TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LETRAS

DJALMA VICENTE DA COSTA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

A IMPORTANCIA DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

[pic 3]

Cabo Frio - RJ

2014

DJALMA VICENTE DA COSTA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

A IMPORTANCIA DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina 2º Semestre.

Prof. 2º Semestre.

Cabo Frio – RJ

2014

SUMARIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................1

  1. DESENVOLVIMENTO..............................................................................2
  1. CONCLUSÃO...........................................................................................3
  1. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................4

Introdução

A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É o PPP que irá demonstrar o que a escola idealiza, quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96, instituiu o Projeto Político Pedagógico (PPP). Assim sendo, o PPP passou a ser objeto prioritário de estudos e de pesquisas. Um PPP democrático, situado e contextualizado à realidade, participativo, onde todos os segmentos da instituição efetivamente participam da construção de um documento dessa magnitude, podem reverter significativamente questões que impedem avanços na atividade educativa, especificamente, e da própria sociedade em um âmbito geral.

Nesta perspectiva, o PPP é uma produção coletiva e que deve ter suas bases alicerçadas na sua realidade específica, sem perder a dimensão da totalidade.

Desenvolvimento:

       Planejamento escolar consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada, implicando definição da necessidade de atender objetivos a atingir dentro das possibilidades, procedimentos e recursos a serem empregados, como tempo de execução e formas de avaliação.

No Brasil, se intensificou a elaboração dos projetos políticos pedagógicos após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que em seus artigos 12, 13 e 14 estabeleceu a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica.

Portanto, o PPP é considerado uma direção para as ações da escola, um ato intencional que deve ser estabelecido coletivamente e, por isso, passa a ser compromisso de todos.

Por ser projeto apresenta propostas. Por ter dimensão política está comprometido com a formação de cidadãos que atuarão individual e coletivamente na sociedade. E por ser pedagógico possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, permite a organização de atividades e ações educativas necessárias para o ensino e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com