.

  • Realizar estudos e pesquisas na área da OE procurando ampliar seus conhecimentos em relação ao educando para que sua ação seja mais competente.

  • Participar no processo de elaboração do currículo pleno da escola.

                           R: Todo o Orientador Educacional tem como incubência participar          

de do planejamento pedagógico da escola, estar por dentro daquilo que se planeja para poder orientar os professores, e para que os alunos tenha um bom aprendizado.

  • Supervisionar estágios na área da Orientação Educacional.

R: É necessário que o estagiário tenha um acompanhamento do OE, integrando o mesmo em suas respectivas salas para que os futuros professores façam o seu trabalho com mais confiança.

  • Coordenar a orientação vocacional do educando, incorporando-o ao processo educativo global.

R: O orientador educacional deve estar sempre vigiando os alunos da escola para que ele possa perceber a vocação de cada um e trabalhar com eles juntamente com a ajuda dos professores para saber qual a direção que eles devem tomar em sua vida, visando o futuro de cada um deles.

  1. A partir de suas experiências e leituras recentes, elabore um texto sobre a orientação educacional. (Mínimo de 15 linhas)

R: Para ter uma boa orientação Educacional é preciso ter bastante conhecimento, saber direcionar professores em suas propostas pedagógicas para que elas possam ajudar os seus alunos para que ele amanhã seja um profissional capacitado. Para isso, esse orientador tem que conhecer e saber qual é o seu papel dentro da escola. Essa orientação educacional tem também o dever de assessorar a Diretora e estar por dentro dos assuntos para poder ajudar os alunos/família/comunidade, estar presente em cada momento que precisar e procurá-la para orientar e saber como trabalhar e sanar todas as dificuldades encontradas dentro da escola que ela atua. Para isso acontecer é preciso que esse profissional esteja por dentro de tudo e saber como chegar até os pais para resolver esses pequenos problemas que acontece no decorrer do dia, principalmente gostar do que faz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (330.1 Kb)   docx (110.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com