TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL FRUTAS E LEGUMES

Por:   •  27/1/2020  •  Projeto de pesquisa  •  8.661 Palavras (35 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 35

PROJETO

ALIMENTAÇÃO: FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES

Professora: A. P. e AAE: J.

Goiânia, 2019

Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI

PROJETO

ALIMENTAÇÃO: FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES

PERFIL DA TURMA

A turma C 2 é composta de 12 crianças entre 2 e 3 anos. E o seguinte projeto foi desenvolvido no ano de 2019, durante os meses de abril, maio, junho, agosto e setembro, enquanto as crianças do agrupamento “C 2, período vespertino com a professora A. Pereira e a AAE J., no Centro de Educação Infantil – CMEI R. demonstraram interesse.

APRESENTAÇÃO:

Partindo do pressuposto de que o CMEI é um espaço propício para promover a saúde, a formação de valores e hábitos saudáveis (e entre eles o da alimentação), o PROJETO ALIMENTAÇÃO: FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS surgiu como um artifício a contribuir para conscientização de nossas crianças nas escolhas que envolvem sua alimentação. Coletivamente, as crianças sentem-se motivadas a degustarem alimentos variados e saudáveis. Dessa maneira, o projeto fomentou a criação de bons hábitos de alimentação pelas crianças. Esperamos e contamos com o apoio das famílias que participaram do projeto ajudando com os “Para Casas” e quando solicitamos enviaram frutas para fazer a partilha com as crianças na Semana Santa, para o piquenique e na Comemoração “A Paz”. Trabalhamos com o projeto enquanto durou o interesse das crianças e todas as atividades no agrupamento foram voltadas para incentivar a maior aceitação dos alimentos variados, principalmente dos que não gostavam e para a reeducação alimentar.

JUSTIFICATIVA:

Nos últimos anos percebe-se que a obesidade vem crescendo acentuadamente na sociedade e entre as crianças não é diferente. A maioria das crianças não gostam de frutas, verduras e legumes. Sabendo que o problema da obesidade é um grave problema de saúde pública e nós, educadores, temos que refletir sobre esse tema nas instituições com nossas crianças, visando desenvolver hábitos alimentares sadios com frutas, verduras e legumes, e conscientizá-los da importância de uma boa alimentação para que tenham boa saúde, é que demos força aos questionamentos das crianças sobre a maçã no momento da História “Chapeuzinho Vermelho”.

Tendo em vista algumas observações e situações ocorridas nesses meses de janeiro, fevereiro e março, percebemos o interesse de algumas crianças e a repulsa de outras em relação as frutas, legumes e verduras.

As frutas despertaram a atenção de algumas crianças, pois elas, além de bonitas, são saborosas. As cores despertaram um real fascínio e curiosidade nas crianças. Porém, causaram a repulsa em outras crianças. Existem crianças que não gostam de algumas frutas, e também não gostam de legumes e verduras oferecidas na alimentação no CMEI e em casa, relato dos pais, foi que tentamos facilitar a aproximação destas crianças a um maior número de frutas, não só das frutas, mas também de legumes e verduras oferecidos na alimentação aqui no CMEI.

Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos surgiu o Projeto Frutas, legumes e verduras, pois permitiu tanto melhorar a alimentação quanto conhecer mais algumas frutas, incentivando a comer e a aceitar uma comida nutritiva e dando as crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito, valorização e observação com os alimentos.

Com este trabalho nós incentivamos as crianças a comerem frutas, legumes e verduras porque percebemos no jantar que algumas crianças não comiam legumes e verduras. E quando oferecia fruta como sobremesa muitas crianças não aceitavam.

E falando do universo da alimentação saudável vamos abordar frutas, legumes e verduras que as crianças têm acesso no CMEI e também algumas que a Professora Adelina trouxe como maçãs vermelhas e verdes, que a Professora Leire trouxe laranja, para ver se melhora a aceitação no momento da refeição.

Por isso, um projeto a cerca desde assunto provocou mudanças na atitude, contribuindo para uma vida mais saudável. Essa mudança no hábito alimentar, incentivando o consumo de alimentos saudáveis contribuiu para o crescimento e boa saúde.

Tal quadro foi o fio condutor para lançar o projeto com este tema e mobilizou a turma C 2 rumo a esta descoberta depois de realizar um trabalho prévio no agrupamento com muita observação e questionamentos.

OBJETIVOS:

Objetivo geral:

Estimular na criança o interesse pelas frutas, legumes e verduras.

Objetivos específicos:

Oportunizar momentos de estímulo à linguagem oral de forma significativa;

Identificar as preferências em relação às frutas;

Demonstrar satisfação ou descontentamento em relação ao que está sendo saboreado;

Ouvir e expressar-se, seja pela linguagem oral, seja pela pintura;

Apreciar as frutas, legumes e verduras;

Compartilhar estes alimentos com os colegas;

Estimular o interesse e curiosidade pelo ambiente;

Alimentar-se sozinha sem usar as mãos para pegar e sim a colher porque muitas crianças comem pegando com as mãos;

Pintar, usando as mãos;

Ouvir e apreciar músicas relacionadas ao tema;

Acompanhar uma música, batendo palmas ou os pés;

Identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.1 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com