TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

SELMA DE LIMA CAETANO

PAULA HOSANA DE SOUZA BERTI

MÓDULO: COMPETÊNCIAS BÁSICAS

 A EVASÃO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE COLATINA

LUCINEI MARIA BERGAMI

COLATINA-ES

2015

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

SELMA DE LIMA CAETANO

PAULA HOSANA DE SOUZA BERTI

A EVASÃO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE COLATINA

Trabalho final de conclusão do Curso Competências Básicas no âmbito do Programa Formação pela Escola.

COLATINA-ES

2015

INTRODUÇÃO

O Programa Mais Educação foi instituído em 2007 e regulamentado em 2010. O objetivo, segundo o MEC, é induzir a ampliação curricular na perspectiva da Educação Integral nas escolas de rede pública. Esse programa é financiado pelo FNDE. As escolas fazem adesão ao  programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades de acompanhamento pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação e várias outras atividades.

A escola EMEF “Graça Aranha”, localizada em Paul de Graça Aranha na zona rural de Colatina, aderiu o programa desde 2014. Onde vem oferecendo atividades como esporte, arte, música e apoio pedagógico.

Um dos problemas detectados nesse projeto é a evasão das crianças, pois no inicio do ano o número de alunos que o programa atendia era considerado elevado, hoje esse número reduziu consideravelmente.

A EVASÃO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

O presente trabalho é resultado de pesquisas e leituras sobre o Programa Mais Educação. Segundo o coordenador do programa, as crianças demonstram o desinteresse em está integrada no programa. Muitas crianças no início do ano estavam frequentando as oficinas oferecidas com entusiasmo, hoje esse número reduziu e elas veem o projeto com uma obrigação.

Analisando os fatos podemos chegar a uma conclusão, que essa evasão  deve-se ao número de oficinas oferecidas, a demora da chegada de materiais, devido ao atraso do repasse da verba, e poucos monitores para ministrar as oficinas.

O programa também não foi explicado devidamente aos  pais e a comunidade. Por falta de informação, os pais não deixam seus filhos participarem do ensino integrado, que o programa oferece.

Para sanar esse problema o mais indicado é oferecer oficinas mais atrativas, boa decoração do ambiente, seria interessante aumentar o número de monitores para oferecer um atendimento de qualidade. Para isso a verba destinada através do PDDE, deveria ser maior, para a compra de materiais e pagamento dos monitores. Uma reunião com os pais e a comunidade escolar também seria importante, para passar as informações necessárias, como : a  finalidade real do Programa Mais Educação, de onde vem a verba, o principal motivo de se implantar a educação integrada na escola pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com